Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 271 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 271 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
O mundo está um local perigoso
Página 1 de 1
O mundo está um local perigoso
Sempre esteve, é verdade, mas a situação agravou-se nos últimos tempos. Ou estamos muito enganados ou desde o início da Segunda Guerra Mundial (com as consequências que se sabem) e da crise dos mísseis de Cuba (que felizmente não deu em guerra quente, apenas prolongou a fria) que não vemos o mundo tão perigoso.
Há um filme de Jean Renoir, "A Regra do Jogo", de 1939, em que os protagonistas "andavam alegremente a dançar em cima de um vulcão". O vulcão iria mesmo explodir (com as consequências que se sabem). Parece-me que, neste momento na Europa, e no mundo, andamos outra vez a bailar perigosamente em cima de várias crateras. A paranóia e o fanatismo do Exército Islâmico não devem dar sossego a ninguém. A alguns milhares têm dado mesmo fortes dores de cabeça, quando ficam sem elas pelos processos mais bárbaros. Mas o que se passa em África não é de menor gravidade, nomeadamente na Nigéria, onde impera o Boko Haram. Mas passando rapidamente à Europa, a Ucrânia é um rastilho de pólvora que Putin por um lado e os ocidentais pelo outro parecem estar muito interessados em acender.
O mesmo se passa com o acolhimento dado às propostas do novo governo grego, que inflamaram as "pacíficas" gentes que governam há umas décadas em nome do neoliberalismo e do capitalismo mais radical e corrupto, a grande maioria dos países da UE. Que permaneça no poder (ao que julgamos) um governo cripto fascista na Hungria, não incomoda os esclarecidos espíritos que nos governam. Mas um arzinho de insurreição na Grécia é o diabo! A verdade é que isto anda tudo ligado ao capital, à alta finança, aos interesses mais venais que se possa imaginar. Como se já não chegasse o que se tem vindo a saber por aqui (e lá por fora), agora chega-nos a confirmação do que há muito era sabido de ciência certa: a Suíça como paraíso de branqueamento de capitais. Ora será que a malta aguenta este estado de coisas sem pestanejar muito mais tempo? Quando o vulcão rebentar (com as consequências que se calculam) os politiqueiros deste tempo que sobrevivem acocorados às ordem do capital internacional (dos EUA à China, do Islão à Europa, tudo a mesma tropa-fandanga!) vão ter muito que contar. Mas, infelizmente, mais uma vez, quem irá pagar as favas, será o zé-povinho.
Escreve à sexta-feira
Por Lauro António
publicado em 13 Fev 2015 - 08:00
Jornal i
Tópicos semelhantes
» O mundo está tão estranho
» Esta gente vive em que mundo?
» A sétima economia do Mundo: o Mar (Srs. "Presidentes", está aí alguém?)
» Esta gente vive em que mundo?
» A sétima economia do Mundo: o Mar (Srs. "Presidentes", está aí alguém?)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin