Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

tvi24  2023  cmtv  2014  2011  2016  2015  2010  2017  cais  2019  2013  2012  2018  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Por dentro dos Dias - Barreiro: Sentir e pensar a vida real EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Por dentro dos Dias - Barreiro: Sentir e pensar a vida real EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Por dentro dos Dias - Barreiro: Sentir e pensar a vida real EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Por dentro dos Dias - Barreiro: Sentir e pensar a vida real EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Por dentro dos Dias - Barreiro: Sentir e pensar a vida real EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Por dentro dos Dias - Barreiro: Sentir e pensar a vida real EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Por dentro dos Dias - Barreiro: Sentir e pensar a vida real EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Por dentro dos Dias - Barreiro: Sentir e pensar a vida real EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Por dentro dos Dias - Barreiro: Sentir e pensar a vida real EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Por dentro dos Dias - Barreiro: Sentir e pensar a vida real Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
70 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 70 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Por dentro dos Dias - Barreiro: Sentir e pensar a vida real

Ir para baixo

Por dentro dos Dias - Barreiro: Sentir e pensar a vida real Empty Por dentro dos Dias - Barreiro: Sentir e pensar a vida real

Mensagem por Admin Dom Fev 12, 2017 11:54 pm

Por dentro dos Dias - Barreiro: Sentir e pensar a vida real 16649222_10209753096842756_8852840101229798050_n_1179285965


É por isso que, por vezes, estou neste lado, aqui, no sentir e pensar a vida real, porque é na vida real que o mundo se transforma.. e muda!

Uma canção que nos animava, naqueles tempos antes do 25 de Abril, que dava força, emocionava, tocava os nervos.

Quantas vezes, ao escutar o coro de Lopes Graça, erguíamos as vozes e cantávamos: “não fiques para trás ò companheiro”, porque “nenhum de nós anda sozinho”, afinal “havemos de chegar ao fim da estrada ao sol desta canção”, sim, “e até mortos vão ao nosso lado”. Um poema de José Gomes Ferreira. 

Esta canção, um destes dias, soou por dentro dos meus nervos. Porque os mortos devem ser os primeiros a merecer a nossa homenagem, o nosso reconhecimento, porque, eles, afinal, foram os percursores de lutas que abriram caminhos de esperança que ajudaram a construir o nosso presente.

Travaram outras batalhas, noutras circunstâncias, com outras realidades, por vezes, em tempos mais difíceis, com menos recursos mas abriram caminhos e deixaram chamas acesas no tempo, iluminando os sonhos do presente e do futuro.

Quem esquece, ignora, os seus mortos e as suas referências, sejam quais forem as razões, está a ignorar as raízes de um tempo vivido. 

Não é por mero acaso, ou cerimonial, que na vida das associações, quando realizam as suas sessões solenes evocativas de seus aniversário, e dias de festa, muitas e são mesmo muitas, começam guardando – “um minuto de silêncio – em memória de todos os que partiram, porque foram eles que construíram, com erros e virtudes, a realidade de uma história que se festeja e queremos que continue a ser uma realidade em construção.

Até podemos ter divergências com os nossos mortos, e, certamente existem, mas mais que recordar os vivos – há mortos que não estão mortos. Mesmo que, por vezes, exista a vontade de “matar os mortos”. Mas, de facto, Freud, explica isso!

Outra memória que me ocorreu, foi aquela passagem do evangelho, quando Cristo, perante uma multidão faminta, pegou em alguns, pouco pães, que estavam dentro de um cesto, e, pediu aos apóstolos para que fossem distribuídos, e, para espanto de todos os pães multiplicaram-se e uma multidão foi saciada. Um milagre. 

Recordei esta memória e o «milagre das rosas», aquele, que os pães se transformaram em «rosas».

Recordei isto porque, afinal, os milagres continuam a acontecer nos tempos de hoje, a realidade está ali, na minha frente, sinto-a, vejo-a, mas, depois, de repente, alguém por passos mágicos, amplia e aumenta, duplica. Sinto que estão iludir-me. Não gosto. São coisas. O real é o real. E querer que, afinal, o que não é passe a ser impositivamente, por milagre, da transformação do pão, multiplicando-o, ou da transformação do pão em rosas, é coisa que me agita os nervos. Percebo a intencionalidade, mas a vida real é a vida real.

É por isso que, por vezes, estou neste lado, aqui, no sentir e pensar a vida real, porque é na vida real que o mundo se transforma.. e muda!

S.P.
12.02.2017 - 17:00
Rostos
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos