Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

tvi24  2023  2016  cmtv  2019  2018  2012  2011  2017  2014  2010  2013  cais  2015  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
O intelectual e o académico EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
O intelectual e o académico EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
O intelectual e o académico EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
O intelectual e o académico EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
O intelectual e o académico EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
O intelectual e o académico EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
O intelectual e o académico EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
O intelectual e o académico EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
O intelectual e o académico EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

O intelectual e o académico Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
409 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 409 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

O intelectual e o académico

Ir para baixo

O intelectual e o académico Empty O intelectual e o académico

Mensagem por Admin Seg Jan 16, 2017 11:50 am

Há em Portugal, quiçá fruto de uma democratização tardia que tocou fortemente as áreas educativas e culturais, uma grande confusão entre um intelectual e um académico.

Em boa verdade, nem todos os académicos são intelectuais e nem todos os intelectuais são académicos. Esta confusão verifica-se dentro e fora das fronteiras da Universidade e deve ser tida em conta. Claro está que a posição de cada um de nós a este respeito varia pela sua “melhor ou pior” educação, pelo seu sentido do que é a Cultura e por aquilo a que muitos chamam de “berço”; ou, trocando isto por miúdos, varia de acordo com a nossa perspectiva, como tudo, aliás.

Esta confusão é ainda maior, mais premente e mais delicada nas Ciências Sociais a nas Humanidades. Não vou aqui repetir discussões que tive com colegas ao longo dos anos sobre a diferença entre o método científico e o resto. Mas não posso deixar de reflectir como estas realidades são diferentes e tal deve ser assumido. E mais, não vale a pena tentarem alterar o sentido das minhas palavras com avaliações pejorativas de como eu defendo a “desumanização” e/ou a “tecnificação” da Sociedade porque não é o que penso. Há espaço, ou deve haver, para tudo isto, e ainda bem.

Não, conhecimentos de cultura clássica ou debitar Platão em toda a sua extensão não fará de mim uma cientista social. Claro está, ajudar-me-á a ter conversas mais interessantes, a ter um maior enquadramento do mundo e das coisas, mas não, não será por isso e disso que farei uma análise científica de eventos políticos. Posso até produzir um daqueles magníficos escritos com ideias importantes para operacionalizar, mas conhecê-los por si só, não me transformarão numa académica.

Mas também não penso que só é cientista quem faz modelos que prevêem o futuro ou disseca comportamentos humanos ao pormenor, por exemplo. Falo, isso sim, em tendências, padrões, mecanismos e causas e, quem sabe, melhores explicações do que aquelas que nos habituaram os típicos “conhecedores de tudo”, cujo sumo das palavras se revela em complexidades inexplicáveis e nevoeiro onde tudo e nada são verdade ao mesmo tempo. Esses conhecedores de generalidades são importantes e necessários, e muitas vezes leccionam nas universidades, mas não podem ser confundidos com cientistas, para seu bem maior e para o nosso.

Em ambas as situações sabemos que um académico demorará anos a formar-se e um intelectual idem, a diferença terá mais a ver com a estrutura do conhecimento que se adquire. Se, por um lado, o primeiro tem que seguir rigorosas e disciplinadas estruturas de estudo, o segundo parece fazer o oposto. A produção de conhecimento está, por norma, nas mãos dos académicos, a propagação de ideias, não raramente, está nas mãos dos intelectuais.

Fazer pontes entre estes dois estados é tão importante como diferenciá-los, pois apesar de termos ao nosso dispor cada vez mais instrumentos científicos, continuamos, ainda hoje, a ser ignorantes, como Alexander von Humboldt escrevia há mais de um século.

A autora escreve segundo a antiga ortografia.

Patrícia Calca, Politóloga
 00:07
Jornal Económico
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo