Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 69 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 69 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Sonhar é caro ou o Terminal do Barreiro contado às Crianças distraídas
Página 1 de 1
Sonhar é caro ou o Terminal do Barreiro contado às Crianças distraídas
João Carvalho, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, assevera: «Grande parte do comércio com os EUA vai passar por Portugal».
Já nos cantaram esta canção quando Marcello Caetano resolveu construir o porto de Sines: ia ser o centro do transshipment para os mercados da Europa rica.
Infelizmente, os portos de Roterdão, Hamburgo e Antuérpia desobedeceram a Caetano e por certo desobedecerão a João Carvalho: não se deslocalizarão para a Mongólia, pelo que continuam ele a transhipar, isto é, a passar a mercadoria de navios grandes e com fretes baratos para outros mais pequenos e com fretes menoresmas que levam a mercadoria ao comprador. Ou para combóios de mercadorias.
O terminal do Barreiro por certo implicará o fecho do porto de Lisboa, arruinará o de Setúbal e dará aso a bonitas especulações imobiliárias sem ter o menor efeito sobre a zona de comércio Europa-América. Já agora, convinha saber qual o regime laboral que que hipoteticamente será aplicado ao Barreiro: favorecerá os fretes caros, as greves e o sindicalismo herdado da «guerra fria»?
Fantasias do tipo «vem aí a América» pagam-se caras.Está a chegar a época da caça aos gambuzinos: os prometidos capitais privados para o Barreiro quererão ser respaldados por 90% de dinheiro do contribuinte? A curiosa linguagem das «forças ocultas» promete fruta. Esperemos pela publicação dos estudos financeiros e de comercialização do porto do Barreiro.
Posted on Novembro 21, 2014
O Economista Português
Um blog de Economia Política e de Política Económica
Tópicos semelhantes
» Barreiro será mais caro que Setúbal sete euros/tonelada
» BARREIRO: Novo Terminal de Contentores prevê a criação de 1150 postos de trabalho (Só ilusões em Barreiro e Lisboa)
» Terminal de Contentores do Barreiro: «Se cumprir os critérios ambientais e houver privados interessados o terminal avança»
» BARREIRO: Novo Terminal de Contentores prevê a criação de 1150 postos de trabalho (Só ilusões em Barreiro e Lisboa)
» Terminal de Contentores do Barreiro: «Se cumprir os critérios ambientais e houver privados interessados o terminal avança»
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin