Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2014  2017  cais  2012  2016  cmtv  2015  2010  2013  2019  tvi24  2018  2023  2011  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
274 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 274 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa

Ir para baixo

Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa Empty Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa

Mensagem por Admin Qui Jan 19, 2017 2:04 pm

Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa TR163_Agulhas2

No mar, no ar, na terra, a Logística sempre foi relevante na vida das pessoas, das organizações, das famílias e sempre despertou muita curiosidade. Sem nos darmos conta ela está presente em tudo o que fazemos. 

“… primeiro estranha-se e depois entranha-se”, diz o povo. Então por que é que Logística se afasta ou a afastam da actividade ferroviária e não há meio de entranhar-se e de entrar de vez no comboio? Estranho, não?

Uma boa cadeia Logística tem de ser constituída pelas várias interrelações, todas conectadas por uma rede. Nesta rede, o todo é sem dúvida a soma de todas as partes, de todos agentes que fazem parte da mesma.

A ideia mais contemporânea é que cada vez mais, não é tanto uma empresa que compete com outra, mas o que compete verdadeiramente é a cadeia logística escolhida para colocar o produto junto do cliente. Significa que a competição, já não é tanto pela produção do produto, mas sim pela forma e pelo modo, pela rapidez, pelo preço e pelo prazo com que o produto chega ao mercado. Esta nova metodologia exige maior flexibilidade, inovação, mobilidade e rapidez na tomada de decisão e na escolha. Esta nova forma de optar e decidir, não significa em escolher com imponderação ou de forma precipitada, mas sim responder a um mercado em que a incerteza é cada vez mais predominante. O segredo está assim na capacidade das organizações suportarem e superarem estas incertezas.

A excelência da cadeia de abastecimento sustenta-se assim na capacidade de resposta que impõe a si mesma e por isso mesmo não pode parar nunca de procurar fazer melhor, nunca se conformar, pois fazer bem não pode bastar, tem de ser sempre melhor e, continuar a fazer e a trabalhar até ser excelente. 

Eu não sei de nada mas desconfio de muita coisa TR163_Agulhas1

É a acreditar nesta ideia, julgo que a única que pode ajudar o caminho-de-ferro a voltar a aumentar a sua quota de mercado, que fiquei ainda mais intrigado com as conclusões do Tribunal de Contas no seu relatório especial sobre esta temática em que conclui basicamente que: “A promoção de meios de transporte mais eficientes e sustentáveis, em especial do transporte ferroviário de mercadorias, tem sido um aspecto essencial da política da União Europeia nos últimos 25 anos. Entre 2007 e 2013, o orçamento da UE contribuiu com aproximadamente 28 mil milhões de euros para financiar projectos ferroviários. O presente relatório avalia se a União reforçou eficazmente o transporte ferroviário de mercadorias e se o desempenho do transporte ferroviário de mercadorias na UE, em termos de quota modal e de volume transportado, melhorou desde 2000. A auditoria constatou que, globalmente, o desempenho do transporte ferroviário de mercadorias na União Europeia continua a não ser satisfatório, ao passo que que a posição do transporte rodoviário tem vindo a consolidar-se”. 

Logo, apetece-me dizer que a UE não está na “linha” certa relativamente ao transporte ferroviário de mercadorias, até porque é o rodoviário que cresce. A comprová-lo, o quadro em baixo.

Afinal, talvez compreenda. Sendo a rede essencial para a ferrovia, precisa primeiro e com relevância maior, satisfazer as necessidades dos utilizadores e do mercado. Mas o que realmente acontece é que esta é cada vez mais pequena, mais esburacada e mais retalhada, ou seja já não é rede.

por António Nabo Martins
18-01-2017
Transportes em Revista
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos