Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 59 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 59 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Governo: Plano de investimentos da REN é "feito sempre de forma ambiciosa"
Página 1 de 1
Governo: Plano de investimentos da REN é "feito sempre de forma ambiciosa"
Bruno Simão/Negócios
O Governo defende que o Parlamento escrutine os planos de investimento da REN, pois o investimento pesa nas tarifas pagas pelas famílias e empresas. O Executivo quer reforçar a rede de electricidade no sul do país para acomodar produção de energia solar.
Os planos de investimento da Redes Energéticas Nacionais (REN) vão passar este ano a ser discutidos e aprovados no Parlamento. O Governo considera que a medida é essencial pois estes investimentos vão depois ser pagos via tarifas de electricidade e de gás das famílias e das empresas em Portugal.
"Este tipo de investimentos faz todo o sentido ser discutido desta forma", disse o Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, esta quarta-feira, 4 de Janeiro, no Parlamento. "Os investimentos nas redes são feitos pelos promotores, e a Assembleia da República, sob proposta do governo, vai passar a fazer uma discussão sobre os planos de investimentos nas redes, que vai chegar nos próximos dias ao Parlamento".
"A REN é agora uma empresa privada, é titular do centro do despacho que decide o planeamento da energia em Portugal, e propõe os investimentos que quer fazer", começou por explicar o governante. "A REN é remunerada sobre os activos que tem, ou seja, quantos mais activos tiver mais remuneração tem. Quem é que não quer ganhar mais dinheiro? Qualquer um quer. O plano é feito sempre de forma ambiciosa, correcta, mas ambiciosa", afirmou Seguro Sanches (na foto).
"Em termos de planos de investimento de transportes de electricidade, são mais de mil milhões de euros. Se os mil milhões do plano entrarem depois na factura, nem vale a pena depois falarmos" em medidas para reduzir custos", sublinhou na comissão parlamentar de economia.
Recorde-se que no ano passado a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) chumbou o plano de investimento na rede de transporte de electricidade apresentado pela REN. Este plano previa um investimento superior a mil milhões de euros para os próximos anos nas redes de transportes de electricidade.
A ERSE dizia que o montante total de investimento de 1.165 milhões de euros previstos no plano "continua a parecer desajustado face à evolução ocorrida e prevista do consumo e da ponta de utilização da rede nacional de transportes (RNT)". O parecer negativo da ERSE não é vinculativo, e sob o regime anterior a sua aprovação estava nas mãos do Governo, mas tudo vai mudar este ano, com o plano a terem de passar pelo crivo do Parlamento.
Também no plano de investimentos para o gás natural, a ERSE defendeu o adiamento do investimento de 160 milhões na terceira interligação de gás entre Portugal e Espanha, pois poderia ter impacto nos preços do gás. Também este plano vai ser agora escrutinado no Parlamento.
Jorge Seguro Sanches defendeu que o próximo plano de investimentos na rede de electricidade deve ter em conta o crescimento da produção da energia solar, com várias centrais solares a surgirem principalmente no Alentejo, devido à maior radiação solar nesta região. "O que faz sentido é que o país olhe para o potencial solar no sul do país, para que o sul do país possa ter um desenvolvimento nas redes, pois é no sul onde há mais sol", afirmou.
Negócios jng@negocios.pt
04 de Janeiro de 2017 às 14:40
Tópicos semelhantes
» Engenheiros consideram Setúbal opção mais económica
» Investimentos do Governo favorecem municípios PSD
» Ministro, Pedro Marques a apresentação o Plano de Investimentos Ferrovia 2020
» Investimentos do Governo favorecem municípios PSD
» Ministro, Pedro Marques a apresentação o Plano de Investimentos Ferrovia 2020
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin