Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2010  2014  tvi24  2023  2015  2013  2011  2018  2019  2017  2016  2012  cais  cmtv  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
A TAP e os sucessivos erros nos transportes EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
A TAP e os sucessivos erros nos transportes EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
A TAP e os sucessivos erros nos transportes EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
A TAP e os sucessivos erros nos transportes EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
A TAP e os sucessivos erros nos transportes EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
A TAP e os sucessivos erros nos transportes EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
A TAP e os sucessivos erros nos transportes EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
A TAP e os sucessivos erros nos transportes EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
A TAP e os sucessivos erros nos transportes EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


A TAP e os sucessivos erros nos transportes Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
78 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 78 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A TAP e os sucessivos erros nos transportes

Ir para baixo

A TAP e os sucessivos erros nos transportes Empty A TAP e os sucessivos erros nos transportes

Mensagem por Admin Ter Nov 10, 2015 2:07 pm

Uma das primeiras medidas do futuro Governo PS será a reversão da entrega a privados de vários serviços de transportes, entre estes a TAP.

Por princípio, não gosto de governos que entrem a desfazer à pressa o que outros fizeram (neste caso, também à pressa). Isto porque a contraparte é o Estado português, não é o Pedro ou o António. A palavra de um Estado, ainda por cima assinada num contrato, tem de ter valor e ser respeitada. Dito isto, a fúria privatizadora deste Governo foi de tal ordem, e até ao último dia, que acaba por dar argumentos à esquerda para uma noitada de rasganço compulsivo de contratos.  

Se há clivagem “ideológica” na política portuguesa é esta, o que é público e o que é privado, ou o que deve ser. Esta diferença não seria problemática, não fosse cega. É que para a esquerda deve ser tudo público, e para a direita deve ser tudo privado. A questão é que as coisas não se resolvem assim, como aliás se tem visto nos últimos dez anos.

No caso dos transportes públicos terrestres, vivemos até à chegada da ‘troika’ numa ficção cor de rosa com péssimos resultados. Anos e anos de má gestão (muitas vezes seguindo instruções da tutela), mordomias absurdas para muitos trabalhadores, oferta excessiva e subsidiada, e o contribuinte a pagar. Com este Governo, atacou-se o problema do ponto de vista do contribuinte, ganhou-se transparência nas contas assumindo o Estado a dívida que já era, na verdade, sua e só sua. Mas esqueceu-se de um ponto fundamental para esta discussão: os utilizadores.

Na verdade, os transportes estão muito piores do que estavam há cinco anos atrás, em termos de oferta. E isto conjuga-se com o preço, que é muitíssimo mais caro. Ou seja, a relação qualidade/preço, para o utilizador de transportes públicos, piorou sem sombra de dúvida.

Neste campeonato, ninguém fica bem na fotografia, porque nenhuma das soluções resolveu o problema de forma satisfatória. E, agora, a discussão continua a ser ideológica, quando a análise devia ser técnica: qual o rácio qualidade/preço para o utilizador e qual a factura para o contribuinte, em cada um dos modelos? É isto, e só isto, que interessa, qual a solução que melhor equilibra os vários interesses que merecem protecção? O resto são preconceitos ideológicos, de um lado, e tentativas desesperadas de manter uma coutada sindical (sob a capa de defesa dos direitos dos “utentes”), do outro.

Quanto à TAP, a questão é outra e, no meu entender, muito mais simples. Deve privatizar-se. Ponto. Ao contrário do que acontece com a esmagadora maioria dos transportes terrestres, no transporte aéreo a utilização não é intensiva para a maioria dos cidadãos e há efectiva concorrência no mercado. Mais, a questão não está numa TAP pública ou privada. Está na possibilidade de crescimento de uma grande empresa com efectiva implementação nacional (que não necessariamente pública) ou na reestruturação à bruta de uma futura pequena empresa nacional (aqui sim, pública). 

Se tiver de ser o Estado a capitalizar a TAP, tal só será autorizado por Bruxelas em troca de despedimentos em massa, redução de rotas e esmagamento geral da dimensão da empresa. O que é preferível? Parece-me óbvio, a quem tiver uma visão desapaixonada do tema. 

00:06 h
Tiago Freire
Económico
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos