Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 159 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 159 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Pagar para emprestar
Página 1 de 1
Pagar para emprestar
Há dez países do euro em que as respectivas dívidas públicas negoceiam no mercado com uma taxa de juro negativa.
Há dez países do euro em que as respectivas dívidas públicas negoceiam no mercado com uma taxa de juro negativa. Portugal juntou-se esta semana ao clube, num empréstimo que chega à maturidade em Outubro. Mas o que leva um investidor a aceitar receber menos do que empresta?
O pagar para emprestar é o reverso do pagar para depositar, já abordado nesta coluna. Ambos têm a mesma raiz: a política monetária do BCE para gerar inflação na Zona Euro. O anúncio do novo programa de compra de activos, com o qual o banco central pretende esticar o seu balanço até três biliões de euros até Setembro de 2016, veio acentuar a entrada dos juros das obrigações em terreno negativo. Porquê? Porque passará a estar activo no mercado um comprador com cerca de um bilião para gastar.
Havendo maior procura, e perspectivando-se uma diminuição da oferta líquida (os países estão a encolher os défices), o preço das obrigações só tem um caminho: subir, pelo menos enquanto não cheirar a inflação. Subindo o preço, a taxa implícita baixa. E o zero não é o limite.
O mecanismo é simples. Imagine que compra títulos a 100 (o chamado par) com um juro anual de 2% e um prazo de um ano. A taxa implícita no momento do reembolso serão os mesmos 2%. Mas se o preço subir e comprar os títulos não a 100, mas a 103, o negócio passa a gerar uma menos-valia de 0,97%. Tudo porque o pagamento na maturidade é feito a 100, e o juro de 2% não compensa os 3% que perde no preço.
A Alemanha financiou-se esta semana pela primeira vez a cinco anos com uma taxa com sinal menos: -0,08%. Na prática, os investidores estão a pagar à Alemanha para terem a sua dívida. Mas mesmo com esta taxa é possível obter ganhos - basta que o preço suba. Outra opção é apostar numa descida da cotação.
Ainda assim, isso não invalida que o negócio seja pouco atractivo, sobretudo para quem está no mercado numa perspectiva de médio prazo. O que, segundo vários analistas, representa um dilema para o BCE. Fundos de pensões, seguradoras e até os bancos deverão optar por manter em carteira as obrigações que já têm (que pagam juros anuais mais elevados) em vez de as vender à autoridade monetária.
A ser assim, o impacto do programa de compra de activos do BCE, cujos pormenores deverão ser conhecidos na quinta-feira, terá um efeito ainda mais expressivo na subida dos preços da dívida pública e, logo, na descida das taxas de juro implícitas. É ouro sobre azul para o plano do Governo de reembolso da dívida ao FMI. E pode também o ser para quem investe em acções, já que o retorno cada vez menor dos activos de baixo risco continuará a empurrar o dinheiro para os de maior risco. Veja-se o que já sobe a bolsa de Lisboa este ano.
02 Março 2015, 10:20 por André Veríssimo | averissimo@negocios.pt
Negócios
Tópicos semelhantes
» Extremadura Conselho aprecia as alterações ao pGEX porque PP e dos cidadãos orçamentos vai melhorar ''
» Ricos Demais Para Pagar Impostos?
» NOVO GOVERNO - Não há dinheiro para pagar mais socialismo
» Ricos Demais Para Pagar Impostos?
» NOVO GOVERNO - Não há dinheiro para pagar mais socialismo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin