Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 315 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 315 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
O que move os gestores
Página 1 de 1
O que move os gestores
Uma questão que os pequenos accionistas não devem ignorar é que são os grandes accionistas que comandam o destino das empresas.
Há cerca de 20 anos, entre quatro paredes frias e cinzentas da Faculdade de Economia do Porto, um dos meus professores dizia que o papel dos gestores de uma empresa era maximizar o valor da empresa. Parecia uma afirmação incontestável, inabalável e que nem sequer incendiava o espírito crítico de um jovem estudante.
No entanto, os 20 anos que se seguiram a essa aula, mostraram-me que a prática nem sempre segue a teoria. Algumas vezes, os gestores preocupam-se mais com o seu posto de trabalho ou em agradar aos accionistas de maior peso.
Em algumas OPA (Ofertas Públicas de Aquisição) que ocorreram no mercado português, fiquei chocado com a manifestação de oposição, por parte dos conselhos de administração, argumentando que o preço oferecido era demasiado baixo. Em alguns casos, o preço era óptimo para os accionistas da empresa, mas os gestores temiam que a OPA resultasse no fim do seu trabalho na liderança da empresa.
A história dos últimos 20 anos da bolsa portuguesa está recheado de OPA em que as administrações consideraram o preço como demasiado baixo e o tempo veio a mostrar que eram ofertas fabulosas. Os accionistas saíram a perder, mas os gestores das empresas mantiveram-se no cargo durante muitos anos.
Outra questão que os pequenos accionistas não devem ignorar é que são os grandes accionistas que comandam o destino das empresas. São eles que, habitualmente, nomeiam os administradores e esse poder faz-se sentir na hora da tomada de decisões estratégicas. Muitas vezes, as empresas seguem rumos que favorecem alguns interesses dos grandes accionista em detrimento da política de maximização de valor da empresa.
O caso da PT é um bom exemplo disso e já nem estou a falar da escandalosa questão dos 900 milhões de euros colocados na Rioforte, com benefícios claros para o Grupo Espírito Santo. Falo, por exemplo, da venda da Vivo e o pagamento de dividendos extraordinários brutais, ao longo dos anos seguintes, descapitalizando uma das maiores empresas nacionais, de forma a dotar de liquidez os seus principais accionistas, ávidos dessa liquidez, como era o caso do Banco Espírito Santo.
Quando um pequeno accionista detém uma posição de longo prazo numa empresa, saber quem são os accionistas de referência e quais as suas motivações é quase obrigatório, de forma a não se sentir atraiçoado pelas decisões da gestão, onde o peso da balança cai sempre para o lado dos mais fortes.
Caro professor, há 20 anos, apreciei a sua aula teórica. Mas os episódios que a vida real nos vai mostrando, alguns ao jeito de novelas, fazem-nos perder a inocência. Nem sempre os gestores decidem em benefício da empresa. Valores mais altos se levantam.
Comente aqui o artigo de Ulisses Pereira
Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui
Analista Dif Brokers
ulisses.pereira@difbroker.com
19 Janeiro 2015, 09:55 por Ulisses Pereira | ulisses.pereira@difbroker.com
Negócios
Tópicos semelhantes
» O que move o terror?
» Empresários, economistas e gestores classificam Orçamento de 0 a 20
» MINISTÉRIO leva seis meses "Move" - Empresas de Promoção desejo de acabar com a exclusividade de estiva e atende decisão europeu
» Empresários, economistas e gestores classificam Orçamento de 0 a 20
» MINISTÉRIO leva seis meses "Move" - Empresas de Promoção desejo de acabar com a exclusividade de estiva e atende decisão europeu
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin