Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2015  2016  2023  tvi24  2013  2018  cais  2014  2011  cmtv  2010  2019  2017  2012  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Radicalismo na educação e na ciência EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Radicalismo na educação e na ciência EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Radicalismo na educação e na ciência EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Radicalismo na educação e na ciência EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Radicalismo na educação e na ciência EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Radicalismo na educação e na ciência EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Radicalismo na educação e na ciência EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Radicalismo na educação e na ciência EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Radicalismo na educação e na ciência EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Radicalismo na educação e na ciência Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
411 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 411 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Radicalismo na educação e na ciência

Ir para baixo

Radicalismo na educação e na ciência Empty Radicalismo na educação e na ciência

Mensagem por Admin Qua Set 16, 2015 10:48 am

É bom que tenhamos consciência disto: a educação e a ciência regrediram em Portugal décadas.

Para muitos portugueses o ano não começa em Janeiro. O ano começa esta semana, com a abertura das aulas nos vários níveis de ensino. Por isso este costuma ser um momento particularmente energético. Mas nada disso acontece este ano. Desta vez não há esperança e nem mesmo contestação. Aquilo que existe é um desânimo generalizado e uma atitude de braços caídos.

Esse desinteresse reflecte-se na esfera pública e na discussão política. A educação e a ciência têm estado ausentes da pré-campanha eleitoral e dos debates entre os protagonistas. A agenda mediática está dominada por questões financeiras e todos os outros temas - por exemplo a segurança social - são abordados apenas pelo prisma financeiro. No caso da educação e da ciência, nem mesmo esse prisma é invocado e a ausência é quase completa.

Mas muito haveria para dizer. O balanço da actuação do Governo neste domínio é trágico. A tutela acabou por ceder aos lóbis económicos e ideológicos que se instalaram no interior do próprio ministério. É bom que tenhamos consciência disto: a educação e a ciência regrediram em Portugal algumas décadas. Mas vamos por partes.

Na ciência quebrou-se a confiança entre a comunidade científica e a entidade financiadora, a FCT. Os processos de avaliação passaram a ter cláusulas escondidas. O financiamento foi colocado ao serviço de interesses privados e concentrou-se apenas em algumas áreas e projectos. O resultado foi a destruição de grande parte do tecido científico português. Imagine o leitor que os apoios à indústria iam todos para duas ou três empresas de excelência. Pode imaginar-se o que aconteceria ao resto. Pois bem, foi algo assim que aconteceu à ciência em Portugal.

No ensino superior houve uma constante hesitação quanto às políticas a seguir e, mais uma vez, nada foi claro e transparente. Na prática, as instituições ficaram com um corpo docente reduzido e envelhecido e sem capacidade para ter serviços de apoio condignos. A motivação e a qualidade do ensino decresceram, o que foi reforçado pelo facto de muitos docentes deixarem de ter a possibilidade de fazer investigação por estarem integrados em centros sem financiamento.

No ensino básico foram introduzidos exames ao nível da educação primária, ao arrepio da experiência internacional. Foram reforçados aspectos ideológicos das metas curriculares, como ainda ontem se soube com a eliminação da educação sexual nas aulas de ciências naturais do 9.º ano. Foram dispensados milhares de professores, prejudicando o acompanhamento dos alunos e a oferta existente. Foram transferidos recursos públicos para o privado. Foram reforçados o centralismo e a burocratização do sistema, criando o desânimo e a atitude de braços caídos que hoje se verifica.

00:05 h 
João Cardoso Rosas
Económico
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos