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Sociedade de Geografia de Lisboa debateu futuro terminal de contentores no Barreiro
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Sociedade de Geografia de Lisboa debateu futuro terminal de contentores no Barreiro
Decorreu esta segunda-feira, no Auditório Adriano Moreira da Sociedade de Geografia de Lisboa, a Conferência “O futuro terminal de contentores no Barreiro”. A sessão, promovida pela Secção de Transportes, juntou Jorge Pinho de Almeida e Rui D’ Orey.
Um pouco no seguimento das declarações de Marina Ferreira, presidente da Administração do Porto de Lisboa, que lembrou que a expansão do Porto de Lisboa "está totalmente dependente de investimento privado" há poucos dias, foi uma plateia de dúvidas aquela que esteve na sessão, e dois oradores com visões de viabilidade técnica diferentes quanto a um futuro terminal de contentores no Barreiro.
Embora não acredite que o terminal de contentores seja uma realidade nos próximos tempos, Jorge Pinho de Almeida, que abriu a sessão, defendeu que uma solução na margem Sul passa por repensar o negócio do porto de Lisboa, diminuindo a capacidade na margem norte e transformado Lisboa num porto feeder .
Já Rui D’Orey, que se seguiu, destacou que “Lisboa não pode continuar estagnada quando os outros portos estão a crescer”. Havendo investidores privados interessados há que aproveitar a “oportunidade de alguém fazer um investimento”. Assinalou que Lisboa pode-se tornar um porto hub, com Setúbal para o ShortSea, se operadores como a APM Terminals, que têm interesse em ter “soluções em carteira nesta região”, tal como armadores, apostarem em Portugal.
No entanto para Jorge Pinho de Almeida, a ideia de dois “grandes” portos hub em Portugal não faz sentido. Para o consultor esse deve ser o papel de Sines como porto hub, abrindo espaço a mais um armador, e ao terminal Vasco Da Gama.
Por outro lado Rui D’ Orey, em resposta à assistência, interpretou porque não se equaciona a solução Setúbal, por ser uma questão mais política. Uma aposta no Barreiro, ao contrário de Setúbal, não terá necessidade de ser negociada com o concessionário, num cenário que também comporta o apoio dos fundos de coesão, que Setúbal não pode ser contemplado.
Embora a opção e os indicadores sejam vincados para um terminal no Barreiro, a assistência não deixou certezas.
Autor/fonte: Rui Ribeiro
10.02.2015
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