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COMUNICADO DE IMPRENSA - Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa com projecto de Carrilho da Graça
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COMUNICADO DE IMPRENSA - Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa com projecto de Carrilho da Graça
A proposta apresentada pelo arquitecto Carrilho da Graça foi a melhor posicionada no concurso de concepção do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, na sessão pública de abertura de propostas que hoje decorreu na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa.
Por unanimidade, o júri do concurso reconheceu nesta proposta qualidades que resultam “num claro benefício” para a cidade e para o seu porto.
“Valorizada pela escala e leveza do edifício, com carácter pavilhonar, muito elegante e que procura um forte diálogo entre a cidade e o rio, demonstrando ampla compreensão do lugar” – assim é caracterizada a proposta de Carrilho da Graça pelo júri do concurso que apreciou, ainda, “o facto de a cobertura ser visitável” por converter “o edifício numa nova topografia da cidade, entre a colina de Alfama e o Tejo”.
Constituído por Andreia Fernandes Ventura, Joan Busquets, Ludgero Gonçalves e Rui Alexandre (indicados pela Administração do Porto de Lisboa), Graça Dias, (pela Câmara Municipal de Lisboa) Gonçalo Ribeiro Telles (pela Associação dos Arquitectos Paisagistas) e por Pedro Pacheco (pela Ordem dos Arquitectos), o júri avaliou um total de 37 propostas a destacou, pela qualidade, cinco projectos classificados nos primeiros cinco lugares.
Assim, além do gabinete de Carrilho da Graça, receberam menção os gabinetes de Aires Mateus Arquitectos Lda., Guillermo Vazquez Consuegra, ARX Portugal Arquitectos e Zaha Hadid Limited.
Resultando de um investimento global de mais de 25,5 milhões de euros, o novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa vai localizar-se na zona de Santa Apolónia, devendo ficar concluído em 2013, ao cabo de 24 meses de obras.
Com uma área total de 7790 metros quadrados, a nova estrutura de Santa Apolónia deverá corresponder a um conceito “friendly”, tendo em consideração os aspectos de conforto, acessibilidade, flexibilidade e rapidez nos serviços prestados aos passageiros, e adequar-se ao tráfego actual e futuro, de forma a proporcionar a Lisboa o aumento significativo dos cruzeiros que começam e terminam no seu porto.
Nota: Envia o lixo de outra industrial química e transformada com a sua poluição para o Barreiro, com os contentores, construção a nova ponte e o novo porto em Barreiro como acesso ferroviário em Barreiro até Lisboa como valor do custo passar de 1.9 mil milhões de euros na PPP em 2020 para a desvalorização da paisagem de rio do Tejo.
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