Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2010  2016  cmtv  2013  tvi24  2019  2023  2012  2015  2018  2014  cais  2011  2017  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
"O meu filho não mente!" EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
"O meu filho não mente!" EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
"O meu filho não mente!" EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
"O meu filho não mente!" EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
"O meu filho não mente!" EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
"O meu filho não mente!" EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
"O meu filho não mente!" EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
"O meu filho não mente!" EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
"O meu filho não mente!" EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


"O meu filho não mente!" Empty
outubro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
108 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 108 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

"O meu filho não mente!"

Ir para baixo

"O meu filho não mente!" Empty "O meu filho não mente!"

Mensagem por Admin Qui Abr 06, 2017 11:08 am

Em muitos locais, mas também nas escolas, não raras vezes, os pais e encarregados de educação, na ânsia de demonstrar que em casa a educação é regrada e plausível, afirmam categoricamente aquilo em que acreditam ou gostariam fosse verdade, tentando defender os filhos, independentemente da circunstância.

"O meu filho não mente!", é uma frase escutada com frequência pelos educadores que diariamente lidam com alunos cheios de energia, aprendizes da vida, com vontade imensa de crescer, a quem, quase naturalmente, é apanhada uma ou outra mentira, ou em linguagem mais política, uma pós-verdade!

Não me repugna, uma vez por outra, em situações de irrelevante importância, as crianças/adolescentes tentarem "pregar" a respetiva peta, procurando explicar algo que correu menos bem, ou até, em nome da solidariedade com o amigo ou colega. Não concordo com a prática, mas aceito-a em tenra idade, por circunstâncias menores.

Porém, deixa-me estupefacto a explicação de alguns (um número residual, note-se) pais e encarregados de educação que, quantas vezes à frente dos respetivos educandos (grande asneira!), dizem em voz alta e com um orgulho desmesurado "O meu filho não mente!". Não satisfeitos, acrescentam, tentando dissipar dúvidas sobre a Educação em casa: "Eu sei tudo, ele/ela conta-me tudo, porque nós somos os/as melhores amigos/as... sou seu/sua confidente..."

Caros pais e educadores, eu desconfio que isto possa não ser verdade!

Se há pais que acreditam piamente naquilo que os filhos dizem, outros são sabedores da fuga à verdade por parte dos mesmos, embora lhes dê jeito pensar o contrário para (en)cobrir fragilidades na educação, mau grado parte destas atitudes possam não estar relacionadas com a educação parental...

Contudo, até percebo que algumas destas crianças/adolescentes sejam, às vezes, pequenos pinóquios, por determinadas razões:

1. Pais muito obcecados pelos seus filhos - querendo proporcionar aos mais pequenos aquilo que não tiveram, caem no exagero de não conferir tempo livre aos seus educandos, pejados de um horário cronometrado ao segundo que, para além da carga letiva, é preenchido com "resmas" de atividades extraescolares (ATL, desporto, música...), com a única preocupação de ocupar o tempo; a quantidade sobrepõe-se, nitidamente, à qualidade! Alguns são fanáticos pelos resultados, pressionando-os para obter nos testes excelentes classificações.

2. Desconfiança versus insegurança - a educação parental não pode ignorar a autonomia das crianças/adolescentes, que se desenvolve e atinge o seu apogeu na exata medida do respetivo crescimento; hoje em dia, a maioria já possui telemóveis que dão muito jeito aos pais impacientes, controladores à distância dos seus filhos (para muitos um verdadeiro controlo remoto...), desenvolvendo-lhes a insegurança e desconfiança; não estamos a educar para a autonomia quando lhes ligamos diversas vezes durante o dia ou ao longo da noite (!) - melhor é não saírem de casa!

3. Comportamentos parentais - Escola e espaços públicos - pais que diabolizam a escola, apontando apenas os defeitos, quantas vezes para ocultar as suas ações ou omissões, mais grave ainda quando o fazem à frente dos filhos, não são bom exemplo; pais que insultam os jogadores da equipa adversária dos seus filhos e os árbitros, desconhecendo (?) o mal causado e os problemas conexos ocasionados, mesmo àqueles que julgam proteger, são pais maus.

Face a isto, não é de admirar a atuação menos positiva por parte de algumas crianças/adolescentes, que afinal não têm uma "relação muito aberta" com os seus pais, como estes julgam (e, em algumas situações, ainda bem).

Muitos destes jovens, alguns daqueles que "não mentem", são verdadeiros heróis, tendo em conta o ambiente adverso em que crescem; a estes, muito particularmente, rendo a minha homenagem pelo facto de não se deixarem influenciar por fatores externos hostis e primarem a sua conduta por valores de cidadania condizentes com os seus princípios.

*PROFESSOR/DIRETOR

Filinto Lima*
Hoje às 00:01
Jornal de Notícias
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos