Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2018  2011  cais  2023  2016  2014  tvi24  cmtv  2012  2015  2017  2010  2013  2019  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
2016 - PRESIDENCIAIS 2016 - A angústia do eleitor no palco dos presidenciáveis EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
2016 - PRESIDENCIAIS 2016 - A angústia do eleitor no palco dos presidenciáveis EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
2016 - PRESIDENCIAIS 2016 - A angústia do eleitor no palco dos presidenciáveis EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
2016 - PRESIDENCIAIS 2016 - A angústia do eleitor no palco dos presidenciáveis EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
2016 - PRESIDENCIAIS 2016 - A angústia do eleitor no palco dos presidenciáveis EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
2016 - PRESIDENCIAIS 2016 - A angústia do eleitor no palco dos presidenciáveis EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
2016 - PRESIDENCIAIS 2016 - A angústia do eleitor no palco dos presidenciáveis EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
2016 - PRESIDENCIAIS 2016 - A angústia do eleitor no palco dos presidenciáveis EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
2016 - PRESIDENCIAIS 2016 - A angústia do eleitor no palco dos presidenciáveis EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


2016 - PRESIDENCIAIS 2016 - A angústia do eleitor no palco dos presidenciáveis Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
48 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 48 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

PRESIDENCIAIS 2016 - A angústia do eleitor no palco dos presidenciáveis

Ir para baixo

2016 - PRESIDENCIAIS 2016 - A angústia do eleitor no palco dos presidenciáveis Empty PRESIDENCIAIS 2016 - A angústia do eleitor no palco dos presidenciáveis

Mensagem por Admin Qua Ago 19, 2015 10:38 am

A fartura é muita, o povo desconfia. Tanto candidato presidencial (vão 17), tanto proto-candidato (mais 4), e ao mesmo tempo tanto vazio. Escolha temos, mas arriscamo-nos a não ter como bem escolher.


A lista vai longa: até ao momento já houve 17 portugueses que anunciaram a sua vontade de se candidatarem à Presidência da República. É certo que a maioria ficará pelo caminho, sem sequer tentarem recolher as 7500 assinaturas necessárias. É também certo que alguns mais deverão marcar o ponto, a começar pelo que representará o PCP, que cumprirá galhardamente a sua missão.

Mas deixemos todos esses de parte, e também Paulo Morais, um homem com um discurso tão monotemático – só fala de corrupção – como falho de substância — quando se lhe pedem provas, mostra recortes de jornais. E concentremo-nos nos que já avançaram no espaço do PS e nos que deverão avançar no espaço da coligação. Corremos o sério risco de ficar deprimidos: será mesmo entre este leque de personalidades que vamos ter de escolher? Será mesmo uma delas que irá ocupar a Presidência num momento que se anuncia especialmente complexo e delicado? Não será mesmo possível encontrar, à esquerda e à direita, alternativas mais consistentes?

Vou ser sincero: nada me move, pessoalmente, contra qualquer dos seis candidatos que já estão no terreno ou que ameaçam vir a estar – Maria de Belém, Sampaio da Nóvoa e Henrique Neto à esquerda; Marcelo Rebelo de Sousa, Santana Lopes e Rui Rio, à direita. Tenho até um respeito muito especial por alguns deles. Mas, para continuar a ser mesmo sincero, não ficaria – não ficarei – muito tranquilo com qualquer deles em Belém. Posso estar enganado, até porque podemos estamos sempre a ser surpreendidos e o exercício do poder transforma as pessoas (nem sempre para melhor, bem sei). Mas acho que vale a pena explicar-me, um por um, mesmo sabendo que alguns podem ficar zangados, mas sem deixar de sublinhar que serão avaliações políticas que têm como horizonte o Palácio de Belém, não o exercício de qualquer outro cargo de outro relevo e responsabilidade.

Começo, naturalmente, pelos que já anunciaram as suas candidaturas.

Henrique Neto é alguém por quem tenho enorme respeito. Admiro o seu percurso de vida, da forma como se fez empresário à coragem que sempre demonstrou na política, fosse antes do 25 de Abril, fosse quando, completamente isolado no seu partido, ergueu a voz contra as escolhas da governação Sócrates. Sei também que tem ideias para o país, umas com que concordo mais, outras menos, mas que não deixa de expor com frontalidade. De todos os candidatos, é mesmo aquele que mais desenvolveu as suas propostas. Não estou a vê-lo, no entanto, a ter capacidade para se impor num quadro político em que seja difícil formar um governo de maioria e continuar a conduzir com segurança um país que vai continuar a enfrentar muitas dificuldades, e por muitos anos. Suspeito até que duas das qualidades que nele aprecio – a sinceridade e a frontalidade – podem complicar-lhe mais a vida do que ajudá-lo caso chegue a Belém.

Já Sampaio da Nóvoa é um susto, um pesadelo, um representante do pior das elites nacionais. É um académico pomposo mas sem obra que se veja. Uma figura pública que, em momentos decisivos da nossa vida política, como os de 1974/75, não se chegou à frente. Um orador gongórico que repete frases feitas e lugares comuns. Um político que acha normal ter organizado umas comemorações do 10 de Junho a convite de Cavaco Silva e a seguir saltar para um comício na Aula Magna, ao lado de algumas das figuras mais radicais da esquerda. É mesmo perigoso, pois é um sedutor com tanto de melífluo como de falso. Creio até que a sua óbvia inexperiência e equívoca ingenuidade seriam, se chegasse a Belém, o menor dos males.

A recém-chegada Maria de Belém é uma figura simpática, agradável e moderada, mas que, na verdade, jogou sempre numa espécie de II Divisão da política. Bem sei que chegou a ser presidente do PS, mas esse é um cargo sobretudo honorífico. No cargo público mais importante que exerceu, o de ministra da Saúde, fê-lo sem deixar marca. Sempre me pareceu um peso-pluma, sem vocação para gerir e enfrentar conflitos, mais depressa uma mestre-de-cerimónias do que alguém capaz de se fazer ouvir e fazer seguir. Compreendo, e até aplaudo, que não se tenha rendido à inevitabilidade de Nóvoa, que nos esteja a recordar que o PS não está condenado a seguir na esteira de um imprevisível neófito, para mais com complexos de esquerda – mas isso não chega para fazer dela uma grande candidata.

Quando aos que, à direita, estão no bloco de partida sem saber se arrancam ou não, não posso deixar de me espantar com a ambição presidencial de Pedro Santana Lopes. Talento político não lhe falta, arrojo também não – falta-lhe é perfil, serenidade, contenção para ser Presidente. Não esqueço, não posso esquecer, as muitas trapalhadas associadas a quase todos os cargos que exerceu, com destaque especial para o de primeiro-ministro. E se percebo o seu esforço para, nos últimos anos, se apresentar com uma gravitas que nunca foi seu apanágio, não deixo de reparar na forma como tem aproveitado o cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para andar pelo país num frenesim que quase lembra uma pré-campanha eleitoral.

Quanto a Rui Rio, confesso que gosto dele – ou melhor, gosto de muita coisa nele, mas também detesto a forma doentia como encara a liberdade de informação. Sinto que foi um bom presidente da Câmara do Porto, rigoroso nas contas, firme na resistência aos lobbies, paciente no trabalho miúdo de recolocar a cidade no mapa e recuperá-la sem alardes nem exageros, mas com bons resultados. Suspeito contudo que atingiu aí o limite das suas qualidades e capacidades, ideia que reforço ao ler as vacuidades que vai repetindo sobre os males do sistema político. Mais: as suas obsessões, a sua rigidez teutónica e a sua teimosia homérica não me parecem ser as qualidades que mais gostaria de ver no próximo Presidente da República.

Finalmente, temos o inevitável Marcelo Rebelo de Sousa. É das pessoas mais divertidas que conheço, mas ao mesmo tempo é alguém que não sei se se leva a sério a ele mesmo. Gostamos de o ouvir, mas nunca temos a certeza sobre o que é verdade e o que é efabulação. E apesar de o ouvirmos há décadas, sabemos muito pouco ou quase nada sobre o que pensa, sobre quais são as suas convicções profundas e o que quer para o país. É provavelmente demasiado inteligente para ter a boa medida de inteligência emocional que, em última análise, faz a força de um político. É o proto-candidato com mais condições para ser eleito, o mais popular, de longe o mais conhecido – mas ao mesmo tempo o que hesita mais. Ninguém lhe estenderá uma passadeira vermelha até Belém, e sem ela suspeito que ele nem se meterá ao caminho. É por isso que, sabendo tudo, e por isso sabendo demais, deixaria sempre na dúvida aqueles com quem tivesse de trabalhar se fosse eleito: estaria a ser sincero ou estaria a fazer um número, porventura uma intriga?

E pronto. Candidatos e proto-candidatos temos com fartura. Mas teremos alguém capaz de, com todos os defeitos que têm, com todos os erros que fizeram, com tudo o que podemos detestar neles, estar à altura do que foram e representaram Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva? Esta pergunta sintetiza a minha angústia. É que, com toda a sinceridade, não vejo que tenhamos.

José Manuel Fernandes
10.37
OBSERVADOR
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos