Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2017  cmtv  2023  2013  2014  2011  2018  2019  tvi24  2016  2015  cais  2010  2012  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Você gosta de poesia? EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Você gosta de poesia? EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Você gosta de poesia? EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Você gosta de poesia? EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Você gosta de poesia? EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Você gosta de poesia? EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Você gosta de poesia? EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Você gosta de poesia? EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Você gosta de poesia? EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

Você gosta de poesia? Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
416 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 416 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Você gosta de poesia?

Ir para baixo

Você gosta de poesia? Empty Você gosta de poesia?

Mensagem por Admin Qua Jun 17, 2015 5:05 pm

Você gosta de poesia? 468400

A pergunta foi disparada à queima-roupa. Estava a subir o Chiado, em direcção a uma das livrarias onde costumo pôr-me a par das novidades editoriais, quando dei por alguém a aproximar-se demasiado. “Você gosta de poesia?”, perguntou a senhora, de olhos vagamente esbugalhados. Fiquei tão desconcertado que tive de pedir-lhe que repetisse a pergunta. “Você gosta de poesia?”, voltou ela. A entoação que dava às palavras deixava implícito que das duas uma: ou eu gostava de poesia - e nesse caso tinha todo o interesse em ver aquilo que tinha para me mostrar; ou não gostava de poesia - e era simplesmente um bronco. Na dúvida, não quis passar por bronco e respondi-lhe que sim, que gostava de poesia.

Tanto quanto julgo saber, a poesia nasceu como uma forma de linguagem sagrada, transmitida por sacerdotes ou feiticeiros. Tratava-se de um território de intersecção entre o humano e o divino e, como tal, não precisava de obedecer às regras da linguagem comum. Regia-se por códigos próprios e podia surgir sob a forma de palavras estranhas, enigmáticas, misteriosas, cujo significado só estava ao alcance de alguns.

Mais tarde, quando os livros ainda eram bens escassos e preciosos, a poesia foi usada como veículo para transmitir conhecimentos, histórias e feitos que mereciam ser recordados. A rima desempenhou aí um papel importante, pois tornava mais fácil a tarefa de memorizar tudo.

Com a democratização - para não dizer ditadura - do livro, aos poucos e poucos a rima foi perdendo terreno. E utilidade. As histórias e grandes feitos já não eram transmitidos pela via oral, mas sim através de páginas impressas. Os escritores mais ousados deixaram de recorrer à rima, que passou a ser considerada um artifício antiquado e inútil.

Regresso à senhora do Chiado. Face à minha resposta, passou-me para a mão um livro de poemas da sua autoria. Ao lê-los, confirmei uma convicção que venho formando há algum tempo: há quem acredite ingenuamente que basta quebrar as boas regras da escrita, alterar a ordem natural das palavras ou usar palavrões complicadíssimos para obter poesia.

Ora, a poesia - a boa poesia - a meu ver não é nada disso. O seu propósito não é ocultar, mas sim trazer para a luz do dia. Não é usar palavras difíceis, mas sim colocar ao alcance de todos o que antes estava inacessível. Não é complicar, mas sim revelar verdades profundas.

Há quem tenha um certo fascínio por aquilo que não compreende. Não é o meu caso. Podem considerar-me um simplório, mas prefiro a poesia simples, acessível, que me leva a dizer 'é mesmo isto'. Quanto aos outros - aos que a vêem como uma arte difícil, destinada a um punhado de eleitos - têm todo o direito à sua opinião. Mas não estou assim tão certo de que gostem realmente de poesia.

José Cabrita Saraiva  | 17/06/2015 16:57:38
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo