Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2019  cais  2014  2013  2017  2011  2010  cmtv  2018  2012  2023  2016  tvi24  2015  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Tantas “Comportas” para descobrir no Alentejo EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Tantas “Comportas” para descobrir no Alentejo EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Tantas “Comportas” para descobrir no Alentejo EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Tantas “Comportas” para descobrir no Alentejo EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Tantas “Comportas” para descobrir no Alentejo EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Tantas “Comportas” para descobrir no Alentejo EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Tantas “Comportas” para descobrir no Alentejo EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Tantas “Comportas” para descobrir no Alentejo EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Tantas “Comportas” para descobrir no Alentejo EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Tantas “Comportas” para descobrir no Alentejo Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
388 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 388 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Tantas “Comportas” para descobrir no Alentejo

Ir para baixo

Tantas “Comportas” para descobrir no Alentejo Empty Tantas “Comportas” para descobrir no Alentejo

Mensagem por Admin Dom Jan 22, 2017 7:16 pm

Tantas “Comportas” para descobrir no Alentejo Tantas “Comportas” para descobrir no Alentejo
Alentejo tem muito para oferecer aos turistas. Falta divulgação. 
Foto: Miguel Claro/Reserva Dark Sky

Os agentes turísticos do Alentejo querem captar mais estrangeiros para a região.

Há cada vez mais espanhóis a procurar o Alentejo para férias ou fins-de-semana. Cerca de 120 mil terão chegado o ano passado, o que representa um aumento de 20% em relação a 2015. Espanha ainda é o principal mercado do Alentejo.

A zona da Comporta ganhou destaque quando perceberam que vários elementos da realeza espanhola, personalidades públicas e actores têm ali casa ou lá passam férias, diz Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. A região assume-se como destino exclusivo, ligado ao “lifestyle” e ao jet-set. “Toda a gente me pergunta pela Comporta e eu digo que há muitas outras Comportas no interior do Alentejo para descobrir. Espanha esteve sempre de costas voltadas para Portugal e não se apercebeu da riqueza que estava mesmo ao lado”.


À conquista de Espanha e do mundo

Dar a conhecer o Alentejo no seu todo e com grande diversidade de oferta turística foi o objetivo da missão empresarial organizada pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (entidade privada) para estar em Madrid, na FITUR-Feira Internacional de Turismo. São cerca de 30 pequenos empresários que vêm ver uma das maiores feiras de turismo do mundo, perceber como está o negócio e aprender. “E o mais importante”, diz Vitor Silva, “é que os empresários alentejanos pensem como um todo e remem todos para o mesmo lado. É uma oportunidade para se conhecerem e também complementarem as suas ofertas. Por exemplo, a hotelaria com a animação turística, com o enoturismo ou a restauração”.

Um princípio que Jorge Velez, director do Hotel Rural Santo António, em Arronches, subscreve na íntegra. “O facto de virmos juntos no âmbito da agência de promoção externa dá-nos oportunidade de mostrar a nossa diversidade. O meu hotel é de três estrelas, mas também há aqui de quatro e cinco estrelas (por exemplo, o Evorahotel ou o Convento do Espinheiro), hostels, animação turística no interior e na costa alentejana, gastronomia e vinhos. Todos os sectores fundamentais marcaram presença aqui na FITUR”, conclui.

Para o Hotel Rural Santo António o mercado espanhol é o principal. “Vêm a Portugal, visitam, fazem a refeição mas ainda há muito que fazer para que também durmam. É por isso que estamos a tentar captar operadores que organizam viagens de grupo e eventos. A ocupação média anual das três dezenas de quartos é de 36% mas Jorge Velez espera crescer mais este ano.

Para António Lopes, director do Hotel Monte Filipe, em Alpalhão, a presença na FITUR é importante porque há oportunidades de mostrar o produto a um vasto grupo de operadores, espanhóis e não só. Por exemplo, para esta unidade de quatro estrelas situada na área do Geoparque Naturtejo, os mercados francês e israelita dominam a procura e tem ocupação durante todo o ano.

Outro empresário que já vê frutos da presença na feira de turismo de Madrid é Manuel Paiva, da Soltroia Villas. Há um ano, com o irmão, fazia a gestão de 25 propriedades. Atualmente, a equipa já conta com cinco pessoas dedicadas exclusivamente à empresa e duplicou a oferta de casas que passaram a ter forte procura muito para além dos meses de Verão. Os turistas do Norte da Europa vêm logo em Junho; os do sul (portugueses, espanhóis e franceses) continuam a preferir os meses mais quentes.

Manuel Paiva considera que estas viagens são importantes também para conhecer os outros empresários da região e a sua oferta. “Tenho alojamento mas as pessoas querem mais, querem passear, fazer atividades, por exemplo, ver os golfinhos ou ir a um bom restaurante, ver locais com interesse”.

Uma das atividades que marcou presença forte nesta missão empresarial alentejana foi o Enoturismo. Vários produtores levaram a Madrid os seus vinhos e apresentaram as quintas e adegas onde os visitantes podem fazer degustação e mesmo refeições temáticas.

É o caso do Monte da Ravasqueira, em Arraiolos. O director, Mário Gonzaga revelou que o ano passado receberam cerca de 6 mil pessoas e serviram mais de 4500 refeições. Um projeto em desenvolvimento que já determinou a decisão de criar mais uma sala de refeições. Metade são portugueses e entre os estrangeiros, dominam os americanos, britânicos, turistas do Norte da Europa, brasileiros e só depois é que aparecem os espanhóis.

O Monte da Ravasqueira veio à FITUR pela primeira vez em 2016 e Mário Gonzaga assume que ainda não teve o retorno desejado. No entanto, já serviu para abrir algumas portas e a presença deste ano é para consolidar contactos.

Alentejo com mais franceses e holandeses

A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo marca presença em todas as grandes feiras internacionais e organiza inúmeros road-shows por esse mundo fora.

O mercado espanhol ainda é o principal mas em breve poderá ser “apanhado” pelo francês. O holandês e o alemão está a crescer e o brasileiro “aguentou-se”, refere Vítor Silva. O que a Agência está a tentar perceber é porque é o Alentejo é a única região do país que o ano passado perdeu turistas belgas. Por outro lado, o mercado britânico está “flat”, diz Vítor Silva e assume que é preciso trabalhá-lo com mais eficácia.

Os chineses estão igualmente a chegar mas, por enquanto, apenas a Évora. Vítor Silva frisa que é preciso que vão a outros locais e a Agência está a preparar uma promoção dos vinhos do Alentejo, provavelmente, logo após a Feira de Turismo de Xangai, que se realiza em Maio.

Uma das estratégias de promoção passa pelo convite a jornalistas estrangeiros. O presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo revela que, anualmente, cerca de 300 jornalistas e bloggers visitam a região, em viagens preparadas à medida dos seus interesses. Além disso, as redes sociais e o “passa palavra” têm um forte peso na promoção.

A Renascença viajou para a FITUR a convite da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo

22 jan, 2017 - 13:36 • Ana Carrilho
Rádio Renascença
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos