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Concessão do terminal de cruzeiros de Lisboa só tem um candidato
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Concessão do terminal de cruzeiros de Lisboa só tem um candidato
Júri do concurso está agora a analisar a proposta do único consórcio na corrida que integra quatro empresas, uma delas portuguesa
O concurso para a concessão do novo terminal de cruzeiros de Lisboa, a construir em Santa Apolónia, terminou ontem com a entrega da proposta de apenas um candidato, anunciou hoje em comunicado o Porto de Lisboa.
Em causa está o facto de quatro das oito empresas que concorriam - algumas isoladas e outras noutros agrupamentos
- terem decidido juntar-se num único consórcio.
"Fruto da recente reorganização da indústria de cruzeiros na Europa, as candidaturas evoluíram para uma só que procura congregar a experiência e competências que advêm da gestão de vários terminais de passageiros no mundo inteiro e de incluir um dos maiores armadores do mundo e um armador português", pode ler-se no comunicado do Porto de Lisboa.
O júri tem agora de analisar a proposta do agrupamento que junta a Royal Caribbean Cruises, a Creuers del Port de Barcelona, a Global Liman Isletmeleri - que recentemente começaram também a colaborar juntas a nível internacional - e ainda os portugueses, da Madeira, Grupo Sousa Investimentos.
De fora ficou o consórcio da Global Ports Holding e da Mota-Engil e o da Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos em conjunto com a Somague, o Grupo Sousa Investimentos, a Pioneiro do Rio e a Royal Caribbean Cruises.
De acordo com o Porto de Lisboa, a decisão do júri será conhecida até ao final do ano, tal como estava previsto no calendário do processo de concessão. Este foi lançado em junho de 2013 e tem como objetivo a construção de um novo terminal de cruzeiros com um investimento de 22 milhões de euros e ainda a gestão do espaço por um período de entre 20 a 35 anos.
- terem decidido juntar-se num único consórcio.
"Fruto da recente reorganização da indústria de cruzeiros na Europa, as candidaturas evoluíram para uma só que procura congregar a experiência e competências que advêm da gestão de vários terminais de passageiros no mundo inteiro e de incluir um dos maiores armadores do mundo e um armador português", pode ler-se no comunicado do Porto de Lisboa.
O júri tem agora de analisar a proposta do agrupamento que junta a Royal Caribbean Cruises, a Creuers del Port de Barcelona, a Global Liman Isletmeleri - que recentemente começaram também a colaborar juntas a nível internacional - e ainda os portugueses, da Madeira, Grupo Sousa Investimentos.
De fora ficou o consórcio da Global Ports Holding e da Mota-Engil e o da Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos em conjunto com a Somague, o Grupo Sousa Investimentos, a Pioneiro do Rio e a Royal Caribbean Cruises.
De acordo com o Porto de Lisboa, a decisão do júri será conhecida até ao final do ano, tal como estava previsto no calendário do processo de concessão. Este foi lançado em junho de 2013 e tem como objetivo a construção de um novo terminal de cruzeiros com um investimento de 22 milhões de euros e ainda a gestão do espaço por um período de entre 20 a 35 anos.
12/12/2013
Dinheiro Vivo
Fonte: http://www.dinheirovivo.pt/
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