Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 422 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 422 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Missão Possível: Produtividade Máxima Em Movimento
Página 1 de 1
Missão Possível: Produtividade Máxima Em Movimento
As novas formas de gestão flexível vieram para ficar. É uma consequência inevitável da globalização e do desenvolvimento tecnológico, que se sente já como uma tendência mundial.
Se as novas tecnologias permitem que um gestor, ou colaborador se mantenha igualmente produtivo em casa ou em movimento, por que motivo continuar a limitar a produtividade ao espaço de escritório? E por que motivo os empresários e gestores de equipa continuam a sobrecarregar a sua estrutura de custos com escritórios sub-aproveitados, que não conseguem rentabilizar?
Apesar das soluções de trabalho flexível serem já o presente e o futuro da maioria das empresas que ambicionam um crescimento sustentável, esta mudança de mind-set ainda é um desafio para os gestores, pois para além de culturalmente ainda sentirmos uma necessidade de propriedade física de um espaço, também temos dificuldade na gestão de uma equipa à distância. Por isso, o que acontece frequentemente nestes casos é um esquema de trabalho misto, onde a equipa é gerida remotamente, mas com reuniões frequentes de equipa em espaços alugados por hora.
Na verdade, o trabalho remoto é difícil, exige muito à gestão e requer uma mudança de atitude nas organizações. Mas os problemas são ultrapassáveis e é possível ter uma gestão eficiente com toda uma equipa a trabalhar remotamente, desde que se promova a formação, desenvolvimento de competências e rigor nos processos. É necessário identificar e alocar tarefas, implementar sistemas de monitorização ou de medição, solicitar que os colaboradores apresentem relatórios regulares, seja por videoconferência ou outro meio, e assegurar que cumprem os programas de formação de que precisam.
As próprias tecnologias de hoje permitem que um colaborador esteja ligado em qualquer lugar, impulsionando o trabalho remoto e melhorando a sua produtividade. Curiosamente, os países líderes nesta área incluem a Índia, a China e o Brasil, onde os gestores se preocupam mais do que a média com a gestão produtiva do tempo dos colaboradores.
Colaboradores menos autónomos, ou gestores obcecados pelo controlo vão existir sempre, mas a evolução da sociedade e das empresas – com estruturas que se querem flexíveis, vai ditar mudanças no sentido de se trabalhar à distância ou de forma mais flexível.
Acima de tudo, é importante ter presente que hoje em dia, qualquer negócio de sucesso em Portugal tem de estar preparado para se internacionalizar e para criar uma estrutura inteligente, adaptável à mudança, com um risco calculado e sem grande necessidade de investimento. Ao optar por uma política de trabalho remoto, total ou parcial, a empresa reduz substancialmente os custos com aluguer de um espaço físico, bem como está preparada para ter colaboradores internacionais que implementem o negócio noutros países, sem necessidade de abrir em todos eles um escritório físico.
Jorge Valdeira
Regus Portugal Country Manager
2 Dezembro, 2014 00:02
OJE.pt
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin