Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2017  2014  2018  2016  2011  tvi24  cmtv  2012  cais  2019  2023  2015  2013  2010  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Primeiros dias do ano EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Primeiros dias do ano EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Primeiros dias do ano EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Primeiros dias do ano EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Primeiros dias do ano EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Primeiros dias do ano EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Primeiros dias do ano EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Primeiros dias do ano EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Primeiros dias do ano EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

Primeiros dias do ano Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
277 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 277 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Primeiros dias do ano

Ir para baixo

Primeiros dias do ano Empty Primeiros dias do ano

Mensagem por Admin Seg Jan 12, 2015 1:06 pm

Primeiros dias do ano 14210012422788

Viver em dois países é uma perene dança entre contrastes que tornam a existência exigente, porém, rica...

O dia amanheceu pardacento e assim vai ficar até ao fim. Eu e o meu filho, montamos nas nossas bicicletas, de caminho até à escola: "Mãe, gostas de voltar a andar de bicicleta?", "Sim", respondo. "Mãe, eu gosto tanto disto".E por "isto", o meu filho quer dizer: o dia cinzento, as árvores arrepiadas do parque, as mães que cruzamos, com quem trocamos os "bons-dias", mas também as caras familiares a quem nunca ouviremos a voz, vizinhos de bairro que descem o parque e se cruzam, a cada dia, connosco, que o subimos. É mais fácil regressar a Londres, quando os nossos filhos lhe pertencem. Num instante, se faz o que tem de ser feito. O reequacionamento; que vai da dilatação das pupilas, a toda uma ciência anestésica em que o corpo é perito, graças à qual não se notem mais os dias que amanhecem cinzentos, mas apenas os que amanhecem risonhos.

Viver em dois países é uma perene dança entre contrastes que tornam a existência exigente, porém, rica. Para dividir a vida, assim, bem, entre duas cidades, mais do que acreditar que os contrastes são profícuos, é preciso valer-mo-nos deles. Saber que gozei de sol e que, em breve, o mesmo vai estar ao meu alcance, tornam este período de interregno, mais que tolerável: conveniente, razoável, sem ele não apreciaria tanto o que há-de vir; em si, ele encerra, algo de benéfico.

A vida em Londres é muito menos social, mais retirada, interior. No Inverno, os ingleses gostam de ficar em casa. Gostam desse confinamento, cativeiro plenamente desejado. Está-se mais só, e isso é pedra-de-toque para se trabalhar. Acreditem, em Lisboa, os elementos não são propícios. Aqui, vive-se para trabalhar. Não se vive para os sentidos, e até o álcool se ingere não para alcançar prazer, nem um estádio puro e duro de torpor: esta ilha é nessa matéria, o meio caminho, entre o Sul da Europa e os países nórdicos. Quanto à diversão, é desperdício de energias e tempo a que os habitantes de uma cidade de custo de vida exorbitante se não podem entregar.

Hoje, por excepção, foi um momento de sociabilidade intensa, mas todos sabemos que a sociabilidade advém da época (pré ou pós-natalícia, pré ou pós-veraneante), do assinalar de um evento (inauguração de casa, exposição, despedida de um colega de trabalho). O convívio é uma polidez social que se pratica, não brota de um genuíno sentido ou necessidade gregária. O que é, em tudo diferente, do modo como o Sul da Europa entende o convívio, onde pode ser um rasteiro não-evento, uma prosaica não---celebração, um juntar de ombros para quebrar o peso dos dias. Aqui esse juntar de ombros era inconcebível, cada qual sabe que é na solidão e silêncio que se carrega o fardo.

Portanto, hoje é o primeiro dia de regresso à escola e à rotina, o que justifica uma confraternização mais acentuada do que o normal, já que tantos londrinos não- -nativos, foram passar o Natal a casa. Há muito para contar, neste círculo de italianas que, contrariando a propensão à endogamia, me acolheram como única estrangeira de um grupo, cujo linguarejar, gesticular e nível de barulho, me fazem sentir em Itália, sem ter de viajar até lá. Estamos naquela idade da vida em que ir a casa significa tantas vezes confrontarmo-nos com o envelhecimento e o aumento das incapacidades dos pais, com a agravante ou atenuante, dependendo dos casos, de tudo isto ser feito à distância e com um sentido de culpa a pesar. "Mia mamma mi ha distrutto", diz uma italiana com encenação. "Como é que ela te destruiu"? Pergunto. Porque estou muito magra, diz, e depois, em roda, as outras confirmam como para, uma "mamma", o arquétipo de beleza, ainda são as formas e a gordura.

A noite é de breu, a lua nova brilha alta no céu. Volto do supermercado com um saco de compras impossível de adiar. A temperatura desceu e o frio faz-me erguer a cabeça. Na esquina, encontro o sem- -abrigo, novo de idade e aos meus olhos. "Can you spare some change, please?". "I don't have any", respondo, reduzida a dinheiro plástico. "Have a good night", deseja-me. Sigo para casa a pensar no que será não ter um tecto numa noite gelada como esta, "e ele ainda me desejou uma boa noite", conto quando chego. "Ele estava a ser sarcástico, mãe", contradiz o meu filho. Mas não era bem isso, articulou apenas uma frase com a subtileza bastante, para me deixar alguma má consciência.

Escritora, a viver em Londres

Por Clara Macedo Cabral
publicado em 12 Jan 2015 - 08:00
Jornal i
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo