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Sines já vale quase metade dos contentores nos portos
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Alentejo :: Litoral Alentejano
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Sines já vale quase metade dos contentores nos portos
Nos primeiros sete meses do ano, o Terminal XXI movimentou praticamente um em cada dois contentores que passaram pelos portos nacionais.
Continua em forte alta o movimento de contentores nos portos nacionais. Nos primeiros sete meses foram 1,43 milhões de TEU, mais 15,5% que os 1,24 milhões de TEU de há um ano. A liderar o crescimento está o porto de Sines, ainda que em termos percentuais seja Setúbal a destacar-se.
Entre Janeiro e Julho, o Terminal XXI movimentou 703 110 TEU, isto é, cerca de metade do total nacional. Na comparação com o período homólogo de 2013, o ganho é de 36,2%. A quebra relativamente a meses anteriores justifica-se pelo facto de a comparação ser feita com meses cada vez mais “fortes” à medida que o ano avança.
À escala ibérica, Sines reforçou a sua quarta posição e está cada vez mais perto do terceiro do ranking, Barcelona, que no mesmo período apenas avançou 7,6% para a casa do milhão de TEU.
Por cá, atrás de Sines mantém-se Leixões, que nos primeiros sete meses movimentou 384 419 TEU, o que representou um ganho homólogo de 9,8%. Cada vez mais atrasado, Lisboa recua 17,4% e fica-se pelos 272 090 TEU.
A uma escala diferente, mas a dar passos de gigante para a sua dimensão, Setúbal avança 75% e já soma 60 679 TEU movimentados. Na Figueira da Foz contabilizam-se 12 070 TEU, um ganho de 27,1%.
Em Julho, o movimento de contentores nos portos nacionais chegou aos 214 682 TEU (mais 5,6% em termos homólogos), com Setúbal a crescer 78%, a Figueira da Foz 62%, Sines 13% e Leixões 7%. Lisboa afundou 17%.
As estatísticas divulgadas pelo IMT (e pelas administrações portuárias) não distinguem os contentores de tráfego nacional dos de import/export e de transhipment.
24/09/2014
Continua em forte alta o movimento de contentores nos portos nacionais. Nos primeiros sete meses foram 1,43 milhões de TEU, mais 15,5% que os 1,24 milhões de TEU de há um ano. A liderar o crescimento está o porto de Sines, ainda que em termos percentuais seja Setúbal a destacar-se.
Entre Janeiro e Julho, o Terminal XXI movimentou 703 110 TEU, isto é, cerca de metade do total nacional. Na comparação com o período homólogo de 2013, o ganho é de 36,2%. A quebra relativamente a meses anteriores justifica-se pelo facto de a comparação ser feita com meses cada vez mais “fortes” à medida que o ano avança.
À escala ibérica, Sines reforçou a sua quarta posição e está cada vez mais perto do terceiro do ranking, Barcelona, que no mesmo período apenas avançou 7,6% para a casa do milhão de TEU.
Por cá, atrás de Sines mantém-se Leixões, que nos primeiros sete meses movimentou 384 419 TEU, o que representou um ganho homólogo de 9,8%. Cada vez mais atrasado, Lisboa recua 17,4% e fica-se pelos 272 090 TEU.
A uma escala diferente, mas a dar passos de gigante para a sua dimensão, Setúbal avança 75% e já soma 60 679 TEU movimentados. Na Figueira da Foz contabilizam-se 12 070 TEU, um ganho de 27,1%.
Em Julho, o movimento de contentores nos portos nacionais chegou aos 214 682 TEU (mais 5,6% em termos homólogos), com Setúbal a crescer 78%, a Figueira da Foz 62%, Sines 13% e Leixões 7%. Lisboa afundou 17%.
As estatísticas divulgadas pelo IMT (e pelas administrações portuárias) não distinguem os contentores de tráfego nacional dos de import/export e de transhipment.
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