Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 154 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 154 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
O Verão já foi de férias
Página 1 de 1
O Verão já foi de férias
Setembro anuncia o fim do Verão. Este ano, esse anúncio é ainda mais oficial pois o país encontra-se a um mês das eleições legislativas. É tempo de debate político e da discussão de assuntos sérios. Pelo menos é o que esperam os eleitores, passada a troca de mimos sobre os cartazes dos dois maiores partidos políticos nacionais e os anúncios de candidatura ou de não candidatura dos eventuais candidatos presidenciais que animaram os meios de comunicação social. Também a discussão em torno da problemática grega não teve descanso e em pleno Agosto anuncia-se o terceiro resgate e as eleições legislativas antecipadas. E, porque o terror e a guerra não vão de férias, a Europa estarreceu ao perceber que a maior migração desde a Segunda Guerra Mundial estava em curso: milhares de refugiados tentam chegar a uma Europa que não sabe como dar resposta a esta tragédia humanitária.
Todos estes assuntos merecem a devida atenção e preocupação, como é óbvio. Contudo, não posso deixar de querer que o Verão esteja em nós todo o ano. E como pode essa estação associada ao sol e alegria estar connosco todo o ano? Uma das formas é tratar assuntos que parecem ser da época estival como assuntos de todo o ano. Explico melhor. Geralmente as notícias relativas a certas regiões ou atividades só aparecem em caso de calamidade ou quando parece não existir mais nada para noticiar. Contudo, decidi que mesmo estando o Verão de férias, deveria aqui escrever sobre esses assuntos tão pouco tratados ao longo do ano, mas que representam a vida real dos portugueses. Escolhi por isso falar de projetos que dignificam a tradição portuguesa com recurso à inovação.
O primeiro, o Museu de Portimão que abriu durante o mês de Agosto as portas até às 23h num esforço de atrair o público. Mais do que a história da indústria conserveira (com um peso enorme na região), o Museu mostra a evolução da ocupação territorial e recupera outras atividades tradicionais locais. Para além da exposição permanente interativa, existe m exposições temporárias, permitindo visitar, por exemplo, espólios pessoais. Um dos aspetos mais interessantes do museu é que foca muito a questão do trabalho, da apropriação económica e social do espaço, o que levou à construção de uma cultura muito própria. Com isto concluo que é um museu a visitar em qualquer altura do ano!
O segundo, um projeto muito recente de uma marca de conservas. A SABOREAL, em Ferragudo, que reúne três jovens empreendedores, dois portugueses e um belga, cada um de sua área, mas representando a pesca, o desenvolvimento do negócio e o controlo de qualidade. E o que tem de novo esta conserveira? O facto de se orientar para a manufatura conserveira. Aprendendo com aqueles que trabalharam na indústria falida nos anos 80 do século XX, o projeto reabilitou o modo tradicional de preparar a conserva e juntou-lhe novos sabores locais, com base em produtos regionais. A par da tradicional conserva, tem um segmento virado para os petiscos (chamado Tapas) e os filetes de peixe (no segmento preparados). A interdição da captura da sardinha não os faz parar, pois também trabalham com carapau e cavala. À classificação de empreendedores preferem a de artesãos conserveiros. Concluo que estes produtos podem ser consumidos em qualquer altura do ano!
Afinal, o Algarve, em geral, e a bacia do Arade, em particular, são mais do que sol e praia. São também sinónimo de um outro tipo de economia e cultura. São, por isso, temas importantes mesmo quando o Verão está de férias.
Cátia Miriam Costa
Investigadora do Centro de Estudos Internacionais, ISCTE – IUL
OJE.pt
Tópicos semelhantes
» Verão - Turistas e comerciantes criticam obras em praias da costa alentejana no verão
» Em férias
» Natureza em férias
» Em férias
» Natureza em férias
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin