Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2010  2018  2013  2023  2015  2016  2017  2011  2012  cais  cmtv  2019  tvi24  2014  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Onde andam os socialistas? EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Onde andam os socialistas? EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Onde andam os socialistas? EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Onde andam os socialistas? EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Onde andam os socialistas? EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Onde andam os socialistas? EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Onde andam os socialistas? EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Onde andam os socialistas? EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Onde andam os socialistas? EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Onde andam os socialistas? Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
376 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 376 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Onde andam os socialistas?

Ir para baixo

Onde andam os socialistas? Empty Onde andam os socialistas?

Mensagem por Admin Qua Out 29, 2014 11:46 am

Onde andam os socialistas? Imagem_imagem_hk4i0891_ok


No meio disto tudo, enquanto o governo se batia por um acordo histórico para a Europa, onde é que andava o PS?

Custou mas foi. A Europa que não conhece fronteiras na circulação de mercadorias, de capitais ou até de pessoas, demorou quase 60 anos a quebrar as fronteiras na circulação de energia. Depois da união monetária, a criação do mercado comum de energia é o mais prometedor avanço na história da integração europeia. E o mérito desta iniciativa saída do último Conselho, não sendo exclusivamente nosso, fala sobretudo português. Coube a Pedro Passos Coelho, bem secundado pelo ministro Jorge Moreira da Silva, liderar o bloco de países que fizeram depender a ratificação do Acordo para o Clima e Energia de uma ambiciosa agenda de reforço das interconexões das redes eléctricas europeias. À beira da sua terceira recessão em três anos e com a deflação a ameaçar a débil recuperação da zona euro, a Europa precisa desesperadamente de um choque vital. Esse estímulo ao crescimento pode vir do investimento em massa em redes transeuropeias de energia. Era de supor um enorme consenso sobre a necessidade de fazer este caminho. Puro engano. Como a europeização dos assuntos nacionais continua a ser a regra, houve quem, como o socialista Hollande (mais preocupado com o seu nuclear), quisesse manter a Ibéria isolada. As resistências do Conselho à posição portuguesa foram tremendas, aqui resumidas pelo "Financial Times": "A emergência de Portugal como força de bloqueio apanhou toda a gente de surpresa", acrescentando que "Rajoy desistiu das negociações deixando a Passos Coelho a batalha pelos ibéricos". A irredutibilidade nacional só foi ultrapassada depois de, madrugada fora e à margem do Conselho, Merkel, Hollande, Barroso e Rompuy terem acordado a meta para as interligações proposta por Passos Coelho.

Portugal teve uma vitória em toda a linha, sobretudo em três tabuleiros. (1) Económico: o Acordo permite o acesso a um fundo de 5,8 mil milhões para investimento em infra-estruturas; o custo da energia baixará, aumentando a competitividade das nossas empresas; o combate à dívida vai fazer-se com outras armas; as reservas de gás nacionais, presentes e futuras, e energias renováveis alimentam a rede europeia. (2) Estratégico: Portugal tem capacidade para ser a porta de entrada do gás de xisto americano na Europa; a Europa reduz a dependência da Rússia; a Europa volta a olhar para o Atlântico colocando Portugal no coração desta relação. (3) Político: Passos reforçou o seu prestígio e o do país no Conselho; tal como no passado, a união e a integração da Europa faz-se pela energia, agora não pelo carvão ou pelo aço, mas pelo vento, pelo sol e pela água. Foi uma nova Europa que nasceu em Outubro de 2014.

No meio disto tudo, enquanto o governo se batia por um acordo histórico para a Europa, onde andava o PS? Terá manobrado nos bastidores para, junto da sua família política, garantir apoio às pretensões portuguesas? O PS foi uma inexistência e foi preciso o acordo estar fechado para mostrar que estava vivo e que tinha algo a dizer sobre o assunto, ainda que esse algo oscilasse entre o pouco e o nada. O pouco foi condensado na espantosa confissão de António Costa, notando ter "boas indicações" sobre o acordo alcançado. Boas indicações? Boas indicações vêm nos horóscopos. Isto foi uma grande e importante vitória para o país. Mas Costa foi mais longe. Como aquele que em cada vitória do país vê uma derrota do seu partido, desatou a criticar o governo pelo desperdício de fundos comunitários. Esta acusação é um duplo nada. É um nada porque é falsa, Portugal ocupa o primeiro lugar europeu na execução dos fundos - ao contrário, aliás, do que aconteceu no tempo em que Costa era o número dois do governo de Sócrates e em que, aí sim, Portugal estava na cauda da Europa. É um nada porque é reveladora do vácuo programático de um PS à imagem do seu candidato a primeiro-ministro. Costa é um homem politicamente hábil e um adversário respeitável. Mas os portugueses concordarão que é preciso mais que conversa celestial para ambicionar liderar o país. Costa mostrou não conhecer as grandes pastas da governação. É um estilo de fazer política com custos a que os socialistas já nos habituaram. Guterres fazia contas de cabeça. Sócrates fez contas ao contrário. Costa nem faz contas bem feitas. Talvez por isso lhe interessem as eleições o mais cedo possível. Assim dispensa-se de justificar os erros. Cada vez mais o PS de Costa é igual ao de Seguro.

Presidente da Câmara de Cascais

Escreve à quarta-feira

Por Carlos Carreiras
publicado em 29 Out 2014 - 05:00
Onde andam os socialistas? Logo_i_110
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos