Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 61 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 61 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
A arquitetura das escolas determina a educação?
Página 1 de 1
A arquitetura das escolas determina a educação?
Há estudos que sugerem que a arquitetura das escolas pode ter uma influência sobre o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Vamos conhecer espaços pedagógicos que desafiam os modelos tradicionais.
Japão: Não há jardim de infância igual
Para as crianças que não querem que o recreio acabe, este é o local certo. O arquiteto Takaharu Tezuka deu uma forma circular àquele que é um dos maiores jardins de infância japoneses, com cerca de 600 pequenos alunos. O telhado do edifício tornou-se numa interminável pista de corrida. O espaço é preenchido por um sem-número de árvores e, apesar de a segurança ser naturalmente uma prioridade, as crianças aprendem a interagir livremente com tudo o que as rodeia.
Espanha: A importância dos espaços verdes para a memória
Para Marc Nieuwenhuijsen, o que conta é estar rodeado de árvores. O investigador do Centro de Epidemiologia Ambiental de Barcelona publicou um estudo científico sobre a relação entre o meio ambiente e a capacidade de concentração dos alunos. “Para fazer este estudo, recrutámos mais de 2500 crianças de 36 escolas de Barcelona. Durante um ano, medimos o seu desenvolvimento cognitivo em quatro ocasiões, através de testes informáticos. (…) Ao longo do mesmo período, identificámos os espaços verdes à volta das escolas através de imagens de satélite”, explica.
Dinamarca: A escola sem paredes
No Ørestad Gymnasium, a primeira coisa que salta à vista é a arquitetura. Quase não há paredes, o que equivale a dizer que quase não há salas de aula separadas. Aqui não há livros: os estudantes utilizam apenas o computador. Segundo o diretor, Allan Kjær Andersen, “aquilo que torna este edifício único são os espaços abertos e a aprendizagem através de recursos tecnológicos. Os professores organizam as aulas em função do que motiva os alunos. Uma forma de o fazer é justamente dar aulas num edifício onde os métodos de ensino não são tradicionais. Aqui as coisas têm de ser diferentes.”
03/07 17:35 CET
© euronews 2015
Tópicos semelhantes
» ALUNOS DE ARQUITETURA VISITAM PORTO DE SINES
» ESCOLAS: Instituições sem história
» Escolas têm de preparar os jovens para profissões que ainda não existem…
» ESCOLAS: Instituições sem história
» Escolas têm de preparar os jovens para profissões que ainda não existem…
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin