Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Tópicos semelhantes
    Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2016  cais  tvi24  2011  2013  2018  2012  2014  cmtv  2019  2015  2023  2010  2017  

Últimos assuntos
    » Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
    Brecht e LBMA EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
    Brecht e LBMA EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
    Brecht e LBMA EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
    Brecht e LBMA EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
    Brecht e LBMA EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
    Brecht e LBMA EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
    Brecht e LBMA EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
    Brecht e LBMA EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
    Brecht e LBMA EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

Brecht e LBMA Empty
    novembro 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
         12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
    MSN 
    AOL 
    Netvibes 
    Bloglines 

Quem está conectado?
    254 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 254 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Brecht e LBMA

Ir para baixo

Brecht e LBMA Empty Brecht e LBMA

Mensagem por Admin Qui Dez 17, 2015 12:21 pm

Brecht e LBMA 10_Manuel_Vieira

O discurso oficial inclui alguma preocupação com a desburocratização... A prática nem sempre tem vindo a acompanhar o discurso…

Os mais altos responsáveis do país sempre que falam das pequenas empresas adoptam uma postura paternalista. 

São as coitaditas das micro e pequenas empresas que criam cerca de 65% do emprego, apesar de o seu contributo para o imposto sobre o rendimento ser, proporcionalmente, bastante reduzido. Por outro lado, dada a dimensão do emprego criado, o seu contributo para a segurança social já deve merecer alguma especial atenção.

A verdade é que esta não é uma realidade regional, nem é nacional, nem europeia. É transversal a todas as economias mundiais. 

O discurso oficial inclui alguma preocupação com a desburocratização, com a simplificação de que padece o nosso ordenamento jurídico aplicável às micro e pequenas entidades. A prática nem sempre tem vindo a acompanhar o discurso…

Vem esta introdução a propósito do recente regime jurídico aplicável às ourivesarias. Muitas das pequenas empresas que sobrevivem por todo o lado, não se limitam ao exercício duma única actividade económica. Pelo contrário, diversificam, tudo o que podem, para sobreviver numa economia em dificuldades. Algumas vezes, o balcão de atendimento ao público inclui um expositor com 3 anéis, 4 brincos, 5 pulseiras e 6 colares… embora a actividade principal seja um pronto- a-vestir, uma mercearia, um comércio de móveis, etc etc. 

A necessidade aguça o engenho. E a de sobreviver ainda mais!

A dita lei consagra que “Nos locais de venda ao público de artigos com metais preciosos, independentemente da sua dimensão, o responsável pelo estabelecimento está obrigado a: a) Disponibilizar a cotação diária do ouro, da prata, da platina e do paládio, fixada na London Bullion Market Association (LBMA) …”

Devo confessar que li duas vezes esta norma... Depois fui à internet ver e explorar o que era a LBMA… 

E neste vai e vem, a minha inteligência abalada deu lugar à imaginação fértil, tendo como cenário de fundo, o poema de Brecht.

Primeiro levaram os negros.
    Mas não me importei com isso,
    Eu não era negro.

Em seguida levaram alguns operários.
    Eu também não era operário.

Depois prenderam os miseráveis.
    Porque eu não sou miserável
    Depois agarraram uns desempregados.
    Mas como tenho o meu emprego,
    Também não me importei

Agora estão-me levando,
    Mas já é tarde.
    Como eu não me importei com ninguém,
    Ninguém se importa comigo. 

Com a grande crise desencadeada em 2007, os grandes capitalistas perderam cerca de 40% dos seus investimentos.

Segundo Stiglitz, em 2011, já tinham recuperado. Em 2013, a classe média continuava a perder poder de compra e a classe mais baixa tinha perdido o pouco que tinha: emprego, casa, carro, etc etc.

A seguir nesta onda de complicação da vida dos pequenos comerciantes, hoje vão os ourives que representam um diminuto número de comerciantes. Depois irão os comerciantes do pronto-a-vestir, das mercearias, das sapatarias, das oficinas automóveis, etc etc.

Tudo em nome da defesa do consumidor!

É um regresso à Idade Média feudal. Mas numa versão mais sofisticada! Do alto dos seus castelos fortificados, as grandes multinacionais irão, lenta e paulatinamente, dominando todos os sectores da economia e fazendo dos consumidores autênticos servos da gleba que, por muito que trabalhem, nunca conseguirão satisfazer a voracidade irrefreável da alta finança.

Entretanto, os nossos legisladores, a troco duns trocos e duns recibos verdes, vão servindo os interesses dos senhores altamente instalados!   

Eu não tenho ourivesarias! 

Mas preocupa-me que, amanhã, com a conivência e cobertura do legislador nacional, um qualquer mascarado grupo Bilderberg seja o meu amo e senhor!

Manuel Vieira
    Diário de Notícias da Madeira 
    Quinta, 17 de Dezembro de 2015
    Admin
    Admin
    Admin

Pontos : 49160
    Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo