Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

cmtv  2012  2013  2010  2018  tvi24  cais  2011  2017  2023  2019  2014  2016  2015  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Entrevista - Ramalho Nascimento, Porto do Barreiro da Atlanport «Gostava que se desenvolvesse um Porto a sério no Barreiro» EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Entrevista - Ramalho Nascimento, Porto do Barreiro da Atlanport «Gostava que se desenvolvesse um Porto a sério no Barreiro» EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Entrevista - Ramalho Nascimento, Porto do Barreiro da Atlanport «Gostava que se desenvolvesse um Porto a sério no Barreiro» EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Entrevista - Ramalho Nascimento, Porto do Barreiro da Atlanport «Gostava que se desenvolvesse um Porto a sério no Barreiro» EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Entrevista - Ramalho Nascimento, Porto do Barreiro da Atlanport «Gostava que se desenvolvesse um Porto a sério no Barreiro» EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Entrevista - Ramalho Nascimento, Porto do Barreiro da Atlanport «Gostava que se desenvolvesse um Porto a sério no Barreiro» EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Entrevista - Ramalho Nascimento, Porto do Barreiro da Atlanport «Gostava que se desenvolvesse um Porto a sério no Barreiro» EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Entrevista - Ramalho Nascimento, Porto do Barreiro da Atlanport «Gostava que se desenvolvesse um Porto a sério no Barreiro» EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Entrevista - Ramalho Nascimento, Porto do Barreiro da Atlanport «Gostava que se desenvolvesse um Porto a sério no Barreiro» EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Entrevista - Ramalho Nascimento, Porto do Barreiro da Atlanport «Gostava que se desenvolvesse um Porto a sério no Barreiro» Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
433 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 433 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Entrevista - Ramalho Nascimento, Porto do Barreiro da Atlanport «Gostava que se desenvolvesse um Porto a sério no Barreiro»

Ir para baixo

Entrevista - Ramalho Nascimento, Porto do Barreiro da Atlanport «Gostava que se desenvolvesse um Porto a sério no Barreiro» Empty Entrevista - Ramalho Nascimento, Porto do Barreiro da Atlanport «Gostava que se desenvolvesse um Porto a sério no Barreiro»

Mensagem por Admin Dom Dez 13, 2015 11:38 am

Entrevista - Ramalho Nascimento, Porto do Barreiro da Atlanport «Gostava que se desenvolvesse um Porto a sério no Barreiro» Atlanport%20004_564663033

“Gostava que se desenvolvesse um Porto a sério no Barreiro, mas tem que ser mais que um Porto de Terminal de Contentores, tem que ser um Porto Multimodal. Se for multimodal tem pernas para andar ”, afirma Ramalho Nascimento, um homem cuja história de vida se confunde com a evolução e desenvolvimento da actividade portuária no Barreiro.

Ramalho Nascimento é um nome indissociável do Porto Fluvial do Barreiro, gerido pela Atlanport, ao qual está ligado desde os tempos da CUF.

Foi responsável pelo Departamento de Tráfego da Quimigal, que assumia todas a gestão logística do Porto da ex-CUF.

A Atlanport nasce, em 1984, para gerir a actividade portuária, na época contava com cerca de 114 trabalhadores no quadro portuário e envolvia mais de 300 pessoas na sua laboração diária.

A Atlanport está ligada ao maior grupo de actividade portuária em Portugal. 


Actividade principal a descarga de sucata

Nos dias de hoje o Porto Fluvial do Barreiro gerido pela Atlanport, tem como actividade principal a descarga de sucata com destino à Siderurgia Nacional, no Seixal, movimenta cerca de 1 milhão de toneladas por ano e o seu quadro de pessoal conta com 11 trabalhadores, sendo requisitada diariamente a mão de obra, para dar resposta às necessidades e aos períodos de pico de operação portuária.

Temos ideias para este porto

O processo de desindustrialização, de encerramento das indústria químicas, das fábricas de rações e das oleaginosas, reduziu a actividade portuária, obrigando a adaptações da actividade portuária.

“O Porto tal como está, está limitado, pela antiguidade dos seus equipamentos e infraestruturas. Nasceu nos anos 70, foi quando aconteceu o grande investimento no porto, depois não houve mais, hoje, seria necessário fazer investimentos, Nós no grupo temos ideias para este porto”, sublinha Ramalho Nascimento.

Recorda que a Atlanport – “não é dona do Porto, tem uma concessão da APL até 2025”.

Terminal de contentores não trás sustentabilidade

A propósito do novo Porto – Terminal Multimodal do Barreiro - Ramalho Nascimento, defende que o mesmo a ser construído deverá servir – “para todo o tipo de cargas, dedicado só a contentores não vejo, tem que ser multimodal, se for só Terminal de contentores não trás sustentabilidade, porque só movimenta produtos acabados”.

Sublinha que – “o mercado europeu tem possibilidades de avançar” e para responder a estes desafios é importante criar condições nos Portos de Sines, Setúbal e Lisboa, sendo para tal fundamental as ligações ferroviárias a Espanha – “para trazer carga e levar carga, os espanhóis estão desejosos que isto aconteça, nós somos a costa natural da Extremadura, para exportação, por exemplo, da sua fruta”.

“Nós temos portos para os servir”, refere.

“Não sou contra o Terminal de Contentores do Barreiro, vejo é que existe a necessidade de resolver muitas coisas e o privado não vai investir sem ferrovia”, refere.

“Há pernas para andar, mas não me falem no Barreiro de portos de águas profundas”, sublinha.

Temos um programa de investimentos

“Nós estamos aqui, no Barreiro, até 2025. Temos um programa de investimentos, para aumentar a capacidade, recuperar as infraestruturas e equipamentos”, sublinha Ramalho Nascimento.

“Gostava que se desenvolve-se um Porto a sério no Barreiro, mas tem que ser mais que um Porto de Terminal de Contentores, tem que ser um Porto Multimodal. Se for multimodal tem pernas para andar ”, afirma.

“Temos que ter a coragem de avançar, mas com objectivos em Sines, Lisboa e Setúbal. 

Temos condições únicas, não podemos ter uma visão limitada e horizontes curtos, esta é uma área de negócio, com desafios e eu gosto de desafios”, afirma.

Uma conversa com um homem que respira a actividade portuária, sente o Porto do Barreiro com parte integrante da sua vida, hoje, continua com jovialidade e sonhos a alimentar um ideia – “gostava de ver, no Barreiro, um Porto a sério”. 

VER FOTOS- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10153139078737681.1073742305.374205877680&type=3 

12.12.2015 - 21:33
ROSTOS.pt
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos