Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 438 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 438 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Douro navegável de novo candidato ao CEF
Página 1 de 1
Douro navegável de novo candidato ao CEF
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) está a ultimar uma terceira candidatura do projecto de navegabilidade do Douro ao Mecanismo Interligar a Europa (CEF, na sigla em inglês), na chamada que fecha no próximo dia 7, terça-feira.
Nas duas chamadas anteriores, o projecto Douro’s Inland Waterway garantiu co-financiamentos no montante global de 13,2 milhões de euros. Agora, os investimentos em causa são de maior monta: o alargamento e aprofundamento do canal e a reabilitação das eclusas.
Para dar a conhecer o trabalho já realizado e apresentar o que ainda falta fazer, a ministra do Mar e administradores da APDL reuniram-se em Bruxelas com responsáveis da INEA (a agência que gere os processos do CEF), da DGMOVE, do Corredor Atlântico e deputados da Comissão de Transportes do Parlamento Europeu.
“Esta 3.ª fase permite a execução das obras mais importantes do projecto, aquelas que poderão, de facto, incrementar e dar impulso a navegação fluvial, nomeadamente como meio de transporte de mercadorias e de ligação a Leixões”, referiu a administradora da APDL Raquel Maia, com responsabilidade directa sobre a Via Navegável do Douro.
Com o Douro’s Inland Waterway pretende-se criar uma auto-estrada fluvial, aberta 24/24 horas, com fundos de -4,2 metros em toda a extensão do canal navegável. Actualmente estão garantidos fundos de -3,9 metros (que permitem a navegação de navios de 2100 toneladas) desde a foz até aos portos de Sardoura e Várzea do Douro. E desde Setembro, decorrem dragagens na foz do Tua. numa parceria entre a APDL e a EDP.
Entre as dragagens em falta destaca-se o troço entre Cotas e Valeira. E haverá que modernizar as eclusas das barragens, desde logo para tornar mais célere o seu funcionamento na passagem dos navios.
Na reunião de Bruxelas, a ministra do Mar sublinhou que o Douro é a única via fluvial portuguesa incluída na Rede Transeuropeia de Transportes e que é estratégica por ser o alimentador do Corredor Atlântico, na medida em que promove a conectividade entre o Atlântico e a região interior Norte e Centro do país, e potencialmente a ligação à região de Castela e Leão, em Espanha, para além de promover o desenvolvimento turístico sustentável.
2 Fevereiro, 2017 at 17:39
por T&N
Tópicos semelhantes
» Pelo porto de Leixões: Via Navegável do Douro apresentada em Bruxelas
» FEUP aponta: Via Navegável do Douro pode compatibilizar passageiros e mercadorias
» Douro como cenário: AGEPOR debateu Novo Ciclo dos Portos Portugueses
» FEUP aponta: Via Navegável do Douro pode compatibilizar passageiros e mercadorias
» Douro como cenário: AGEPOR debateu Novo Ciclo dos Portos Portugueses
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin