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Operadores do porto de Lisboa atacam terminal de contentores no Barreiro<

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Operadores do porto de Lisboa atacam terminal de contentores no Barreiro< Empty Operadores do porto de Lisboa atacam terminal de contentores no Barreiro<

Mensagem por Admin Seg Out 06, 2014 11:07 am

Operadores do porto de Lisboa atacam terminal de contentores no Barreiro< Card_agua1


A Comunidade Portuária de Lisboa enviou uma carta à presidente da APL a criticar a opção do Barreiro e a defender mais estudos e alternativas. A polémica não acabou na Trafaria.


Os membros da Comunidade Portuária de Lisboa (CPL) - que reúne o conjunto das empresas que operam no porto da capital - discordam da opção do Barreiro para futuro terminal de contentores, privilegiando a opção do Jamor, junto a Algés. Em carta enviada à APL - Administração do Porto de Lisboa no passado dia 1 de Outubro, a que o Diário Económico teve acesso, António Dias, presidente da CPL, diz que " parece não fazer sentido (...) que se apresente um estudo e se opte por uma solução para a localização de um terminal de contentores, sem que a mesma pareça resultar duma opção geoestratégica pensada, integrada e mais ampla que contemple, pelo menos, toda a área portuária Lisboa/Setúbal".

"É crucial o posicionamento competitivo pretendido para o novo terminal ‘versus' aqueles com quem vai ter de concorrer Sines, Algeciras, Tânger, ..., no ‘transhipment'; Sines, Setúbal, Leixões, ..., no mercado português e na captação ibérica. O Barreiro não parece ser um campeão contra os primeiros nem inequivocamente decisivo contra os segundos", alerta António Dias, na referida carta.

Contactada pelo Diário Económico, Marina Ferreira, presidente da APL, defendeu que "os membros da CPL não estão contra o terminal do Barreiro; mostraram foi alguma decepção com a solução do Barreiro, algum desapontamento". "Desta carta, não lhe digo que estão contra ou que estão a favor", defendeu a presidente do porto de Lisboa. Recorde-se que a própria APL integra a CPL. Também contactado pelo Diário Económico, António Dias escusou-se a adiantar mais comentários sobre este assunto.

De acordo com Marina Ferreira, "os membros da CPL consideraram ainda que o estudo comparativo da APL era insuficiente". Com efeito, a carta assinada pelo presidente da CPL refere que "genericamente a apresentação que foi feita do estudo [da APL] e as conclusões a que se chegaram ‘souberam a insuficiente'", "não só nos pontos determinantes que justificam a opção tomada [do Barreiro], como essencialmente no gorar das expectativas que a apresentação suscitava". A carta da CPL decorreu de uma sessão promovida pela APL, a 22 de Setembro, para apresentação das conclusões do estudo comparativo para a localização do futuro terminal de contentores de Lisboa. 

Além das questões sobre a dimensão dos navios que poderão ter acesso ao futuro terminal e sobre como será o funcionamento dos terminais de contentores do porto de Lisboa enquanto esta infra-estrutura não estiver operacional (ver texto ao lado), a CPL refere na carta em causa que "existem seguramente outro tipo de observações, porventura de espectro mais fino, que poderiam ser levantadas à luz de uma apresentação mais pormenorizada, com maior informação e precisão".

"Alguns critérios que justificaram as opções, conforme foi referido na reunião, pareceram demasiado centrados no investimento inicial sem parecerem ter suficientemente em consideração os custos operacionais/variáveis futuros", avisa a carta enviada por António Dias. Recorde-se que os especialistas do sector consideram que a opção do Barreiro irá trazer custos mais elevados com as dragagens ao longo da vida do terminal. 


Depois da contestação à localização na Trafaria, o projecto do novo terminal de contentores de Lisboa foi gradualmente ‘transferido' para o Barreiro. A posição que os operadores portuários de Lisboa tomaram na semana passada pode lançar mais dúvidas e controvérsia sobre este processo.

Nuno Miguel Silva
00.05 h
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Operadores do porto de Lisboa atacam terminal de contentores no Barreiro< Empty Comunidade Portuária de Lisboa envia carta ao Governo a criticar hipótese Barreiro

Mensagem por Admin Qui Out 09, 2014 11:13 pm

Operadores do porto de Lisboa atacam terminal de contentores no Barreiro< Portodelisboanova

É o tema do momento e está longe de gerar consenso. Depois das notícias que apontam para a mais que provável aposta no Barreiro para a construção do novo terminal de contentores de Lisboa, eis que a Comunidade Portuária de Lisboa enviou uma carta à presidente da APL a criticar essa hipótese, solicitandi mais estudos e alternativas. 

Na carta fica claro que os membros da Comunidade Portuária de Lisboa (CPL) não estão de acordo com a opção do Barreiro para futuro terminal de contentores, privilegiando a opção do Jamor, junto a Algés. A carta foi enviada a 1 de outubro e nela, António Dias, presidente da CPL, diz que " parece não fazer sentido (...) que se apresente um estudo e se opte por uma solução para a localização de um terminal de contentores, sem que a mesma pareça resultar duma opção geoestratégica pensada, integrada e mais ampla que contemple, pelo menos, toda a área portuária Lisboa/Setúbal".

"É crucial o posicionamento competitivo pretendido para o novo terminal ‘versus' aqueles com quem vai ter de concorrer Sines, Algeciras, Tânger, ..., no ‘transhipment'; Sines, Setúbal, Leixões, ..., no mercado português e na captação ibérica. O Barreiro não parece ser um campeão contra os primeiros nem inequivocamente decisivo contra os segundos", alerta António Dias, na referida carta.

Ao Diário Económico, Marina Ferreira, presidente da APL, defendeu que "os membros da CPL não estão contra o terminal do Barreiro; mostraram foi alguma decepção com a solução do Barreiro, algum desapontamento". "Desta carta, não lhe digo que estão contra ou que estão a favor", defendeu a presidente do porto de Lisboa. Recorde-se que a própria APL integra a CPL. 

De acordo com Marina Ferreira, "os membros da CPL consideraram ainda que o estudo comparativo da APL era insuficiente". Com efeito, a carta assinada pelo presidente da CPL refere que "genericamente a apresentação que foi feita do estudo [da APL] e as conclusões a que se chegaram ‘souberam a insuficiente'", "não só nos pontos determinantes que justificam a opção tomada [do Barreiro], como essencialmente no gorar das expectativas que a apresentação suscitava". 

Além das questões sobre a dimensão dos navios que poderão ter acesso ao futuro terminal e sobre como será o funcionamento dos terminais de contentores do porto de Lisboa enquanto esta infra-estrutura não estiver operacional (ver texto ao lado), a CPL refere na carta em causa que "existem seguramente outro tipo de observações, porventura de espectro mais fino, que poderiam ser levantadas à luz de uma apresentação mais pormenorizada, com maior informação e precisão".

"Alguns critérios que justificaram as opções, conforme foi referido na reunião, pareceram demasiado centrados no investimento inicial sem parecerem ter suficientemente em consideração os custos operacionais/variáveis futuros", avisa a carta enviada por António Dias. Recorde-se que os especialistas do sector consideram que a opção do Barreiro irá trazer custos mais elevados com as dragagens ao longo da vida do terminal. 

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Operadores do porto de Lisboa atacam terminal de contentores no Barreiro< Empty Comunidade Portuária de Setúbal critica novo terminal em Lisboa

Mensagem por Admin Seg Out 13, 2014 1:52 pm

Operadores do porto de Lisboa atacam terminal de contentores no Barreiro< TNLogo

Em comunicado, a Comunidade Portuária de Setúbal (CPS) praticamente arrasa a insistência de Lisboa na construção de um novo terminal de contentores.
 
O comunicado é emitido a propósito das notícias recentes sobre o estudo da APL para a construção do novo terminal de contentores que dá preferência ao Barreiro, mas praticamente não aborda a questão da localização. Vai mais além e mais fundo.
 
Desde logo, é criticado o facto de ser a APL a realizar o estudo. “Qualquer estudo comparativo que envolva a região da grande Lisboa, em matéria de infraestruturas portuárias, deverá ser sempre realizado a um nível superior, no âmbito do IMT ou da própria Secretaria de Estado”, é dito.
 
Porque é preciso o “enquadramento estratégico que inclua a oferta já existente na região”. Nomeadamente, em Setúbal, com “ampla capacidade instalada, disponível e subaproveitada”, “com excelentes ligações rodo e ferroviárias e boas acessibilidades marítimas”.
 
E porque se imporá “uma rigorosa análise comparativa não só das capacidades existentes, mas sobretudo das vantagens e desvantagens em rentabilizar estruturas já disponíveis, ainda que passíveis de algumas melhorias a custo reduzido, versus novas construções com custos de investimento globais e de manutenção incomensuravelmente superiores”, reforça o comunicado.
 
A CPS lembra a “sobreposição” dos hinterlands de Setúbal/Lisboa ”e a correspondente actuação dos dois portos no mesmo mercado”  para sustentar que “existindo já no porto de Setúbal uma infraestrutura com ampla capacidade disponível para servir quer o mercado actual quer o esperado aumento do tráfego de contentores afecto à região da grande Lisboa, no segmento do ShortSea, entendemos ser Setúbal a opção mais adequada e a mais competitiva para dar cabal resposta àquela tendência de crescimento”.
 
A Comunidade Portuária setubalense critica ainda a opção pelos tráfegos deepsea (“tendo em conta o ambiental concorrencial já existente”), sustentando, ao invés, “que uma política preferencial de incentivo e suporte ao transporte marítimo de curta distância é a que mais se adequa às características do nosso mercado de influência e da nossa posição geográfica”.
 
“Todos os estudos das mais conceituadas consultoras que rastreiam o tráfego marítimo mundial apontam para essa conclusão que, de resto, é assumida pela Comissão Europeia como prioridade estratégica das políticas de transporte”, reforça.
 
Ainda assim, a CPS concede que “a existir algum potencial” na opção Barreiro, “deverá ser resguardado para e quando houver aumento de procura que justifique” o investimento no novo terminal. Salvaguardando, todavia, que deverão ser considerados “factores de custo associados a dragagens de manutenção e a impactos ambientais de elevada relevância (…), de modo à salvaguarda de decisões mais realistas e dimensionadas às nossas melhores opções estratégicas”.

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