Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 275 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 275 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Campanha «Desmascarar os corruptos» lançada hoje em Portugal
Página 1 de 1
Campanha «Desmascarar os corruptos» lançada hoje em Portugal
São mais 10 os países que fazem parte deste movimento da organização Transparência Internacional
A organização Transparência Internacional lança esta terça-feira uma campanha em Portugal, e mais 10 países, para exigir aos governos «medidas imediatas» para resolver as lacunas legislativas que facilitam a circulação de dinheiro ilegal.
«Toda a gente pratica a cunha»
Portugal, Austrália, Brasil, França, Indonésia, Malásia, Rússia, África do Sul, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América são os países que participam na campanha «Desmascarar os corruptos»(Unmask the Corrupt em inglês), que quer sensibilizar cidadãos e governos para a urgência do combate à corrupção transnacional.
«A falta de regulação eficaz dos sistemas financeiros permite a agentes corruptos esconder o produto dos seus crimes atrás de empresas-fachada e gozar de uma vida de luxo paga com dinheiro sujo», disse João Paulo Batalha, diretor executivo da associação Transparência e Integridade (TIAC), representante portuguesa da Transparência Internacional.
«Sob o pretexto de captar investimento estrangeiro, os próprios governos têm sido coniventes com estas práticas, demitindo-se de garantir a transparência e a legalidade dos fluxos financeiros que entram no país», acrescentou.
Por isso, a TIAC defende a tomada de «medidas imediatas» para impedir que a economia «se torne refúgio seguro para oficiais corruptos»
Acabar com o secretismo na propriedade de empresas, tornando obrigatória a identificação clara dos seu beneficiários, regular o mercado dos bens de luxo, nomeadamente o imobiliário, e fazer um controlo mais apertado sobre a circulação de suspeitos de corrupção, incluindo a regulação dos programas de vistos dourados, são reivindicações da campanha, para a qual foi criado um website, o www.UnmaskTheCorrupt.com.
A Transparência e Integridade cita dados do Bando Mundial que revelam que, em 70 por cento dos casos de grande corrupção internacional, políticos corruptos usavam empresas-fachada para esconder a sua identidade e beneficiar dos seus bens ilícitos.
«Em Portugal, escândalos recentes como o do BES ou do BPN revelaram o envolvimento de empresas offshore em negócios obscuros que terão servido para esconder prejuízos e beneficiar ilegitimamente responsáveis destas instituições» e «operações de investimento estrangeiro, em imobiliário de luxo ou na compra de participações em empresas portuguesas, têm sido feitas sem um escrutínio suficiente», adianta a organização.
Por: Redacção / DC | 2014-09-02 13:05
TVI24
Tópicos semelhantes
» Candidatos do Partido Socialista de Setúbal iniciaram pré-campanha Uma intensa campanha de contacto com a população do distrito
» Portugal para os turistas de hoje
» A suspeição lançada sobre o juiz
» Portugal para os turistas de hoje
» A suspeição lançada sobre o juiz
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin