Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 326 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 326 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Birdwatching: todos de olhos no céu
Página 1 de 1
Birdwatching: todos de olhos no céu
Este é fim de semana de observação de aves em toda a Europa
SPEA
Até domingo é tempo de olhar o céu, não em busca de estrelas mas de aves. Será assim por toda a Europa. E em Sagres, no Algarve, o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza está de “portas” campestres abertas
Entrámos no outono e é tempo de migração das aves para sul. São milhões as que procuram o trajeto mais favorável para fugirem do inverno dos países nórdicos em busca de paragens mais quentes em África. Umas ficam, outras seguem o seu caminho ao largo do Algarve para Gibraltar, e outras atrevem-se a atravessar o Atlântico.
A rota das aves passa por Portugal e um dos hot spot para os que gostam de as observar é a península de Sagres, no Algarve. Ali, elas têm o habito de voar mais baixo do que noutras paragens e, por isso, é o local escolhido para mais uma edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza.
Promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em conjunto com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a associação Almargem, o evento já valeu à terra o prémio de “Município do Ano”. Segundo o presidente da Câmara Adelino Soares, “o evento tem contribuído para consolidar Vila do Bispo como um importante destino de turismo de natureza, atraindo cada vez mais visitantes nacionais e estrangeiros".
Esta atração em época baixa "compensa o investimento feito", garante o autarca, já que "tem-se refletido positivamente nos restantes meses do ano, com turistas a regressarem e a usufruírem dos serviços das empresas locais parceiras do festival.”
Para os birdwatchers é tempo de olhar o céu de binóculos e câmara fotográfica em punho, em busca da melhor imagem de uma águia-real, de um falcão-da-rainha, de uma pardela-balear ou de um papa-figos e muitas dezenas de outras espécies.
Mas não é só de aves que vive este festival. Duas centenas de atividades, entre ateliês de educação ambiental, observação de golfinhos, caminhadas e passeios de burro ou a cavalo atraem centenas de adeptos, na sua maioria turistas estrangeiros, que também aproveitam para explorar o Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano.
TURISMO DE NATUREZA A CRESCER
Portugal tem-se afirmado como um destino para os fãs de birdwatching. E no Algarve, entre Sagres e a Ria Formosa, passando pela Ria do Alvor ou pela Lagoa dos Salgados, encontram-se vários hot spots com a possibilidade de ver diferentes espécies. A ideia é corroborada por dados do Turismo de Portugal, que indicam que o turismo de natureza é um nicho em crescimento com diversificação da oferta.
O birdwatching é uma atividade praticada por 80 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo particularmente popular nos países anglo-saxónicos e escandinavos, que procuram o sul da Europa em busca de aves que não avistam mais a Norte.
Em permanência ou de passagem nas rotas migratórias, contam-se três centenas de espécies de aves em território nacional, entre as dez mil existentes no mundo. Por cá residem espécies únicas na Europa, como a águia-imperial ou a pega-azul, ou exclusivas de Portugal, como o priolo dos Açores ou a freira da Madeira. Cerca de um terço das espécies de aves que residem ou pousam em território nacional estão em risco, de acordo com o “Livro Vermelho dos Vertebrados”.
Em Portugal, as regiões de turismo do Algarve, do Alentejo e dos Açores são das que mais se têm empenhado em apostar nestes nichos. Em 2014, o turismo de natureza representava mais de 9% das viagens de lazer na Europa e apresentava-se como uma forma de fugir à tradicional época de veraneio. Por cá, estimam-se cerca de cinco mil birdwatchers nacionais. No ano passado registavam-se 2212 empresas de animação ligadas ao turismo da natureza, meia dúzia das quais dedicadas à observação de aves.
CARLA TOMÁS
02.10.2015 às 16h00
Expresso
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin