Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 317 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 317 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
ALENTEJO: Concurso para combater despovoamento do Alentejo
Página 1 de 1
ALENTEJO: Concurso para combater despovoamento do Alentejo
PATRICK
Uma associação do Alentejo vai lançar, esta semana, um concurso de ideias para combater o despovoamento na região, que considera "dramático". Prémio é de 2500 euros.
Uma associação do Alentejo vai lançar, esta semana, um concurso de ideias para combater o despovoamento na região, que considera “dramático”, concedendo um prémio de 2.500 euros e apoio técnico para a proposta vencedora.
Denominado “Start & Go”, o concurso de ideias é promovido pela Associação Alentejo de Excelência e vai ser apresentado, na quinta-feira, em Évora, durante a conferência “Será o despovoamento do interior uma inevitabilidade?”.
“O despovoamento é dramático na região e é necessário que os poderes públicos e a sociedade civil se envolvam, pensem sobre o tema e proponham iniciativas concretas”, afirmou à agência Lusa o presidente da Associação Alentejo de Excelência, Henrique Sim-Sim.
O responsável adiantou que a associação vai premiar a melhor proposta a concurso com 2.500 euros, valor que resulta de um apoio do Grupo Águas de Portugal, além de ajuda técnica para o desenvolvimento de um projeto-piloto no terreno.
“Os nossos associados, que têm competências nas áreas da gestão, comunicação e empreendedorismo social e empresarial, vão poder dar mentoria ao projeto vencedor para o ajudar a implementar”, referiu.
Segundo o presidente da Associação Alentejo de Excelência, que citou dados dos censos, entre 2001 e 2011, a região perdeu 26 mil pessoas.
“Sabemos que, de 2011 para cá, houve uma maior taxa de emigração e o envelhecimento populacional é uma coisa assustadora” no Alentejo, em que existem “179 idosos por cada 100 jovens”, disse Henrique Sim-Sim.
Citando uma estimativa que aponta para a perda oito pessoas por dia no Alentejo, o responsável concluiu que, “só este ano, a região já terá perdido cerca de 500 pessoas”.
A conferência sobre o despovoamento realiza-se na quinta-feira, no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA), em Évora, para reforçar a atenção da opinião pública para o tema.
Participam no evento como oradores Frederico Lucas, do projeto Novos Povoadores, o deputado do PSD Luis Leite Ramos e o investigador Luis Moreno.
Agência Lusa
22/2/2016, 10:01
Observador
A nota:
Tenhamos a olhar de despovoamento de regiões internas do mundo e do Portugal, a centralização nas cidades vai será pior no futuro, a simplesmente a regra as infraestruturas sociais, educado superior, economias, culturais, segurança, socorro, acessibilidade dos transportes e empregos estão nas cidades em principalmente nas cidades industriais e nas cidades portuárias são as localidades competitivas para o desenvolvimento económico e social em finais de século de XVIII na altura da resolução industrial em Reino Unido. Apenas do interno despovoamento vai mais agravar futuramente e os megas povoamentos de 7 a 50 milhões de habitantes no mundo.
"
DESPOVOAMENTO NO ALENTEJO: NÃO PODEMOS CONTINUAR SEM FAZER NADA
2.500 euros para a melhor ideia de combate ao despovoamento é o que propõe a Associação Alentejo de Excelência através de um concurso de ideias.
Esta iniciativa, que será apresentada no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo no próximo dia 25 de Fevereiro, no âmbito da Conferência Será o despovoamento do interior uma inevitabilidade?, pretende reforçar a atenção da opinião pública para um tema altamente preocupante no interior do país e em particular no Alentejo.
De acordo com a Associação Alentejo de Excelência o drama social, ambiental e económico, que é o processo de despovoamento que está em curso há mais 75 anos, resultou só no período 2001-2011 num decréscimo de mais de 26.000 pessoas na população residente do Alentejo.
A acrescer a esta sangria populacional, temos também o facto da população residente ser extremamente envelhecida. Segundo o INE, o Alentejo possuía em 2011 o Índice de Envelhecimento populacional mais elevado do país, com cerca de 179 idosos por cada 100 jovens, quando a media nacional é de 129. A título de exemplo, os Açores e Madeira têm índices de envelhecimento na ordem dos 80 idosos por cada 100 jovens.
Segundo Henrique Sim-Sim, Presidente da Associação Alentejo de Excelência, “não podemos continuar sem fazer nada e assistir a que todos os dias o Alentejo perca população desta forma. O mundo rural está a ficar tragicamente despovoado, as aldeias e vilas definham, e mesmo as chamadas grandes cidades do Alentejo tem uma escassa população. Excetuando a cidade de Évora, olhe-se para Beja que tem apenas 20.000 habitantes, ou Portalegre e Elvas que têm 15.000. Existem pequenos bairros em Lisboa que têm muito mais gente que estas cidades emblemáticas.
O desequilíbrio demográfico e o despovoamento são alarmantes e os responsáveis públicos, mas também a sociedade civil, têm de fazer algo. Da parte da Alentejo de Excelência, queremos alertar a opinião pública e as entidades responsáveis, nos seus diferentes níveis, para este processo. Mas queremos também ativar e envolver a sociedade civil na procura, na proposta, e no desenvolvimento de ideias para fixar ou atrair pessoas para este território. Este concurso de ideias que agora lançamos com o apoio das Águas de Portugal, e que premeia o vencedor com 2.500,00 euros, tem precisamente esse objetivo.”"
No artigo - http://www.tribunaalentejo.pt/tribuna/artigos/despovoamento-n%C3%A3o-podemos-continuar-sem-fazer-nada
Tópicos semelhantes
» Dez razões para visitar Alentejo
» Alentejo nos destinos dos turistas americanos (Alentejo Litoral)
» Espanha, o principal mercado para o Alentejo
» Alentejo nos destinos dos turistas americanos (Alentejo Litoral)
» Espanha, o principal mercado para o Alentejo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin