Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2013  2023  2019  2017  cais  2010  cmtv  2012  tvi24  2014  2011  2015  2018  2016  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Governo quer dar 100 anos para privados gerirem terminal do Barreiro EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Governo quer dar 100 anos para privados gerirem terminal do Barreiro EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Governo quer dar 100 anos para privados gerirem terminal do Barreiro EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Governo quer dar 100 anos para privados gerirem terminal do Barreiro EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Governo quer dar 100 anos para privados gerirem terminal do Barreiro EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Governo quer dar 100 anos para privados gerirem terminal do Barreiro EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Governo quer dar 100 anos para privados gerirem terminal do Barreiro EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Governo quer dar 100 anos para privados gerirem terminal do Barreiro EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Governo quer dar 100 anos para privados gerirem terminal do Barreiro EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Governo quer dar 100 anos para privados gerirem terminal do Barreiro Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
65 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 65 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Governo quer dar 100 anos para privados gerirem terminal do Barreiro

Ir para baixo

Governo quer dar 100 anos para privados gerirem terminal do Barreiro Empty Governo quer dar 100 anos para privados gerirem terminal do Barreiro

Mensagem por Admin Sex Dez 19, 2014 12:20 pm

Governo quer dar 100 anos para privados gerirem terminal do Barreiro Card_terreno_barreiro


Fase de consulta pública da proposta de definição do âmbito do estudo de impacto ambiental deste projecto terminou ontem. A Administração do Porto de Lisboa (APL) elaborou o documento.

A fase de exploração do futuro terminal de contentores do Barreiro, projecto que o Governo pretende lançar em 2015, deverá ter uma fase de exploração de um século,por parte do operador privado que ganhar o concurso internacional. De acordo com a "Proposta de definição do âmbito do estudo de impacte ambiental" do projecto, cuja fase de consulta pública terminou ontem, "dado o carácter estruturante deste empreendimento e a sua longevidade, arbitra-se que a fase de exploração terá uma duração de cem anos (vida útil do TCB [Terminal de Contentores do Barreiro]), admitindo-se que a fase de exploração acompanhe aquele período", revela o documento da APL, a que o Diário Económico teve acesso.

[CORTE_EDIMPRESSA]

Por isso mesmo, de acordo com este documento entregue pela APL à Administração Portuguesa do Ambiente, "é razoável assumir que não há uma perspectiva sólida que permita estabelecer um horizonte temporal para a fase de desactivação".

Além da longevidade extra da concessão que o Governo está a idealizar para este terminal de contentores - na sua maioria, as concessões de terminais portuários oscilam entre os 15 e os 40 anos de prazo -, o estudo apresentado pela APL abre a porta à possibilidade de a construção deste empreendimento ocorrer em diversas fases. "Outra situação que deverá ser devidamente avaliada e ponderada nas alternativas do projecto será o faseamento construtivo do TCB, ou seja, se a construção do terrapleno deva ocorrer numa só fase ou em duas fases, acompanhando o crescimento da carga contentorizada", adianta o referido documento da APL.

"Tendo como base o estudo de mercado e de viabilidade económico-financeira do novo terminal de contentores, desenvolvidos pela AT Kearney (2013) para o porto de Lisboa, é expectável que, a médio prazo, a oferta actualmente existente não consiga fazer face à procura estimada", defende a APL no documento. Nos primeiros 11 meses deste ano, o porto de Lisboa regisout no entanto uma queda na movimentação de mercadorias face ao ano passado, em particular nos contentores, ao contrário da generalidade dos outros grandes portos nacionais - Sines, Setúbal, Leixões e Aveiro, por exemplo - que estão a bater recordes históricos consecutivos.

De acordo com esta projecção da APL, o porto da capital deverá movimentar em 2048 um montante de 2,7 milhões de TEU (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento).

Além de assumir definitivamente a localização do Barreiro para futuro terminal de contentores do porto de Lisboa, o documento da APL esclarece que se prevê o alargamento de duas para três vias em cada sentido em cerca de 1,5 quilómetros no IC21 (A39), entre a rotunda do Hospital do Barreiro e o nó com a futura ER 11-2), assim como a construção da ligação do terminal ao IC21 (A39), em cerca de 1,5 quilómetros; e a construção da tal ER11-2, para a ligação do IC21 ao IC32 (A33), em cerca de cinco quilómetros.

No que respeita aos acessos ferroviários, estão em análise duas soluções para permitir a ligação do futuro terminal à linha do Alentejo e desta à rede ferroviária nacional: a utilização do ramal existente, melhorado e renovado através de uma renovação integral de vias, de uma nova sinalização electrónica e de uma electrificação, entre outros aspectos; ou a utilização do canal anteriormente previsto para a TTT - Terceira Travessia do Tejo, projecto que foi abandonado por este Governo.

Nuno Miguel Silva
00.05 h
Económico
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos