Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2017  2019  2016  2018  2011  2015  2010  2014  cais  tvi24  cmtv  2012  2023  2013  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
PORTUGAL VAI A VOTOS / O crescimento do país está no bom caminho? EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
PORTUGAL VAI A VOTOS / O crescimento do país está no bom caminho? EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
PORTUGAL VAI A VOTOS / O crescimento do país está no bom caminho? EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
PORTUGAL VAI A VOTOS / O crescimento do país está no bom caminho? EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
PORTUGAL VAI A VOTOS / O crescimento do país está no bom caminho? EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
PORTUGAL VAI A VOTOS / O crescimento do país está no bom caminho? EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
PORTUGAL VAI A VOTOS / O crescimento do país está no bom caminho? EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
PORTUGAL VAI A VOTOS / O crescimento do país está no bom caminho? EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
PORTUGAL VAI A VOTOS / O crescimento do país está no bom caminho? EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


PORTUGAL VAI A VOTOS / O crescimento do país está no bom caminho? Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
64 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 64 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

PORTUGAL VAI A VOTOS / O crescimento do país está no bom caminho?

Ir para baixo

PORTUGAL VAI A VOTOS / O crescimento do país está no bom caminho? Empty PORTUGAL VAI A VOTOS / O crescimento do país está no bom caminho?

Mensagem por Admin Qua Ago 19, 2015 10:27 am

PORTUGAL VAI A VOTOS / O crescimento do país está no bom caminho? - Económico 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Da Capo


Todos os dias, novos indicadores mostram a evidência do crescimento económico em Portugal; este deve-se a três factores essenciais e em grande parte disjuntos: à acção do Governo, tutelado pela ‘troika’, à evolução positiva de envolventes externas, e principalmente à resiliência e insistência do povo português.

Se vivemos agora dias de maior esperança, devemo-lo a esta trindade de razões. Por isso, é compreensível que a coligação governamental faça destes indicadores a sua melhor bandeira eleitoral. Mas faríamos talvez melhor em reflectir e aceitar que, se bem que estejamos a crescer, ainda precisamos de algum tempo para festejar. 

É que Portugal, nos últimos anos, assistiu a uma contracção severa do produto interno, e o crescimento a que assistimos nos últimos tempos apenas chegou para compensá-la. Melhor que publicitar o crescimento, seria publicitar que estes anos foram de recuperação, e mostrar o que ainda falta fazer. Essa sinceridade poderia ser muito vantajosa para poder assegurar a confiança de um povo que nunca deixou de acreditar no seu país.

00:04 h
António Chagas Dias
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Good Bye Lenin”


A pergunta é sintomática: o assunto já não é como saímos do resgate mas o caminho que está a levar o crescimento português.

É este: a taxa de desemprego é menor do que a registada quando a legislatura de Passos Coelho iniciou com o resgate às costas, 11,9%; a economia está a crescer há sete trimestres consecutivos, no último o PIB aumentou 1,5%, dentro das previsões do Governo no Programa de Estabilidade e Crescimento, 1,6% para todo o ano, e mais depressa do que a média europeia, 1,2%, pelo segundo trimestre consecutivo; as exportações estão a aumentar, o emprego também, tendo feito um ‘shift’ para camadas mais qualificadas e novas áreas. 

O consumo obviamente aumentou, só que o crescimento da economia não assenta mais nele mas em investimento privado, exportações e internacionalização de empresas. Estamos a recuperar, com crescimento sobre crescimento. Posto isto Costa, ministro e número dois de Sócrates, no governo e depois no PS, durante a “década perdida” e até ao resgate, e Galamba, então deputado e hoje porta-voz socialista para as questões económicas, estão preocupados com a taxa de crescimento que dizem aquém das previsões e mostrar que Portugal não acompanha a Europa.

Na tentativa de que os portugueses se esqueçam da sua responsabilidade até 2011 agem em estado de negação.

00:04 h
Sandra Clemente
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Falhanço


Quatro anos de dose reforçada de austeridade não transformaram a principal debilidade estrutural da economia portuguesa - o défice externo.

Para a coligação, os portugueses consomem demais e isso traduz-se no aumento das importações e desequilíbrio da balança comercial. Ora, reduzir o rendimento disponível dos particulares, através do aumento dos impostos, não só eliminaria o défice orçamental, como reduziria também o défice externo. 

Pretender resolver o problema do Estado (défice) à custa da economia (aumento de impostos) não resultou. Não só a dívida continuou a aumentar como a economia marca passoe o défice comercial persiste. Não se elimina duradouramente o défice externo retirando rendimento às pessoas e asfixiando o consumo privado. A raiz do problema reside na debilidade do nosso tecido produtivo - como não produzimos muito do que necessitamos, acabamos por importar.

A economia cresceu no segundo trimestre 1,5% em termos homólogos e 0,4% em cadeia. Mas as importações cresceram mais do que as exportações. E Espanha cresceu quase o dobro de Portugal no primeiro trimestre (2,6% face a 1,4%). Não podemos voltar a ser governados por contabilistas que não conhecem a economia nem têm uma visão de futuro para o país.

00:04 h
João Dias
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Futuro


Quanto do andamento da economia nacional aquando da maior crise económica mundial dos últimos 80 anos é imputável a quem governava na altura?

O poder e a responsabilidade dos governos sobre pequenas economias abertas e sem moeda própria será menor do que o que se reconhece mas não é estável ao longo da história. A verdade é que a resposta à crise de 2008 se centrou num forte intervencionismo do Estado, atingindo o seu auge em 2012-2013, período de perfeita comunhão entre o nosso governo e a ‘troika'. 

Esse intervencionismo empenhado do qual foram marcantes o enorme aumento de impostos, a instabilidade orçamental, a precarização laboral e a enorme contracção do investimento (desproporcionada face à de outros países) contribuiu para, Grécia à parte, registarmos o pior desempenho da zona euro.

Ir mais ao fundo não nos garantiu, contudo, uma recuperação mais fulgurante quando o ciclo económico mundial mudou. Ameaça esgotar-se o período em que tivemos o alinhamento perfeito (acesso a dinheiro e combustíveis historicamente baratos e taxa de câmbio muito favorável) e vemos o crescimento das importações a superar o das exportações e o nosso maior parceiro a crescer a mais do dobro da nossa velocidade. Porquê?

00:04 h
Rui Cerdeira Branco
Económico
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos