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Compras - A importância do bom atendimento
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Compras - A importância do bom atendimento
O Natal está a chegar e com ele chega a altura do ano em que nosso consumismo aumenta e somos tentados a comprar de tudo e a toda hora. Nem a atual situação financeira do nosso país nos impede de ter algum gasto extra, por mínimo que seja, durante o Natal. Todos nós acabamos por gastar mais do que prevíamos e queríamos e não vale a pena estarmos com conversas fantasiosas sobre “o que conta é a intenção” e os “valores” e as “reflexões” próprias desta época. Tudo isso é muito importante, mas as prendas também são muito importantes e toda a gente gosta de as oferecer e receber. O Natal é a época preferida de todas as crianças e todos nós temos um pouco de criança.
Por todo o lado já se sente a chegada do Natal, as lojas estão bem decoradas, carregadas de coisas lindas, convidando-nos a entrar e a rendermo-nos ao desejo de comprar. Alguns funcionários fazem tudo para nos atender bem, sorrindo de orelha a orelha, sendo educados, simpáticos e atenciosos, outros, pelo contrário, ignoram-nos completamente, não são educados ou minimamente prestáveis, são pouco atenciosos ou não estão interessados em ajudar.
O bom atendimento é uma qualidade muitas vezes esquecida e pouco valorizada, tanto por quem compra como por quem está a vender, e devia ser uma prioridade para toda a nossa Região, turística por natureza e muito conhecida pela sua capacidade de bem receber. Muitas vezes consideramos um bom atendimento como sendo uma coisa normal e nem damos conta disso, já o mau atendimento dificilmente é esquecido e deixa marcas para o futuro.
O contacto que temos com quem trabalha em lojas pode vir a influenciar a nossa opinião geral sobre uma marca, um produto ou sobre a localidade onde está inserida, além de contribuir para a imagem que se cria de toda a população. Basta pensarmos que em todos os lugares onde somos bem atendidos e recebidos a vontade de regressar é sempre real e presente e que dificilmente voltamos a lugares onde fomos mal atendidos. Quando somos mal atendidos, recorremos de imediato à concorrência, encontramos alternativas e passamos logo a palavra.
Em tempos em que imperam as redes sociais e os meios de comunicação social estão cada vez mais atentos a tudo, é cada vez mais importante cativar as pessoas através de um bom atendimento. Uma má experiência, decorrente de um mau atendimento, não só significa a perda de um cliente como de muitos outros potenciais clientes, além de constituir uma má publicidade que perdurará por muito tempo. Não existem empresas bem-sucedidas com clientes insatisfeitos.
Contrariamente ao que acontecia há anos, em que o cliente não tinha grandes opções de compra, com a globalização e maior competitividade este cenário mudou.
Para certos clientes, a qualidade do atendimento é tão importante quanto o serviço prestado ou o produto a comprar. Lidar com o público em geral não é, de todo, tarefa fácil, por isso antes de iniciar funções neste tipo de trabalho, todo o profissional deveria ter formação específica, onde seria preparado para atender de forma competente e profissional.
Um bom atendimento pressupõe alguns fatores simples como a atenção, simpatia, educação, profissionalismo, paciência, rapidez, eficiência e eficácia, independentemente do perfil dos potenciais clientes.
Da mesma forma, quero deixar um alerta em relação a quem trabalha diretamente com o público. As pessoas que nos atendem merecem o nosso respeito, ninguém, na qualidade de cliente tem o direito de desrespeitar quem está apenas a tentar fazer o seu trabalho. Para sermos respeitados temos que respeitar e se desejamos ser bem atendidos também devemos fazer por isso.
Marina Isabel Dória, Consultora - facebook.com/rosa.barbie
Diário de Notícias da Madeira
Terça, 17 de Novembro de 2015
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