Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 100 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 100 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Porto de Lisboa volta a crescer nos contentores
Página 1 de 1
Porto de Lisboa volta a crescer nos contentores
Pedro Elias/Negócios
O porto de Lisboa registou um crescimento de quase 14% no movimento de contentores nos dois primeiros meses deste ano. Já em Sines o acréscimo foi superior a 56%, o que reforçou o peso desta infra-estrutura entre os portos nacionais.
O porto de Lisboa registou um aumento de 13,8% na movimentação de contentores nos dois primeiros meses deste ano, face ao período homólogo de 2016, revela a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) no relatório de Fevereiro de acompanhamento do mercado portuário.
O porto da capital arranca assim o ano com um desempenho positivo, depois de em 2016, ano em que os estivadores levaram a cabo uma greve de 40 dias, ter registado uma quebra de 18,7%.
De acordo com os dados da AMT, nos dois primeiros meses do ano Sines registou um acréscimo de 56,1% no número de TEU (unidade equivalente a um contentor), passando a representar 62,4% do total movimentado pelos principais portos nacionais. Também na Figueira da Foz houve um aumento de 55,6%, sendo que esta infra-estrutura pesa apenas 0,8% do total.
Pelo contrário, Douro e Leixões e Setúbal apresentaram nos dois primeiros meses deste ano quebras de 6,3% e 12,8%, respectivamente, em termos homólogos.
Apesar destes recuos, o total de contentores movimentado nos portos nacionais cresceu 29,1% até Fevereiro.
No conjunto das cargas, o movimento portuário registado nos dois primeiros meses deste ano reflectiu um acréscimo de 17,1% face ao mesmo período de 2016, tendo o volume global de carga movimentada ultrapassado os 15,9 milhões de toneladas.
De acordo com a AMT, a maior contribuição para este desempenho continua a ter origem no porto de Sines, cujo volume de carga cresceu 30,4% em termos homólogos, sendo seguido por Lisboa, com um aumento de 17,3%, Aveiro, com uma subida de 7,8% e Leixões, com um acréscimo de 4,2%.
Os restantes portos registaram variações homólogas negativas, com destaque para Setúbal, que recuou cerca de 13,4%, Figueira da Foz, com uma quebra de 8,4%, Viana do Castelo, com uma redução de 32% e Faro que perdeu 48,7% neste período.
O porto de Sines passou, assim, a apresentar uma quota de mercado de 57,2%, superior em 5,8 pontos percentuais ao valor que detinha no período homólogo de 2016. Segue-se Leixões com 18,3%, Lisboa com 11,2% e Setúbal com 6,3%
O porto de Lisboa registou um aumento de 13,8% na movimentação de contentores nos dois primeiros meses deste ano, face ao período homólogo de 2016, revela a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) no relatório de Fevereiro de acompanhamento do mercado portuário.
O porto da capital arranca assim o ano com um desempenho positivo, depois de em 2016, ano em que os estivadores levaram a cabo uma greve de 40 dias, ter registado uma quebra de 18,7%.
De acordo com os dados da AMT, nos dois primeiros meses do ano Sines registou um acréscimo de 56,1% no número de TEU (unidade equivalente a um contentor), passando a representar 62,4% do total movimentado pelos principais portos nacionais. Também na Figueira da Foz houve um aumento de 55,6%, sendo que esta infra-estrutura pesa apenas 0,8% do total.
Pelo contrário, Douro e Leixões e Setúbal apresentaram nos dois primeiros meses deste ano quebras de 6,3% e 12,8%, respectivamente, em termos homólogos.
Apesar destes recuos, o total de contentores movimentado nos portos nacionais cresceu 29,1% até Fevereiro.
No conjunto das cargas, o movimento portuário registado nos dois primeiros meses deste ano reflectiu um acréscimo de 17,1% face ao mesmo período de 2016, tendo o volume global de carga movimentada ultrapassado os 15,9 milhões de toneladas.
De acordo com a AMT, a maior contribuição para este desempenho continua a ter origem no porto de Sines, cujo volume de carga cresceu 30,4% em termos homólogos, sendo seguido por Lisboa, com um aumento de 17,3%, Aveiro, com uma subida de 7,8% e Leixões, com um acréscimo de 4,2%.
Os restantes portos registaram variações homólogas negativas, com destaque para Setúbal, que recuou cerca de 13,4%, Figueira da Foz, com uma quebra de 8,4%, Viana do Castelo, com uma redução de 32% e Faro que perdeu 48,7% neste período.
O porto de Sines passou, assim, a apresentar uma quota de mercado de 57,2%, superior em 5,8 pontos percentuais ao valor que detinha no período homólogo de 2016. Segue-se Leixões com 18,3%, Lisboa com 11,2% e Setúbal com 6,3%
Maria João Babo mbabo@negocios.pt
11 de abril de 2017 às 13:07
Negócios
Tópicos semelhantes
» Leixões volta a perder contentores em Agosto "É o ritmo de Angola e de China não entendeu e apercebeu em Porto e Lisboa esta a concorrência a contra de Sines."
» Contentores no porto de Sines vão crescer mais 5% este ano
» Lisboa e Porto entre as cidades que mais irão crescer no sector hoteleiro
» Contentores no porto de Sines vão crescer mais 5% este ano
» Lisboa e Porto entre as cidades que mais irão crescer no sector hoteleiro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin