Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 438 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 438 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Que se lixem as eleições?
Página 1 de 1
Que se lixem as eleições?
As previsões económicas são como as previsões políticas. Embora as primeiras sejam baseadas em elaborados modelos matemáticos e as segundas em modelos sociais, ambas possuem elevado nível de certeza nas suas previsões. A certeza que estão sempre erradas.
Em tempos de crise é ainda mais difícil prever o comportamento da evolução da economia, mesmo no curto prazo como se vê pelo número ( de orçamentos rectificativos na actual legislatura. Principalmente porque a economia é muito influenciada pela política. Infelizmente é mais influenciada negativamente pela política financeira e fiscal que influenciada positivamente pela política económica.
Tal como a economia, também a política funciona em ciclos. Enquanto os ciclos económicos são cada vez mais longos devido à globalização e a políticas erradas pró-cíclicas (expansionistas na fase de crescimento e restritivas na fase de contracção, como a actual), os ciclos políticos são cada vez mais curtos devido a múltiplos eventos eleitorais e a crises económicas cada vez mais acentuadas.
As eleições actuais internas no Partido Socialista ("PS") são disso um bom exemplo. Se a moda pegar, os ciclos ficarão ainda mais desajustados...
A política pró-cíclica actual de austeridade motivada por critérios financeiros das contas públicas não se coaduna com o ciclo político que se aproxima: as eleições legislativas de 2015. E embora as eleições europeias não tenham tido grande impacto nas políticas, as eleições legislativas ja estão a ter.
No ano em que os portugueses atingem a carga fiscal máxima da sua história, seria expectável que a proximidade de eleições motivasse uma ligeira diminuição da mesma. No ano em que o único motor de crescimento português volta a pegar (o consumo) e se faz notar no aumento das receitas do IVA, seria expectável que a proximidade de eleições motivasse uma ligeira diminuição da carga fiscal.
E inevitavelmente motivará! Mas não antes das eleições internas do PS . A diminuição da carga fiscal só acontecerá depois.
Até lá continuamos nos preliminares, com o aumento do salário mínimo para 500 euros, congelado desde 2011. E de caminho lançam para a confusão o potencial aumento do IVA para 24%, relembrando a todos quem tem a gasolina para alimentar o velho motor da nossa economia. Nada de preocupante, pois nesta altura é fumo sem fogo.
Mas porquê aumentar o salário mínimo em vez de reduzir impostos?
Porque foi uma promessa eleitoral? Não. Porque assim são as empresas a suportar o esperado aumento do consumo ao mesmo tempo que aumentam as receitas fiscais através do IVA, já que estas diminuíram a sua contribuição em IRC para o Orçamento de Estado.
Serão as empresas capazes de pagar o aumento do salário mínimo? Esperemos que sim, mas afinal isso pouco interessa porque as empresas não votam. O que interessa é que a política também influencia a economia de forma positiva. Pelo menos em ano de eleições quando há vontade política.
Quem disse que se lixem as eleições? Devia ser mais uma previsão errada...
Paulo Barradas |
7:00 Terça feira, 2 de setembro de 2014
Expresso
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin