Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2015  cais  2018  cmtv  2012  2019  2010  2017  tvi24  2011  2013  2023  2014  2016  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
 Tribuna Livre - Exploração de gás na costa algarvia: é preciso parar para pensar! EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
 Tribuna Livre - Exploração de gás na costa algarvia: é preciso parar para pensar! EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
 Tribuna Livre - Exploração de gás na costa algarvia: é preciso parar para pensar! EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
 Tribuna Livre - Exploração de gás na costa algarvia: é preciso parar para pensar! EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
 Tribuna Livre - Exploração de gás na costa algarvia: é preciso parar para pensar! EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
 Tribuna Livre - Exploração de gás na costa algarvia: é preciso parar para pensar! EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
 Tribuna Livre - Exploração de gás na costa algarvia: é preciso parar para pensar! EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
 Tribuna Livre - Exploração de gás na costa algarvia: é preciso parar para pensar! EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
 Tribuna Livre - Exploração de gás na costa algarvia: é preciso parar para pensar! EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


 Tribuna Livre - Exploração de gás na costa algarvia: é preciso parar para pensar! Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
71 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 71 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Tribuna Livre - Exploração de gás na costa algarvia: é preciso parar para pensar!

Ir para baixo

 Tribuna Livre - Exploração de gás na costa algarvia: é preciso parar para pensar! Empty Tribuna Livre - Exploração de gás na costa algarvia: é preciso parar para pensar!

Mensagem por Admin Qui Jul 16, 2015 3:44 pm



O tema da exploração de gás ao largo da costa sul de Portugal é visto por muitos num registo de tio Patinhas com símbolos de euros nos olhos e a nítida noção de que este será o caminho para trazer receitas e influência para o país a ponto de nos sentarmos à mesa com os países mais ricos do mundo.

De todo o modo, sendo sempre legítimo sonhar, a realidade não é assim tão excêntrica e antes que acordemos num pesadelo convém vê-la de forma mais nua e crua.

As questões da exploração do gás com elevado grau de competitividade colocam-se em zonas de anterior elevado potencial petrolífero. A natureza gera este gás em quantidade em zonas onde antes foram extraídas essas quantidades significativas de petróleo.

Assim, não tendo conhecimento que ao largo da nossa costa algum dia tenha sido considerado viável ou sequer detetado alguma zona com geologia simples e profundidade adequada que nos tivesse trazido o dito bilhete cor-de-rosa, qual Euromilhões, creio que as prospeções que agora estão em curso se cingem a uma realidade gasista com competitividade marginal no quadro do voraz mundo do “Oil and gas”.

Desta forma, tudo leva a crer que este banco de gás será de difícil acesso, apesar da profundidade da costa ser baixa, e de dimensão reduzida (caso contrário teria ganho potencial no mundo do petróleo noutros tempos e noutras crises).

Assim, o custo desta exploração aparece-nos como muito significativo, mais ainda quando em concorrência num mercado de gás em que os preços descem diariamente fruto do efeito do gás de xisto nos Estados Unidos e cuja exploração é simples, barata e sem grandes precauções com o impacto desta exploração nas populações de proximidade.

Dado que o gás não se transporta pelo ar a dúvida assola-me: como se retirará este gás de quantidades reduzidas desta plataforma? Através de gasoduto? Com entrada em Espanha, que é o terminal mais próximo ou vai para Sines para assegurar que entra no sistema gasista português e que todos os consumidores portugueses deste podem beneficiar? Ou é liquefeito e transportado em navios tanque de GNL pelo que não devemos desconsiderar elevado custo desta operação, sobrecarregando uma vez mais a competitividade do gás daqui extraído?

Os contratos padrão deste tipo de exploração preveem contributos de, no máximo, 1%, senão menos, para o país cuja zona explorada é afetada! Que eu saiba só houve mesmo um “Sr. 5%”.

Importa então ter em conta que, sendo o Algarve uma das regiões que no contexto nacional maiores receitas gera através do turismo para o PIB do nosso país, é particularmente relevante saber com clareza se foi comparado o custo/ benefício de dois cenários: Algarve com exploração “Oil and gas” versus Algarve com Turismo, Agricultura/Pescas e inovação? Qual o “rendimento”/remuneração do Estado Português a 20 anos da atividade Turismo e Agricultura e Pescas versus a remuneração do “Oil and gas”? Estamos a falar de que valores?

Assim sendo, não tendo ainda sido possível conhecer os detalhes deste contrato importa sublinhar que perante este cenário e as quantidades marginais de extração potencial, com os elevados custos de exploração e com tantas limitações para a retirada da gás do local, este, já de si muito pequeno contributo para o país, será calculado com base numa receita que estará todos os dias a ser reduzida e será tudo menos um grande negócio para o país e para a região.

No meu entender, com o avançar deste processo, se não forem tomadas as devidas cautelas, fica claro que para o país e para a região ficará o “osso”, ou seja, o lado ainda oculto, para muitos, dos riscos do que tudo isto significa.
Neste sentido, importa então sublinhar que é crítico assegurar o retorno para a região, se de facto este potencial se verificar, em fundos que permitam investigação sobre os fundos marinho e tecnologias do mar desde a fase de prospeção e claro a criação de uma comissão de acompanhamento de base científica e com o envolvimento da comunidade local que possa proceder à análise, desde já, do custo- benefício financeiro e socioeconómico e a monitorização dos riscos na eventual exploração.

Antes que se deite fora o bebé com a água do banho convém analisar com cautela e ponderação tudo o que está em causa, com urgência, pois para Portugal e para o Algarve a riqueza do mar é, e muito bem, outra!


*Economista
Ex deputada nacional e ao Parlamento Europeu pelo PS

15 de Julho de 2015 | 18:26
Jamila Madeira*
http://www.barlavento.pt/
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos