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Presidente da Baía do Tejo defende construção do novo terminal no Barreiro
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Presidente da Baía do Tejo defende construção do novo terminal no Barreiro
A Baía do Tejo apoia a decisão do Governo de apontar a localização Barreiro para a construção do novo terminal de contentores de Lisboa, como foi hoje assumido por António Pires de Lima, ministro da Economia.
A Baía do Tejo, empresa pertencente à Parpública, apoia a decisão do Governo de apontar a localização Barreiro para a construção do novo terminal de contentores de Lisboa, como foi hoje assumido por António Pires de Lima, ministro da Economia, e Sérgio Silva Monteiro, na sessão de apresentação do reordenamento das plataforma multimodal do porto de Lisboa, na Gare Marítima de Alcântara.
"Na perspectiva da Baía do Tejo, é de todo o interesse a implantação deste equipamento no Barreiro. A plataforma logística e industrial anexa ao terminal de contentores localizar-se-á nos territórios do Parque Empresarial do Barreiro, potenciando em definitivo a procura e o reforço da actividade económica na região, o que irá permitir concretizar a missão da Baía do Tejo ao nível do reordenamento territorial e da requalificação ambiental de todos os territórios do Arco Ribeirinho Sul", sublinhou Jacinto Guilherme Pereira, presidente da Baía do Tejo, em declarações ao Diário Económico ‘online'.
"Estamos envolvidos neste processo através de um protocolo assinado entre a APL, a CM Barreiro, a Refer e as Estradas de Portugal e temos vindo a trabalhar em conjunto no sentido de se potenciar este investimento como factor de desenvolvimento económico e social", acrescentou o presidente da Baía do Tejo.
Hoje, Marina Ferreira, presidente da APL - Administração do Porto de Lisboa apresentou publicamente o projecto de reordenamento da plataforma multimodal do porto de Lisboa ao ministro da Economia, um plano de investimento que inclui o novo terminal de contentores no Barreiro, a navegabilidade do rio Tejo até Alenquer, a recuperação do terminal da ex-Siderurgia Nacional no Seixal, o novo terminal de cruzeiros em Santa Apolónia, a concessão da marina do Tejo (docas de Pedrouços e do Bom Sucesso) e a construção dos acesso rodo e ferroviários a estas infra-estruturas.
O Económico apurou que o conjunto destes investimentos deverá ser sempre superior a 600 milhões de euros, podendo atingir cerca de 800 milhões de euros. Cerca de 500 milhões de euros serão especificamente canalizados para a construção do novo terminal de contentores no Barreiro, a ser integralmente suportados por um ou mais operadores privados.
O novo terminal de contentores no Barreiro e a plataforma logística e tecnológica associada serão construídos nos terrenos públicos geridos pela Baía do Tejo, assim como as infra-estruturas para a recuperação do terminal da ex-Siderurgia Nacional, no Seixal.
Também ontem, o Governo português entregou a candidatura aos fundos comunitários para a realização dos diversos estudos e avaliações de impacto ambiental, num montante orçamentado em cerca de 5,5 milhões de euros.
"Este projecto não é contra ninguém. É complementar a outros projectos de desenvolvimento portuário em Sines, Aveiro, Setúbal, Figueira da Foz, Viana do Castelo e, muito especialmente, em Leixões", garantiu hoje António Pires de Lima na sessão de apresentação do reordenamento da plataforma multimodal do porto de Lisboa.
Nuno Miguel Silva
20.31 h
Económico
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