Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2012  2014  2023  2010  2016  2018  2015  cais  cmtv  tvi24  2017  2013  2011  2019  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
As Rotas da Sobrevivência EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
As Rotas da Sobrevivência EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
As Rotas da Sobrevivência EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
As Rotas da Sobrevivência EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
As Rotas da Sobrevivência EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
As Rotas da Sobrevivência EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
As Rotas da Sobrevivência EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
As Rotas da Sobrevivência EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
As Rotas da Sobrevivência EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


As Rotas da Sobrevivência Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
76 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 76 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

As Rotas da Sobrevivência

Ir para baixo

As Rotas da Sobrevivência Empty As Rotas da Sobrevivência

Mensagem por Admin Sex Set 25, 2015 11:19 am

Está sentado no seu cómodo sofá a ler, tranquilamente, este seu jornal ou a ver as últimas notícias na televisão? Eu, por cá, estou, calmamente, sentado em frente ao meu computador mas, nervosamente, a tentar escrever esta minha crónica. Façamos um pequeno exercício e coloquemo-nos a seguinte questão – O que faríamos se nos encontrássemos num cenário de guerra, de conflito armado, sem trabalho, sem teto para albergar a nossa família, sem água e sem nada para dar de comer aos nossos filhos? O que faríamos se tudo o que, neste momento, vemos à nossa volta não existisse e apenas se nos apresentasse um cenário de destruição? Conseguiremos fazer este exercício? Ou, simplesmente, viramos a cara para o lado e pensamos “que disparate!”?

Se conseguirmos imaginarmo-nos neste cenário, provavelmente, pensaríamos, “eu tenho de fugir daqui, não sei como… mas eu tenho de sair daqui com a minha família…”. Foi aliás, isso que muitos de nós pensámos quando, no decorrer da crise económica portuguesa, saímos do nosso País e procurámos “asilo económico” num outro país. Não houve aí quem nos barrasse a entrada e nos dissesse “volta para o teu país”. Conseguir “ganhar o pão” ou não num país estrangeiro foi e é algo, salvo exceções, que dependeu e depende exclusivamente de nós. E note que o conseguíamos fazer de uma forma perfeitamente legal. 

Talvez seja isso que todos os refugiados e migrantes pensam e sentem quando, por qualquer meio, pagando a reais traficantes e mercenários quantias que não conseguem suportar, sujeitos a condições gritantemente desumanas, saem do seu país, viajam em camiões frigoríficos (como se fossem peças de carne saídas dos matadouros!) ou cruzam os mares em “batéis”, atracam ilegalmente (porque nunca o conseguiriam fazer de uma forma legal) num qualquer país europeu com a esperança de aí conseguirem sobreviver – repito – sobreviver. Não é viver. São homens, mulheres, crianças, bebés até e velhos, são famílias inteiras, seres humanos como eu e como você, caro leitor, que procuram, em primeiro lugar, não morrer e depois água, comida, um teto e, num futuro que desejam muito próximo, um trabalho que lhes permita viver e sustentar a sua família. 

Nós, tranquilamente, neste nosso espaço Schengen (curioso que o primeiro acordo Schengen tenha sido assinado a bordo do navio Princesse Marie-Astrid, no rio Mosela!) e num mundo perfeitamente globalizado que permite a livre circulação de capitais e de bens mas que se encrespa e se arrepia quando se trata da livre circulação de seres humanos, ficamos humanamente chocados, indignados, arrepiados com as cenas que vemos e com as notícias que lemos. Mas, ao mesmo tempo, e “olhando apenas para o nosso pequenino umbigo”, ficamos naturalmente pensativos e receosos com a entrada destes migrantes no nosso país. As diferenças culturais e religiosas, os hábitos e costumes diversos, as vivências díspares, as dificuldades que nós vivemos no nosso País, os sacrifícios que fazemos por ele, o receio de que entre os verdadeiros refugiados venham também os “homens armados”, os extremistas, levam-nos muitas vezes a questionar a aceitação destes migrantes no nosso País e até em outros países da Europa. 

Mas, destes receios e medos a atitudes xenófobas e extremistas vai uma grande distância. Bem sei, que as fronteiras ténues e a linha do horizonte, tantas vezes opaca, confundem a racionalidade dos povos e misturam solidariedade com ameaça, os povos sendo normalmente tolerantes, ofendem por vezes o próximo pela intolerância, em suma, este é um caminho a não percorrer. 

As rotas que estes migrantes cruzam são verdadeiras e reais rotas de sobrevivência. Há que encontrar formas de resolver um dos problemas mais sérios, senão o mais sério, com que a humanidade é confrontada desde a 2.ª Guerra Mundial. Os muros caíram e agora voltam a ser erguidos. O acolhimento independentemente dos países que os recebem é fundamental, mas o verdadeiro problema está nas origens. Portugal será com certeza um país onde nós permitiremos que também outros nele sobrevivam.

Luís Covas Lima Bancário
25-09-2015 10:10:39
Diário do Alentejo 
da.ambaal.pt
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos