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João Franco: “Não queremos depender do Estado para fazer investimentos necessários"

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João Franco: “Não queremos depender do Estado para fazer investimentos necessários" Empty João Franco: “Não queremos depender do Estado para fazer investimentos necessários"

Mensagem por Admin Sex Out 23, 2015 10:28 am

João Franco: “Não queremos depender do Estado para fazer investimentos necessários" PortodeSinesTGLiq

Na sua participação, enquanto orador, no debate sobre a Competitividade dos Portos Nacionais, que teve lugar esta quinta-feira em Lisboa, João Franco, presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) falou também da actualidade do porto de Sines, onde se esperam crescimentos de "mais de 40%" no Terminal da Portsines, de "mais de 20%" no terminal de granéis líquidos e um pouco abaixo disso no terminal de contentores.

Sobre o porto de Sines, João Franco salientou que este "não compete com os portos portugueses mas sim com portos espanhóis de Algeciras e Valência e com o porto de Tanger MED, que por acaso é um porto perigoso”. Realçando que, a nível ibérico, Sines é o 4.º porto na movimentação de contentores, João Franco manifestou a ambição de "ser o 3.º dentro de três anos, ultrapassando Barcelona”.

Questionado sobre os factores de sucesso do porto de Sines, o presidente da APS vincou que este "é resultado do esforço dos seus concessionários". "São eles que fazem negócio, investem, correm o risco, criam emprego, pagam impostos…”, enumerou, admitindo que a APS é somente "um veículo de apoio ao sucesso dos nossos concessionários”.

Ora, para que esse apoio se consiga fazer, é necessária estabilidade financeira. Essa é, portanto, uma das metas da APS, até porque não quer "depender do Estado para fazer investimentos necessários e que nos competem”.

Questionado sobre a razão pela qual os concessionários têm sucesso em Sines, João Franco salientou desde logo "a localização geográfica”, assim como “o aumento do tamanho dos navios que os torna impraticáveis noutros portos”. Por outro lado, “todos os terminais têm equipamento de topo, do mais moderno que existe”. E depois há a questão laboral: “No Terminal XXI beneficiamos de ser um terminal recente e os estivadores são, na sua maioria, gente muito nova, que percebe que o seu sucesso é o sucesso da empresa concessionária”.

23.10.2015
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