Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 298 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 298 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
As quintas-feiras em Gotham City (uma fantasia de Natal)
Página 1 de 1
As quintas-feiras em Gotham City (uma fantasia de Natal)
Nos comics, o único jornalista com superpoderes é o que veio do planeta Krypton. Por cá, muitos têm superpoderes, pelo menos o da premonição
Usamos frases feitas sem pensar sobre o seu acerto. Se pensássemos, veríamos que muitas não merecem o uso que têm, ou porque não estão certas ou porque ficam aquém do que realmente acontece. Tomemos como exemplo uma frase célebre: "A realidade imita a ficção." Não me parece, nem tão-pouco me parece que a ficção imite a realidade. São dois mundos que vivem paralelamente, que não se tocam, nem sequer, muitas vezes, se conhecem entre si. Veja-se a realidade de algumas das nossas quintas-feiras e compare-se a mesma com a pobreza imaginativa dos comics. Estes não chegam nem aos calcanhares da agitação e dos efeitos visuais e sonoros das nossas quintas-feiras. Além disso, nos comics não há dias fixos, nem calendário previsível para as peripécias de heróis e bandidos que vivem na Gotham City que os seus artistas imaginaram, para deleite de miúdos e graúdos.
Cá na nossa Gotham City, e para deleite de graúdos (pois os episódios não são aconselháveis para miúdos), as quintas-feiras são o primeiro dia da semana. A semana começa à quinta, e normalmente com estrondo. Os nossos heróis não caçam bandidos na sombra, com arte e engenho. Caçam-nos em directo e, se possível, em prime-time. Além disso, nos comics o único jornalista com superpoderes é o que veio do planeta Krypton. Por cá não; por cá muitos têm superpoderes, pelo menos o da premonição, estando sempre no sítio certo e à hora certa quando a quinta--feira inaugura a semana. Se isto não são superpoderes, não sei o que sejam.
E à quinta-feira seguem-se normalmente quatro a cinco dias de aventuras, recheadas e coloridas, que os graúdos acompanham, com mais ou menos deleite, mas todos sustendo a respiração, enquanto esperam, presos do suspense que têm as coisas anunciadas mas não confirmadas. E vão vendo as coisas sucederem-se, umas após outras, quadradinho a quadradinho, balão de fala um depois do outro, prancha a prancha. E os mais superpoderosos até sabem ou adivinham coisas que os bandidos não sabem, e delas vão dando conta, com um bom embrulho de efeitos visuais e sonoros. Entretanto, os heróis, com as suas vestes e as suas artes, coragem e argúcia, pelejam contra os bandidos, e estes, cada vez mais cansados, começam a atascar-se na impotência.
Até que, lá para segunda, terça ou quarta-feira, tudo estará terminado, e segue-se um curto tempo de acalmia, para olear as armas, mudar as ligaduras, conduzir os bandidos ao lugar que compete às suas malfeitorias e ver os graúdos a respirar de alívio, por momentos serenos e tranquilos. Até que nasça o dia da próxima quinta-feira, e então, aí sim, faça todo o sentido aquela outra frase feita que diz "The show must go on". Podemos, cá na nossa Gotham City, não estar no lugar da frente em vários índices mundiais. Mas nisto damos dez a zero a qualquer um, incluindo aos pobres criativos dos comics. Depois disto ainda alguém acha que a realidade imita a ficção, ou que a ficção imita a realidade?
Advogado
Escreve quinzenalmente ao sábado
Por Rui Patrício
publicado em 27 Dez 2014 - 08:00
Jornal i
Tópicos semelhantes
» A fantasia socialista
» O reino de fantasia das regras da zona euro
» Os Famosos da TVI escolher mais o Litoral Alentejano "Sines até Milfontes" passear alguns dias de feiras
» O reino de fantasia das regras da zona euro
» Os Famosos da TVI escolher mais o Litoral Alentejano "Sines até Milfontes" passear alguns dias de feiras
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin