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Eixo Atlântico quer ligar Galiza a Sines por linha de alta velocidade: (A mentir do lobby nos médias era em paragem final em Lisboa e a verdade até o Faro como a interligação para a linha de Sines era o plano de uso do porto de Sines)
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Eixo Atlântico quer ligar Galiza a Sines por linha de alta velocidade: (A mentir do lobby nos médias era em paragem final em Lisboa e a verdade até o Faro como a interligação para a linha de Sines era o plano de uso do porto de Sines)
O secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, defendeu hoje a necessidade de ligar a Galiza a Sines por alta velocidade para o que o governo espanhol deve construir os 30 quilómetros que separam Vigo da fronteira portuguesa.
(A mentir do lobby nos médias era em paragem final em Lisboa e a verdade até o Faro como a interligação para a linha de Sines era o plano de uso do porto de Sines).
Do lado português, explicou o responsável, a modernização e eletrificação da linha do Minho está em andamento para que "no final de 2018 ou no início de 2019" a ligação ferroviária por Alfa Pendular possa chegar a Valença, perto da fronteira com Espanha e com a cidade de Tui.
Contudo, do lado espanhol as linhas ferroviárias preparadas para a alta velocidade param em Vigo, impedindo uma ligação direta entre o norte da Galiza e cidades portuguesas como Porto, Lisboa, Sines e Faro, referiu o secretário-geral do organismo que agrega 38 municípios portugueses e galegos.
É precisamente para criar um corredor de ligação ferroviária em alta velocidade entre o norte da Galiza e Sines, que permita o trânsito dos Alfa Pendulares do lado espanhol, que o Eixo Atlântico pede agora sejam construídos os "30 quilómetros novos entre Vigo e a fronteira" portuguesa.
Tal ligação, entre Vigo e Tui, teria um custo já estimado em 450 milhões de euros que o Eixo Atlântico acredita poderem ser financiados pelas verbas do chamado Plano Juncker europeu, o que representaria um empréstimo sem juros pago em cerca de 25 anos.
"A bola agora está no lado espanhol e nós estamos agora a dirigir todos os trabalhos ao governo espanhol para conseguir o compromisso desses 30 quilómetros novos", disse.
Para Xoan Mao, a criação deste corredor de alta velocidade entre Portugal e a Galiza seria vantajoso não só para a eurorregião, mas também para várias cidades portuguesas que a partir de Vigo poderão chegar também em alta velocidade a pólos como Madrid ou País Basco.
Esta será uma das demandas do Eixo Atlântico a ser apresentada no fórum sobre a estruturação da eurorregião Galiza-Norte de Portugal agendado para o próximo dia 26 de janeiro em Vigo e para o qual foram convidados quer o secretário de estado português das Infraestruturas, Guilherme d`Oliveira Martins, quer o seu homólogo espanhol D. Julio Gómez-Pomar Rodríguez.
18 Jan, 2017
Secretário-geral do Eixo Atlântico
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