Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2019  2013  2014  tvi24  2017  cais  2011  2018  cmtv  2023  2016  2010  2015  2012  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Presidente da Colômbia: “O que as FARC estão a fazer é um ecocídio” EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Presidente da Colômbia: “O que as FARC estão a fazer é um ecocídio” EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Presidente da Colômbia: “O que as FARC estão a fazer é um ecocídio” EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Presidente da Colômbia: “O que as FARC estão a fazer é um ecocídio” EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Presidente da Colômbia: “O que as FARC estão a fazer é um ecocídio” EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Presidente da Colômbia: “O que as FARC estão a fazer é um ecocídio” EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Presidente da Colômbia: “O que as FARC estão a fazer é um ecocídio” EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Presidente da Colômbia: “O que as FARC estão a fazer é um ecocídio” EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Presidente da Colômbia: “O que as FARC estão a fazer é um ecocídio” EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Presidente da Colômbia: “O que as FARC estão a fazer é um ecocídio” Empty
abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
56 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 56 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Presidente da Colômbia: “O que as FARC estão a fazer é um ecocídio”

Ir para baixo

Presidente da Colômbia: “O que as FARC estão a fazer é um ecocídio” Empty Presidente da Colômbia: “O que as FARC estão a fazer é um ecocídio”

Mensagem por Admin Qui Jun 25, 2015 11:42 am


Os colombianos estão a fazer as malas para a Europa. Durante a Cimeira UE-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) em Bruxelas, o presidente colombiano Juan Manuel Santos assinou um acordo que põe fim à exigência de vistos para os colombianos que visitem a Europa. Os cidadãos da Colômbia poderão viajar sem visto Schengen em 24 países da União Europeia para estadias inferiores a 90 dias, segundo o acordo firmado entre o governos deste país e Bruxelas. O acordo entra em vigor no próximo mês de Outubro.

"É claro que há coisas que não me agradam nas atitudes das FARC, nem os ataques pessoais de que sou alvo, pois não lhe encontro justificação, mas fazem parte do processo. São os sapos que temos de engolir para que o processo continue."
Que significa este acordo para a Colômbia e para a Europa?
Em entrevista exclusiva à euronews, o chefe de Estado colombiano fala-nos do estado das negociações com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

A Colômbia é primeiro país que negocia o final de um conflito armado dentro do Estatuto de Roma. Juan Manuel Santos, que quando responsável pela pasta da Defesa, infligiu à guerrilha alguns dos mais duros golpes militares em toda sua história, diz-se empenhado num processo de paz realista e eficaz. Um processo que atravessa a etapa mais complexa.

euronews:
Presidente Santos, obrigado por estar connosco. 
O resultado mais interessante da sua tournée europeia, foi a assinatura do acordo de isenção de vistos para os colombianos que, por motivos de lazer ou negócios, queiram entrar no espaço Schengen por períodos de curta duração. Qual a importância deste acordo?

 
Juan Manuel Santos:
Apreciamos muito este acordo e agradecemos. Agora, é necessário traduzir em todas as línguas o documento e que o Conselho da Europa confirme a decisão. É um procedimento simples, pois tudo está já definido.

O acordo estabelece que deixam de ser exigidos vistos aos cidadãos colombianos que visitem a Europa. O visitante colombiano vai poder permanecer no espaço Schengen por períodos inferiores a 90 dias. Seis meses depois, pode pedir uma segunda estadia, até um máximo de 180 dias por ano. É um modelo não só para turistas, mas também para profissionais que se desloquem à Europa para tarefas especializadas.

euronews:
A Colômbia limitará o número de pessoas que podem deixar o país?

 
Juan Manuel Santos:
Qualquer titular de um passaporte poderá fazê-lo e é óbvio que as autoridades da Imigração na Europa terão o direito de decidir a quem concedem ou não esta autorização.

 
euronews:
Senhor presidente, falemos do processo de paz negociado com as FARC. Há aguns meses atrás, disse-me estar convencido de obter a paz. Qual é a situação atual?

 
Juan Manuel Santos:
Continuamos a tentar resolver todos os problemas ligados a um processo complicado como este. Há apenas alguns dias, foi criada uma “Comissão da Verdade”, um passo importante para aquilo que chamamos “justiça transicional”. É um sistema jurídico específico . As vítimas querem saber como aconteceram certas atrocidades. Este é o ponto mais importante em qualquer processo de paz.

euronews:
Tem afirmado que o terrorismo representa também uma ameaça ambiental. Porquê?

Juan Manuel Santos:
As FARC têm crescido na Colômbia graças ao tráfico de droga. E o tráfico de droga destruiu já milhares de hectares de florestas tropicais. Um dos pontos fundamentais nas negociações de paz com as FARC, é que devem pôr fim ao tráfico de droga. Em vez de o protegerem, passam a ajudar-nos a substituir o cultivo ilícito por outras culturas agrícolas e a deter a devastação das nossas florestas tropicais.

Ao mesmo tempo, as FARC fazem terrorismo contra os oleodutos. Há uns dias, intercetaram 19 camiões que transportavam 5 mil barris de petróleo para o Equador e derramaram tudo na estrada. Este petróleo acabou nos rios, contaminando o meio ambiente. O que as FARC estão a fazer é um ecocídio.

euronews: 
Sente-se traído pelos últimos ataques das guerrilhas?

Juan Manuel Santos:
É claro que há coisas que não me agradam nas atitudes das FARC, nem os ataques pessoais de que sou alvo, pois não lhe encontro justificação, mas fazem parte do processo. São os sapos que temos de engolir para que o processo continue.

euronews: 
Que poderia fazer a comunidade internacional para pressionar as FARC?

 
Juan Manuel Santos:
Exatamente isso – pressionar. Dizer-lhes que, se querem que lhes seja reconhecida legitimidade amanhã, se quiserem trocar as balas por votos e obter algum tipo de reconhecimento, é necessário que acelerem as negociações e assinem acordos que sejam aceites pela comunidade internacional e pela sociedade colombiana.

euronews: 
Sugeriu a criação pela União Europeia de um fundo para o pós-conflito. Que significa isto?

Juan Manuel Santos:
O fundo vai ser criado, depende agora dos processos burocráticos da União Europeia, mas a decisão política já foi tomada. Faltam só os procedimentos legais indispensáveis. Nem todos os países declararam o valor da sua contribuição, mas é claro que, para a Colômbia quanto mais, melhor. 
Este fundo vai ser criado, espero que muito em breve. A decisão será tomada pelos países que quiserem contribuir. Um conselho de administração será nomeado, na Colômbia ou aqui, onde acharem melhor.

euronews: 
Que pode dizer-nos sobre os termos do acordo de paz?

Juan Manuel Santos:
Da agenda, constam cinco pontos. O primeiro tem a ver com o desenvolvimento do país nas áreas rurais. O conflito tem estado centrado no campo, onde a pobreza e a desigualdade são maiores. 
Os três primeiros pontos, já foram acordados com a guerrilha. O primeiro refere-se a mais investimentos para o desenvolvimento rural e acesso dos camponeses à propriedade da terra. Apoio a projetos produtivos, investimento em bens públicos, como hospitais, escolas, estradas.

O segundo, pretende alargar a participação política, para tornar mais forte a nossa democracia. Devemos dar mais espaço às indústrias e regiões que não têm sido suficientemente representadas no parlamento. Precisamos de aprofundar a nossa democracia.

Outra questão, na qual eu tenho insistido, é que as FARC parem de apoiar o tráfico de drogas, que se afastem do negócio da droga e ajudem o Estado a transformar as culturas agrícolas ilícitas, a fim de erradicar do país o tráfico de droga. Imagine a importância que este passo terá para todo o mundo. A Colômbia ainda é, apesar do nosso relativo sucesso, o primeiro produtor mundial de cocaína. O consumo aumentou na Europa e nas cidades mais importantes de todo o mundo. O processo de paz é muito importante para a luta contra o tráfico de droga.

Os dois últimos pontos estão ainda a ser negociados: um que diz respeito às vítimas do terrorismo e outro que estabelece um programa de desarmamento, desmobilização e reintegração dos guerrilheiros na sociedade civil.

Por Nelson Pereira
23/06 12:38 CET
© euronews 2015

Presidente da Colômbia: “O que as FARC estão a fazer é um ecocídio” 626x170_interview
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos