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Apoios estatais ameaçam recuperação do transporte marítimo contentorizado
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Apoios estatais ameaçam recuperação do transporte marítimo contentorizado
O sector do transporte marítimo contentorizado enfrenta dias difíceis e tarda a entrar definitivamente num ritmo de melhoria. A Lloyd's List aponta o dedo a ajudas estatais, as quais vê como uma das justificações para o excessivo aumento de capacidade existente no mercado.
Assim, as políticas proteccionistas no sector de transportes marítimos continuam a estar na ordem do dia, com alguns dos argumentos de há 20 anos a serem novamente utilizados. Em Taiwan, na Coreia do Sul e na China foram identificados vários apoios sobre a forma de empréstimos estatais a longo prazo com juro baixo aos armadores nacionais em dificuldades. A Lloyd's List Containers salienta mesmo que, na China, a Cosco e a China Shipping terão recebido do Estado cerca de 1,7 mil milhões de dólares americanos entre 2009 e 2015.
Já em Taiwan, foi recentemente aprovado um fundo de 1,9 mil milhões de dólares americanos tendo em vista proporcionar aos armadores nacionais empréstimos destinados a aquisição de navios, de equipamentos, pagamento de rendas de leasings de equipamento e como fundo de maneio. Segundo a mesma fonte, na Europa de Leste e no Médio Oriente existem situações idênticas.
A justificação dada pelos decisores políticos é a de que esta é a forma de proteger as empresas exportadoras nacionais bem como os estaleiros nacionais e que essas medidas correspondem aos interesses estratégicos dos respectivos países. Porém, hoje, como no passado, esse tipo de subsidiação promove a aquisição de navios para especulação e, indirectamente, está na origem do excesso de capacidade no mercado mundial.
02/11/2016
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