Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2023  2016  2018  2011  2013  2012  2017  cais  cmtv  2019  2014  tvi24  2015  2010  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
A mentira da verdade das notícias EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
A mentira da verdade das notícias EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
A mentira da verdade das notícias EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
A mentira da verdade das notícias EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
A mentira da verdade das notícias EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
A mentira da verdade das notícias EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
A mentira da verdade das notícias EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
A mentira da verdade das notícias EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
A mentira da verdade das notícias EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


A mentira da verdade das notícias Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
37 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 37 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A mentira da verdade das notícias

Ir para baixo

A mentira da verdade das notícias Empty A mentira da verdade das notícias

Mensagem por Admin Dom Abr 02, 2017 11:01 am

Atualmente, ainda é comum ouvirmos frases, “se veio no Diário (ou no Jornal) é porque é verdade” ou “se deu no Telejornal é porque aconteceu mesmo”, porque ao longo dos anos fomos interiorizando que o jornalismo tem ética e que, quando são divulgadas informações nos diversos órgãos de comunicação, já passaram pelo crivo da verificação e da confirmação de todas as fontes e dos conteúdos.

O jornalismo tem particular importância numa sociedade que se quer plural e democrática, onde, de forma fidedigna, conhecemos o mundo e nos permite formar opinião sobre determinados assuntos.

Não é por acaso que o Jornalista (e a maiúscula não é gralha) tem um código deontológico. Da página do Público transcrevo, o que considero de extrema importância para a minha reflexão: “

1.O jornalista deve relatar os factos com rigor e exatidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.

2. O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais”.

Confesso que fiquei muito preocupada com uma notícia recente sobre o hospital. Foi dado a conhecer que um doente havia lá falecido pela falta de bicarbonato de sódio. Dois dias depois, houve um desmentido deste facto por parte do secretário regional da Saúde.

Enquanto cidadã, este é um assunto que me preocupa, pois está em causa a saúde pública e não sabemos quando podemos precisar daqueles serviços.

Acho que todos os responsáveis deveriam averiguar a veracidade ou da notícia ou das declarações, porque alguém nesta equação está mal. Ou o Jornalista não teve o rigor que devia ter e deverá ser publicamente responsabilizado, pois este é um assunto grave e que provoca alarmismo na população, ou o governo está a mentir e terá de haver consequências políticas e até criminais por um doente morrer por falta de um tratamento essencial.

Por diversas vezes, saem notícias e depois desmentidos e nunca sabemos quem diz a verdade. Entre a notícia e o desmentido há claramente uma diferença nos títulos e no espaço, passando a maior parte das vezes os desmentidos e as retificações de notícias despercebidos.

Isto poderá parecer um assunto menor. Mas não é. Andamos, aos milhares, a reproduzir ideias falsas, a construir as nossas opiniões em falsos pressupostos. Muitas vezes, “bebemos” sofregamente as palavras, dos Jornalistas, porque achamos que supostamente são isentos de critérios religiosos, raciais e político partidários, e não percebemos que estamos a confundir opiniões pessoais com factos. Na Madeira isto assume particular importância, porque os Jornalistas têm rosto e são conhecidos por toda a população. As suas páginas nas redes sociais são seguidas por muita gente e os seus “posts” partilhados.

O Jornalista tem direito à sua opinião e a ter as suas convicções, mas o que dizer quando as suas posições têm efetivamente um poder acima do cidadão comum (pela sua suposta isenção) e moldam a opinião pública? Será por acaso que muitos Jornalistas se tornaram políticos de muitos partidos e movimentos?

Neste momento e com estas situações fazem com que se questione tudo e aconselho a que efetivamente se questione. O que é verdade, o que é mentira? (porque há Jornalistas e há jornalistas, ok?).

P.S - Para finalizar, e ainda sobre a polémica do nome do aeroporto, o artigo de opinião de Manuela Parente diz tudo.

P.S- Obrigado final, ao Fernando, meu revisor, que me vai ajudando na “Letra” dos meus artigos.

SARA ANDRÉ / 02 ABR 2017 / 02:00 H.
Diário de Notícias da Madeira
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos