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Estudo diz que Barreiro reúne as melhores condições para receber novo terminal

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Estudo diz que Barreiro reúne as melhores condições para receber novo terminal Empty Estudo diz que Barreiro reúne as melhores condições para receber novo terminal

Mensagem por Admin Sáb Nov 29, 2014 5:01 pm

Estudo diz que Barreiro reúne as melhores condições para receber novo terminal 434061

A proposta de definição do âmbito do Estudo de Impacte Ambiental vai estar em consulta pública até ao dia 19 de Dezembro

O Barreiro é o território que reúne melhores condições para receber o novo terminal de contentores, refere a proposta de definição do âmbito do Estudo de Impacte Ambiental hoje divulgada.

O documento explica que numa análise às três vertentes, ambiente, operação e os impactos urbanos, o Barreiro é a melhor solução, em comparação com a Trafaria, referindo que várias outras soluções foram estudadas ao longo dos anos.

"No cenário Trafaria constata-se que a infra-estrutura necessita de um molhe de protecção, uma vez que a zona é exposta a agitação marítima significativa e é uma área que possui um aglomerado populacional adjacente à plataforma portuária, apresentando constrangimentos ambientais a nível das acessibilidades terrestres", refere o documento elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Ao invés, o cenário Barreiro possui já estudos efectuados no âmbito da então projectada Terceira Travessia do Tejo (TTT) e da deslocalização da infra-estrutura portuária Tanquipor, configurando uma plataforma a inserir num contexto portuário já existente na área.

"Não necessita de molhe de protecção, a analisar em fase de estudo prévio. Quando avaliados os critérios quantitativos, o investimento no terminal é bastante equivalente nos dois cenários, embora mais favorável na Trafaria. Contudo, quando avaliado o investimento nas acessibilidades terrestres, a opção Barreiro torna-se mais favorável", salienta.

A zona em estudo para a localização do novo terminal de contentores no Barreiro é o território da Baía do Tejo, empresa do universo Parpública, que tem a seu cargo a gestão dos Parques Empresariais Baía do Tejo, localizados no Barreiro, Seixal e Estarreja.

Em relação aos critérios económicos, o documento salienta que no Barreiro existe disponibilidade de uma área de cerca de 350 hectares para expansão logística e industrial, o que não acontece no cenário Trafaria, onde não existe qualquer disponibilidade de área de expansão.

"Concluiu-se assim, que o cenário Barreiro é o que apresenta, numa primeira análise comparativa, condições mais favoráveis à localização do novo terminal de contentores de Lisboa, nos âmbitos ambiental, operacional e de impacto directo na economia", refere.

A proposta refere que foram estudadas e analisadas ao longo dos anos localizações como a zona de Caxias/Dafundo, a zona de Algés na margem Norte, uma área no leito de rio, na zona do Mar da Palha, e na margem Sul Trafaria, Ponta do Corvos (Seixal), Península do Montijo e Barreiro.

A proposta de definição do âmbito do Estudo de Impacte Ambiental vai estar em consulta pública até ao dia 19 de Dezembro.

Por jornal i com agência lusa
publicado em 28 Nov 2014 - 15:40
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Estudo diz que Barreiro reúne as melhores condições para receber novo terminal Empty Terminal de contentores no Barreiro revitaliza território da Baía do Tejo

Mensagem por Admin Sáb Nov 29, 2014 5:04 pm

Barreiro, 28 nov (Lusa) - A proposta de definição do âmbito do Estudo de Impacte Ambiental para o novo terminal de contentores refere que a infraestrutura vai dar utilidade aos terrenos no Barreiro, que se encontram "abandonados e que só servem para uso industrial".

"A possibilidade de estabelecer uma nova zona portuária e industrial nestes terrenos poderá contribuir para a revitalização do tecido económico, para a rentabilidade do espaço, para a reconversão de áreas industriais degradadas e para a redução do passivo ambiental", refere a proposta elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A zona em estudo para a localização do novo terminal de contentores no Barreiro é o território da Baía do Tejo, empresa do universo Parpública, que tem a seu cargo a gestão dos Parques Empresariais Baía do Tejo, localizados no Barreiro, Seixal e Estarreja.

"O objetivo principal é dar utilidade a terrenos que dificilmente servirão para algo que não ao uso industrial e que agora se apresentam abandonados. Contribui ainda para a diminuição dos custos de construção dos acessos rodoferroviários necessários para a distribuição e receção de cargas", acrescenta.

O documento frisa que a solução do Barreiro não é inovadora, já que em 2007 era apontada como alternativa potencial para receber o novo terminal de contentores.

A proposta explica ainda que existem fatores que contribuíram para o Barreiro ser visto como um boa hipótese, como a suspensão da Terceira Travessia do Tejo, já que amarração a sul seria precisamente sobre o território em análise, bem como a contestação popular à construção do terminal na zona da Trafaria.

Caso o terminal se venha a localizar no Barreiro, a proposta salienta que serão necessárias novas acessibilidades ferroviárias e rodoviárias e alargar estradas existentes, de modo a assegurar o eficiente escoamento da carga contentorizada.

Em relação aos sedimentos, o documento refere que os estudos não revelam a presença de materiais pesados que condicionem as dragagens, salientando que o passivo ambiental em terra pode ser resolvido caso o projeto avance, o que será um "benefício biofísico e social".

Quanto às três grandes empresas a operarem na área adjacente ao terminal, Fisipe, Nova AP e LBC Tanquipor, o estudo refere que devem ser analisados os riscos.

O novo terminal do Barreiro, caso avance, ficará localizado num terrapleno a construir com os materiais a dragar no leito do rio para o aprofundamento do canal de navegação existente e bacias de manobra e cais de acostagem, na continuação da Área Industrial do Barreiro.

"A estrutura de acostagem tem um comprimento total de cerca de 1.500 metros, considerando-se a possibilidade da sua construção em duas fases (796 m + 704 m). Estará fundada a uma cota tal que permita fundos disponíveis ao longo de todo o comprimento do paramento acostável de -17 metros", conclui.

AYL // SSS

Lusa/Fim

28-11-2014 15:06 | País
Fonte: Agência Lusa

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Estudo diz que Barreiro reúne as melhores condições para receber novo terminal Empty TERMINAL DE CONTENTORES

Mensagem por Admin Sáb Nov 29, 2014 5:08 pm

Estudo diz que Barreiro reúne as melhores condições para receber novo terminal Alburrica-Barreiro-300x159

A partir do dia 28 de novembro, encontra-se em consulta pública a proposta de definição de âmbito do Estudo de Impacte ambiental do Terminal de contentores do Barreiro, elaborada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O documento estará disponível nos Paços do concelho, na Rua Miguel Bombarda, e na Biblioteca Municipal do Barreiro.

Segundo a proposta, esta infraestrutura irá dar utilidade aos terrenos no Barreiro, que se encontram “abandonados e que só servem para uso industrial”. Refira-se que a zona em estudo para a localização do novo terminal de contentores no Barreiro é o território da Baía do Tejo.

O documento refere que “a possibilidade de estabelecer uma nova zona portuária e industrial nestes terrenos poderá contribuir para a revitalização do tecido económico, para a rentabilidade do espaço, para a reconversão de áreas industriais degradadas e para a redução do passivo ambiental”.

A proposta explica, ainda, que, relativamente à opção Trafaria, existem fatores que contribuíram para o Barreiro ser visto como um boa hipótese, como a suspensão da Terceira Travessia do Tejo, já que amarração a sul seria precisamente sobre o território em análise.

Caso o terminal se venha a localizar no Concelho do Barreiro, a proposta salienta que serão necessárias novas acessibilidades ferroviárias e rodoviárias e alargar estradas existentes, de modo a assegurar o eficiente escoamento da carga contentorizada.

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