Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 101 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 101 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
“Contacto de empresários brasileiros e empresas portuguesas é essencial"
Página 1 de 1
“Contacto de empresários brasileiros e empresas portuguesas é essencial"
António Pires de Lima iniciou hoje em São Paulo uma missão de três dias, sendo acompanhado pelo secretário de Estado adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, e pelo presidente da AICEP, Miguel Frasquilho.
O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse hoje que os investidores brasileiros têm interesse em Portugal, mas considerou "essencial" irem ao país conhecerem a realidade portuguesa atual e terem contacto direto com as empresas nacionais.
"A primeira coisa é fazer com que os investidores brasileiros, nomeadamente os grandes industriais, conheçam Portugal. Não é possível investir nem abrir oportunidades, sem se conhecer a realidade", disse Pires de Lima, em São Paulo, após a reunião com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a mais poderosa e influente instituição patronal do Brasil.
De acordo com o ministro, "há interesse, mas um grande desconhecimento de uma boa parte do empresariado brasileiro" daquilo que é a realidade de Portugal hoje, "depois de ultrapassado este difícil momento financeiro".
"Creio que é essencial que os investidores brasileiros, nomeadamente a FIESP, venham a Portugal", disse Pires de Lima, adiantando que já ficou "pré-sinalizada" uma visita de empresários brasileiros a Portugal, já no último trimestre deste ano, para que se estabeleça uma relação de conhecimento entre as partes, pois só assim "é possível falar de investimento concreto".
Durante a reunião, Pires de Lima, a comitiva que o acompanha, e os responsáveis da FIESP identificaram vários 'clusters' de colaboração entre Portugal e o Brasil, em setores como agroindustrial, floresta, centros de serviços, assim como da petroquímica, plásticos e moldes, entre outros.
Pires de Lima também se referiu ao plano estratégico de investimento de infraestruturas, que considerou poder ser uma das oportunidades para os empresários brasileiros, e notou o "interesse manifestado" pelo projeto de aumento da capacidade dos portos portugueses, nomeadamente de Sines, Lisboa e Leixões (especialmente do porto de Sines, a desenvolvimento da plataforma logística e do pólo industrial transformada em Sines).
António Pires de Lima iniciou hoje em São Paulo uma missão de três dias, sendo acompanhado pelo secretário de Estado adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, e pelo presidente da AICEP, Miguel Frasquilho.
A FIESP é um organismo privado brasileiro e representa cerca de 130 mil indústrias de diversos setores, tamanhos e cadeias produtivas e 131 sindicatos patronais, possuindo uma grande influência na economia e política brasileira, devido à representatividade das empresas que a compõem no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa
Por Agência Lusa
publicado em 16 Jun 2014 - 18:01
Tópicos semelhantes
» Empresas portuguesas estão ‘offline’ no investimento publicitário ‘online’ (a falta de transparência pública das empresas para o seu investimento)
» O valor das empresas portuguesas
» Empresas portuguesas sem danos nas explosões de Tianjin
» O valor das empresas portuguesas
» Empresas portuguesas sem danos nas explosões de Tianjin
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin