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Cinco ideias para pôr os seus colaboradores a render o máximo possível
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Cinco ideias para pôr os seus colaboradores a render o máximo possível
Melhorar o ambiente no escritório e aumentar a produtividade são efeitos que pode conseguir sem grande esforço
Conhecer as pessoas com quem trabalha é essencial para conseguir tirar o máximo proveito de cada uma delas. A afirmação é absolutamente banal. E no entanto parece haver alguma dificuldade instalada em pôr esta verdade universal em prática.
O desejo é comum mas apenas os verdadeiros líderes conseguem pôr em prática as cinco vertentes fundamentais para retirar o máximo dos seus colaboradores. Falta de interesse, de empenho ou pouca disposição para usar algum tempo a conhecer as mais-valias daqueles que estão à sua volta, ou simplesmente desconhecimento de que é possível fazer mais e melhor. Não importam as razões que o afastaram do caminho certo. Está na hora de pensar antes de agir.
O primeiro passo para garantir que a sua equipa está empenhada a fundo no projecto comum é ter a certeza de que cada membro está colocado no sítio certo. Mais do que os conhecimentos e capacidades específicas para cada área, há que descobrir quem funciona melhor em que papel. . Isso consegue-se com um simples diagnóstico.
Comece a observar - com olhos de ver - a sua equipa. Dentre todos aqueles que trabalham consigo, quem é que garante que os prazos são cumpridos escrupulosamente? Quem é que já safou mais do que um negócio graças à sua capacidade de reacção em momentos de stress? Qual deles é capaz de perceber tudo o que se deseja dele sem ser preciso pedir sequer metade?
Uma vez identificadas as capacidades especiais e as especificidades de comportamento de cada membro da equipa, será capaz de designar dossiers mais adequadamente, com muito maior probabilidade de que se concretizem da forma que precisa.
Em segundo lugar, se quer conhecer em pleno as capacidades daqueles com quem partilha o escritório, ponha-os a fazer coisas fora da sua área natural de actividade. O financeiro tem uma veia criativa? Deixe que lhe prepare uma ou outra apresentação sem estar refém do Excel. O vendedor tem uma ideia para um novo produto? Peça-lhe detalhes sobre como poderia ser feito e porque seria uma vantagem para a empresa vendê-lo. O estagiário tem ideias fora da caixa para revolucionar a estratégia de vendas? Incentive a sua participação na próxima reunião de marketing.
Criar nos colaboradores a sensação de que não estão presos dentro das quatro paredes do seu departamento e aceitar a sua participação em áreas que também lhes interessam pode fazer maravilhas pela sua empresa. Além de reforçar o sentimento de pertença à equipa de um modo mais alargado, tornando-os mais empenhados no seu trabalho, tirará as vantagens de ter sempre sangue novo e ideias fora da caixa em cada uma das áreas.
A terceira vertente que pode ajudar a melhorar os resultados da equipa é a capacidade de elogiar um trabalho bem feito. A cultura do "no news is good news" - de ficar em silêncio quando as coisas saem bem e apenas reagir quando há problemas - já passou de moda. E nem lhe fica bem. As pessoas gostam - e muito justamente - de ver o seu trabalho e o seu esforço reconhecidos e vão empenhar-se mais se souberem que alguém está atento ao que fazem. Por outro lado, se destacar aquilo que de melhor se faz, estará a criar uma espécie de guideline informal para o que deseja dos seus colaboradores. Eles saberão que determinado caminho é o certo e passarão a esforçar-se por segui-lo - em vez de apenas reconhecerem os erros.
Não significa isto que não deve chamar a atenção quando alguma coisa corre mal. Mas se esses momentos forem temperados com justiça com um reconhecimento de um esforço extra, de um resultado particularmente bom ou de uma estratégia que, por ser inovadora e dar frutos, será aplicada aos restantes, conseguirá que todos se esforcem muito mais para conseguir melhores resultados. Mesmo porque os melhores exemplos serão seguidos por mais gente. Se ninguém souber que alguém está a fazer melhor do que os outros, não só não terá um modelo para tentar copiar como essa pessoa não se sentirá estimulada a prosseguir no caminho do sucesso.
Quarto ponto a trabalhar: a dedicação não se paga só com palmadinhas nas costas. Faça um esforço para que o reconhecimento se traduza num presente para quem o merece. Estabeleça um calendário informal e crie um sistema de recompensas materiais. Um prémio em dinheiro para o empregado do mês. Dois dias de folga para a equipa que esteve a trabalhar 12 horas por dia para garantir a vitória num dado projecto. Um par de bilhetes para o futebol para um adepto fervoroso da bola.
Não importa se o prémio vale muito ou pouco, desde que represente um reconhecimento efectivo do empenho de alguns. Estabelecer estas metas despertará nos restantes a vontade de chegar onde os outros chegaram e conseguir o que os ouros conseguiram. Não só a troco do elogio mas também porque sabem que têm realmente alguma coisa a ganhar com isso. Quanto menos valor tiverem os prémios, mais importa que sejam adaptados a quem os vai receber.
O que nos leva ao quinto e último passo para conseguir ter uma equipa mais produtiva e a remar consigo: saiba o mínimo sobre a vida daqueles que trabalham consigo. Conhecer um bocadinho mais do que profissionalmente as pessoas com quem passa oito horas por dia e de quem depende para ter uma vida melhor é o mínimo que pode fazer. Por si e por eles. Não é preciso - nem deve - tornar-se no melhor amigo de cada um, mas conhecer alguns detalhes pode ajudá-lo a ser mais compreensivo e decifrar estados de alma. E até a intuir quais são as tarefas mais adequadas a cada um, em cada momento.
Se puser em prática estas cinco ideias, a sua empresa vai realmente ganhar com isso, em produtividade e sucesso. E o ambiente no escritório só pode tornar-se mais agradável.
Subdirectora do Diário de Notícias
Escreve de acordo com a antiga ortografia
Escreve à segunda-feira
Por Joana Petiz
21/05/2015 | 02:11 | Dinheiro Vivo
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