Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2011  2023  tvi24  2010  cmtv  2013  2016  2012  2015  2017  2019  cais  2018  2014  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Podia ser pior. Podia estar em Portugal EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Podia ser pior. Podia estar em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Podia ser pior. Podia estar em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Podia ser pior. Podia estar em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Podia ser pior. Podia estar em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Podia ser pior. Podia estar em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Podia ser pior. Podia estar em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Podia ser pior. Podia estar em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Podia ser pior. Podia estar em Portugal EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

Podia ser pior. Podia estar em Portugal Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
406 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 406 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Podia ser pior. Podia estar em Portugal

Ir para baixo

Podia ser pior. Podia estar em Portugal Empty Podia ser pior. Podia estar em Portugal

Mensagem por Admin Qui Dez 03, 2015 4:30 pm

Filho, em Lisboa não há nada para ti, não voltes.

Tirei um curso de rádio e outro de cinema, trabalhei num restaurante, num Call Center, aprendi a servir no mundo dos muito ricos e agora estou no -1 do edifício do Channel 4 na Horseferry Road. Nada mau. 

Passados 6 meses de ter chegado a Londres, consigo o meu primeiro trabalho em televisão. Segundo o meu novo chefe destaquei-me dos demais candidatos por vir do país dos pastéis de nata e dado ele ter chegado de umas maravilhosas férias em Portugal, resolve assim retribuir o quão foi bem recebido no nosso país, contratando-me. Também terá a secreta esperança que eu lhe traga meia dúzia de pastéis de Belém na volta do natal, o que se vem a provar um golpe acertado da sua parte. 

E é assim graças ao engenho duns monges do bairro de Belém em Lisboa para conseguirem uns quantos dinheiros que tenho agora o direito de apanhar o metro para St. James Park de cachecol a esvoaçar e caffè latte na mão. À minha espera o glamour televisivo de montanhas de cassetes de video para reciclar. Coloco uma cassete usada numa máquina e esta sai pronta a gravar de novo. Continuo a virar frangos, com sabor a conteúdos audiovisuais. Podia ser pior.

Podia estar em Lisboa; a suplicar submissamente a produtores de telenovelas para me darem acesso a água para levar a dezenas de figurantes fechados em salas sem condições durante horas, por razão nenhuma que não o profundo desprezo pelo o outro e a incompetência mascarada detrás da prepotência de quem tem o condão de despedir-me na hora à mínima contestação e se prepara para meter ao bolso mais umas massas poupadas com os almoços e jantares da figuração. Raios os partam. Indignos todos estes produtores de TV, estes chefes de secção, estes responsáveis de armazém e gestores de pessoal que mancham as posições que ocupam, que por todo o país gritam coléricas ordens e ameaças, cada vez mais alto, cada vez mais a tentar ensurdecer a falta de respeito que nunca terão dos trabalhadores ao seu cuidado. Calma, tanto rancor. Tiveste más experiências, não soubeste lidar com a pressão, acontece. Não é preciso generalizar. Basta! Um dia eu e o país teremos mudado com certeza, só tenho de esperar. Agora é hora de trocar a cassete.

É o início de Dezembro. Chove. Bastante. Porém aquilo que me apanha desprevenido é o cinzento, começa em meados de Outubro e não dá tréguas até Março, dizem-me. Serão 5 meses que não verei o céu azul. Dia após dia, todo o dia. Uma suave tristeza começa a apoderar-se de mim sem eu dar por isso. São os Winter Blues. E neste estilo musical o solista sou eu. Só quero ir embora. Nada mais interessa, não quero saber do emprego, da estabilidade, dos amigos que fiz, das paixões sem tradução, dos museus, galerias e mercados que me faltam visitar. Pode ir tudo para as urtigas, que aqui são provavelmente cinzentas como tudo o resto. Não consigo suportar este muro de betão celeste em cima da minha cabeça. Filho, em Lisboa não há nada para ti, não voltes. Como é possível dizeres uma coisa dessas, mãe? Aí é o meu lugar. Começo a ver preços para a viagem de retorno. A preparar o regresso e as desculpas. Como justificar-me. Escurece às 3 da tarde por isso vim embora? 

Mais um dia em que chego a casa cabisbaixo e que algures numa parede, no chão, numa nuvem, num rosto vi um novo cinzento acrescentar-se à paleta da minha melancolia. Mais um dia em que recebo uma chamada para entrevista de trabalho. Alto. Não pode ser. Ajusto a gravata que ainda não comprei nos colarinhos que não tenho para ir a uma entrevista numa das maiores cadeias de televisão do mundo. Precisam de alguém com experiência em televisão, fluente em Português e com interesse e conhecimentos sobre desporto. Sou eu, caramba! Inventaram um trabalho para mim. Passo à fase seguinte e à seguinte. Outra entrevista. Espero por um telefonema e arriscando um deslocamento da retina verifico segundo a segundo se por acaso não terei ficado sem rede. O trabalho é teu. Quanto queres receber? Sim estamos a falar a sério, quanto queres receber? Mais do que no Nando's. A minha futura chefe durante os próximos 8 anos diz, pensa num valor que aches justo e amanhã manda-me um mail com o valor, de certeza que aceitamos, dou-te a minha palavra.

Estou eufórico. Um valor justo? Se vou ficar nesta capital intermédia do preto e branco quero é viver, Londres não foi feita para andar a sobreviver, para isso tenho Lisboa. Envio um número que acho exótico o suficiente e venho a saber mais tarde que o podia ter aumentado em 50%. 

Aviso a minha mãe que afinal não chego tão cedo para o Natal e ela diz que boa notícia. Encho o peito de sarcasmo para dizer ao meu pai que pela primeira vez consegui algo sem o seu invisível amparo e em vez de ficar chateado diz que está orgulhoso de mim. Sacudo dos ombros as resistentes últimas palhas do ninho que deixei em Portugal e levanto tanto o bico que chego a furar algumas das opressoras nuvens que me rodeiam.

Umas semanas depois começo a pré-produção de um documentário que será filmado em Portugal. Sobre um assunto que escolhemos em conjunto, existem reuniões, diálogo, cada pessoa responsável por si e ao mesmo tempo conhecedora do que cada membro da equipa faz e planeia alcançar a curto e médio prazo dentro do projecto, sendo os lados positivos e negativos ponderados sempre em equipa. O director do canal diz-me eu sei que estás um pouco nervoso. Estou muito nervoso. Ok, mas entende uma coisa, se por acaso algo correr mal a responsabilidade não é tua, é nossa. Fomos nós que te contratámos e confiamos no que fazemos. Nada vai correr mal porque nós somos muito bons a escolher pessoas e escolhemos-te a ti. Toto, I have a feeling we are not in Kansas anymore.

André Torres 
Jornal i
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo