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Carlos Vasconcelos: MSC Entroncamento «trouxe o mar até ao interior do País»
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Carlos Vasconcelos: MSC Entroncamento «trouxe o mar até ao interior do País»
Numa breve entrevista concedida à Revista CARGO, aquando da apresentação do Programa de Valorização das Áreas Empresariais (VAE) por parte de Pedro Marques, Carlos Vasconcelos mostrou-se satisfeito com o anúncio da melhoria do acesso rodoviário entre o Terminal da MSC no Entroncamento e a A23, lembrando ainda o papel essencial deste terminal na ligação dos Portos ao interior do País e a Espanha.
«Nós na MSC Entroncamento trouxemos qualquer coisa a este Concelho e ao País, trouxemos o mar até ao interior do Pais. A partir daqui temos ligação com os Portos e temos ligação com Espanha», recorda Carlos Vasconcelos, destacando a importância da melhoria rodoviária entre o terminal e a A23 – uma das 12 intervenções do Programa VAE então apresentadas pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
«Nós temos um conjunto de áreas industriais no País, que estão muito próximas de boas vias de circulação, mas onde aquele bocadinho que falta, aquele ‘last mile’, às vezes é uma complicação, como sucede aqui no Entroncamento», refere o responsável da MSC Portugal, demonstrando a pertinência de um investimento que visa resolver um problema há muito identificado: «Desde que viemos para aqui, em 2004, e desde que temos aqui instalado o Terminal da MSC, em 2008, temo-nos debatido imenso com este problema de acesso rodoviário à A23. É um problema muito antigo e que tardava a ser resolvido, apesar das soluções já estarem há muito tempo identificadas».
«Só espero que as obras comecem já amanhã!», concluiu Carlos Vasconcelos relativamente à intervenção em Riachos, admitindo que o Programa VAE é, na sua globalidade, muito valioso por tratar de «pequenas obras, pequenos passos que podem significar imenso para todas estas áreas industriais».
«A nossa grande ambição é a expansão da Medway»
Embora o dia tenha sido de apresentação de investimentos rodoviários, a ferrovia não deixou de estar presente – até porque a sessão se realizou no Terminal da MSC no Entroncamento, um espaço de extrema importância para o transporte ferroviário nacional.
Na entrevista a Carlos Vasconcelos, o projecto ferroviário da MSC Portugal - que, recorde-se comprou a antiga CP Carga (agora Medway) -também foi abordado. E o máximo responsável da MSC Portugal foi taxativo: «A nossa grande ambição é a expansão da Medway».
Carlos Vasconcelos vinca ainda que essa expansão terá que ser a nível nacional mas também a nível internacional, sempre com o mote de ligar os Portos portugueses a Espanha: «Há uma ambição antiga que é tornar os nossos Portos ibéricos. Tudo o que sejam boas ligações transfronteiriças a Espanha e para lá de Espanha são bem-vindas porque é a forma que nos permite crescer e expandir a actividade, sobretudo numa fase em que a Europa procura soluções mais amigas do ambiente, e a ferrovia, declaradamente, é um meio privilegiado para isso».
Lembrando, por outro lado, que «na Europa, a ferrovia tem uma quota de mercado de apenas 4% e por isso um potencial enorme para crescer», Carlos Vasconcelos salienta ainda que «se queremos uma Europa mais sustentável, temos que apostar na ferrovia». E apostar na ferrovia, no caso português, terá sempre que passar pela melhoria da rede ferroviária.
«Em Portugal, precisamos é de melhores ligações ferroviárias, mais linhas electrificadas, com menos pendentes… Há uma série de melhorias na infraestrutura que são necessárias. Assim que estejam instaladas, podemos fazer comboios maiores, mais competitivos e baixar o custo às exportações mas também às importações», concluiu.
03/03/2017
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