Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 66 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 66 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Portugal terá mais um terminal de contentores de Vasco da Gama em no porto de Sines
Página 1 de 1
Portugal terá mais um terminal de contentores de Vasco da Gama em no porto de Sines
Portugal terá pelo menos mais um terminal de carga contentorizada, cuja localização será discutida entre Lisboa (Trafaria) e Sines (Vasco da Gama), adiantou o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, durante o Fórum TSF, emitido no dia 28 de novembro, pela estação de rádio. «Queremos promover um acréscimo de concorrência nos nossos portos, daí que esteja previsto no Plano Estratégico de Transportes, desde há um ano, o lançamento do concurso para, pelo menos, mais um terminal de carga contentorizada», afirmou o governante, acrescentando que a localização «será discutida entre Lisboa e Sines».
O Plano Estratégico de Transportes prevê o estudo da concessão e construção de um novo terminal de contentores na Trafaria, com fundos de 16,5 metros e potencial de movimentação até dois milhões de TEU’s por ano. O investimento estimado nunca será inferior a 500 milhões de euros. Relativamente a Sines, está contemplado no documento o estudo de construção e operação do novo terminal de contentores Vasco da Gama, a ser promovido pela Administração do Porto de Sines e por um promotor privado, entre 2013 e 2022, através de concurso público internacional, para concessão em regime de serviço público, previsivelmente por um prazo de 30 anos. O investimento global deverá ascender a 941 milhões de euros, dos quais 705 milhões serão da responsabilidade do privado. A capacidade máxima do terminal de contentores Vasco da Gama será de 4,5 milhões de TEU’s.
O governante acrescentou que o novo terminal deverá ter um elemento de concorrência em relação às concessões atualmente existentes, adiantando que «não podemos fazer nenhuma discriminação de território, isto é, não podemos garantir que o vencedor seja do Norte da Europa ou de qualquer outra geografia». Sérgio Monteiro adiantou que o contrato de concessão do novo terminal de carga contentorizada «não será atribuído a quem pagar mais taxas fixas à administração portuária, mas a quem, no geral, apresentar uma proposta equilibrada que promova uma melhor utilização dos nossos portos».
Os Contratos de Nova Geração estão previstos no Plano “5+1” apresentado pelo Governo para promover uma maior competitividade dos portos nacionais. Esses contratos terão uma redução das taxas fixas que permitam uma utilização adicional da infraestrutura portuária de modo a que as exportações sejam feitas com menores custos.
O Plano Estratégico de Transportes prevê o estudo da concessão e construção de um novo terminal de contentores na Trafaria, com fundos de 16,5 metros e potencial de movimentação até dois milhões de TEU’s por ano. O investimento estimado nunca será inferior a 500 milhões de euros. Relativamente a Sines, está contemplado no documento o estudo de construção e operação do novo terminal de contentores Vasco da Gama, a ser promovido pela Administração do Porto de Sines e por um promotor privado, entre 2013 e 2022, através de concurso público internacional, para concessão em regime de serviço público, previsivelmente por um prazo de 30 anos. O investimento global deverá ascender a 941 milhões de euros, dos quais 705 milhões serão da responsabilidade do privado. A capacidade máxima do terminal de contentores Vasco da Gama será de 4,5 milhões de TEU’s.
O governante acrescentou que o novo terminal deverá ter um elemento de concorrência em relação às concessões atualmente existentes, adiantando que «não podemos fazer nenhuma discriminação de território, isto é, não podemos garantir que o vencedor seja do Norte da Europa ou de qualquer outra geografia». Sérgio Monteiro adiantou que o contrato de concessão do novo terminal de carga contentorizada «não será atribuído a quem pagar mais taxas fixas à administração portuária, mas a quem, no geral, apresentar uma proposta equilibrada que promova uma melhor utilização dos nossos portos».
Os Contratos de Nova Geração estão previstos no Plano “5+1” apresentado pelo Governo para promover uma maior competitividade dos portos nacionais. Esses contratos terão uma redução das taxas fixas que permitam uma utilização adicional da infraestrutura portuária de modo a que as exportações sejam feitas com menores custos.
Declarações de Sérgio Monteiro
Por: Carlos Moura
Fonte: http://www.transportesemrevista.com/
Tópicos semelhantes
» DPW interessada no novo terminal de contentores (Vasco da Gama) de Sines
» Terminal Vasco da Gama em contra do Terminal Novo de Lisboa
» Os parques de estacionamento entre a pontal da praia Vasco da Gama a do terminal portuário de carga general do porto de Sines
» Terminal Vasco da Gama em contra do Terminal Novo de Lisboa
» Os parques de estacionamento entre a pontal da praia Vasco da Gama a do terminal portuário de carga general do porto de Sines
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin